BOAS PRÁTICAS
Logística reversa para eletroeletrônicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Equipamentos coletados pelo projeto descarte ON de logística reversa

O projeto de logística reversa "descarte ON" está disponível para os moradores de São Paulo e pode ser solicitado caso a compra de novo equipamento tenha sido realizada em lojas parceiras

“descarte ON, projeto inédito de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos, inicia o sistema “Coleta na sua Casa” de cinco tipos de eletrodomésticos de grande porte: TVs, geladeiras/freezers, fogões, máquinas de lavar/secadoras e aparelhos de ar-condicionado, usados ou que não funcionam mais. Trata-se da primeira iniciativa no País voltada a dar destinação ambientalmente correta a esses tipos de produtos.

Ao comprar qualquer um dos cinco tipos de eletroeletrônicos acima nas lojas do Walmart do Pacaembu ou Leopoldina (loja parceira do projeto de logística reversa de eletroeletrônicos), se o consumidor quiser descartar o aparelho antigo poderá solicitar a coleta em domicílio.

Esta coleta tem o valor simbólico de R$ 10,00 por unidade e está restrita ao tipo e quantidade de equipamentos comprados, ou seja, o cliente que adquirir uma geladeira poderá descartar uma geladeira, e assim por diante.

O valor irá cobrir parte do custo de transporte para a coleta, que vai abranger apenas o município de São Paulo. Demais custos serão cobertos pela JICA (Japan International Cooperation Agency).

O prazo para coleta será de 30 dias corridos da data da compra do eletroeletrônico novo. Como a coleta pode levar alguns dias para ser realizada após a solicitação, o ideal é que o agendamento seja feito o quanto antes.

Itens de pequeno porte

A “Coleta nas Lojas” de itens de pequeno e médio porte, como eletrodomésticos em geral – liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares -, já vem sendo realizada pelos varejistas participantes do projeto. A lista pode ser consultada aqui. Não estão incluídos no projeto itens como baterias, pilhas secas, lâmpadas fluorescentes e tonners de impressora.

O "descarte ON" é um projeto-piloto de logística reversa, resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil, com a participação de varejistas, associações e empresas de reciclagem e será realizado até 31 de outubro de 2016 no bairro da Lapa. O objetivo é sensibilizar o cidadão paulistano sobre a importância do descarte correto e da Logística Reversa do REEE, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana.

Parceria entre os governos

A iniciativa reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apóiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento; o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); o MMA (Ministério do Meio Ambiente); a Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana); e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Texto: Assessoria de Imprensa do "descarte ON"

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
ww.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore