NO RÁDIO: Lei de dados impulsionará relacionamento empresa-cliente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Para Márcio Oliveira, da YouDB, a lei de dados fará as empresas darem um upgrade no relacionamento | Foto: Mega Brasil

A tese é de Márcio Oliveira, da YouDB. A lei de dados obrigará as empresas a rever estratégias e serem muito transparentes no relacionamento com os clientes

As empresas vão ter de rever suas estratégias de relacionamento com seus clientes em decorrência da lei de dados, aprovada pelo Senado Federal. Na verdade, esta norma legal será impulsionadora para que as marcas realmente façam relacionamento com seus consumidores.

Quem defende esta tese é Márcio Oliveira, da YouDB, agência e consultoria em Estratégias de Marketing para um melhor Relacionamento com Clientes, implantação e gestão de Database. Ele é o entrevistado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Oline.

A mudança técnica que será imposta às empresas pela lei de dados, conforme Oliveira, não será tão difícil de ser implantada nas companhias. Entretanto, para que haja harmonia entre os dois lados do balcão, a empresa terá de mudar seu mindset, a mentalidade de como se relacionar com seus clientes, e isto é que poderá ser complicado para Oliveira.

Isso porque, para o executivo, as empresas vão ter de assumir que os dados de seus clientes não pertencem a elas e terão de montar estratégias de como usarão estas informações. “A mudança da forma de pensar sobre os dados dos clientes exigirá das marcas transparência, com textos objetivos e simples e que deixem bem claro aos consumidores quais dados serão coletados e para quais finalidades”, acrescenta Márcio Oliveira.

Uma das primeiras iniciativas da empresa será a revisão de todos os canais de coletas de dados neste novo processo, até porque, conforme Oliveira, a lei de dados delega ao consumidor a decisão de querer ou não passar informações que não sejam fundamentais para o fechamento de um negócio, assim como pedir a exclusão de seus dados a qualquer momento, mesmo que tenha feito o aceite anteriormente.




“Será uma grande oportunidade de, de fato, as empresas começarem a fazer uma política de relacionamento, criando estratégias com pilares bem estruturados de como, quando e o que falar com o seu cliente”, ressalta o executivo da YouDB. Para ele, a lei de dados fará as empresas darem um upgrade no relacionamento e implantar ações visando a convergir para uma parceria duradoura. “Relacionamento não é só aumentar vendas, que é uma visão de curto prazo. Pelo contrário, vendas são as consequências de uma interação sadia e, dependendo de como este processo será trabalhado, o próprio consumidor pode querer dar mais dados para aquele fornecedor, que poderão ser utilizados, inclusive, para conhecer bem o cliente”.

Para saber mais sobre como a lei de dados irá impactar as empresas no relacionamento com o seu cliente acesse a Rádio Mega Brasil Online às 16 horas desta segunda (13/8), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore