Pesquisa da Senacon sobre ligações de telemarketing aponta que 92,5% dos respondentes têm recebidos estas ligações indesejadas
Mapear o volume da insatisfação dos consumidores quanto às ligações de telemarketing e, assim, ter dados que possam direcionar políticas públicas levou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) a fazer uma pesquisa com quem está do lado de trás do balcão via a plataforma Consumidor.gov.br, entre os dias 10 e 30 de abril.
O resultado foi que 92,5% dos usuários (mais de 3 mil pessoas responderam) da plataforma têm recebido ligações telefônicas indesejadas.
Segundo relatos dos consumidores, quase metade dos telefonemas (48,7%) são realizados por um robô e, em 46,9% dos casos, um atendente oferta algum produto ou serviço. Cerca de 65% dos entrevistados disseram receber até 10 ligações por semana, incluindo situações em que a ligação não se completa ou fica muda.
No entanto, a pesquisa ainda revela que, apesar do incômodo, apenas 11,2% dos entrevistados afirmaram que já procuraram órgãos de defesa do consumidor para relatar o problema.
O secretário da Senacon, Luciano Timm, explica o objetivo da pesquisa. “Uma das pautas da Secretaria é fazer políticas públicas baseadas em dados. Os consumidores cadastrados na plataforma estavam sendo vítimas de abuso de telemarketing. A pesquisa aponta a necessidade de regulamentação do setor”, afirma.
Timm destaca que, além de operadoras de telefonia, outros setores, como de instituições financeiras, são acusados da prática abusiva. “Isso reafirma a necessidade de um estudo para que seja criada uma regulação, que pode ser, inclusive, com base na que existe nos Estados Unidos, onde o usuário pode inserir, em sistema, os números que ele não deseja receber mais chamadas”, exemplifica o secretário.
Com Assessoria de Imprensa da Senacon