Na Operação Especial Dia das Crianças, feita pelo Inmetro em todo o País, foi encontrado menos de 2% de brinquedos, mamadeiras, chupetas e berços com irregularidades nas lojas
O mercado varejista está comprometido em seguir as determinações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Foi o que constatou a “Operação Especial Dia das Crianças”, realizada em todo o Brasil, que verificou brinquedos, mamadeiras, bicos de mamadeiras e berços infantis.
Nas 3.588 ações de fiscalização foram verificados 740.266 produtos e somente 13.573 foram consideradas não conformes, totalizando em um Índice de irregularidade de apenas 1,83%. Nas práticas internacionais índices de até 5% são considerados satisfatórios.
Os estabelecimentos onde foram encontradas irregularidades foram notificados e podem recorrer, em até dez dias, para apresentar defesa ao Instituto. Vale ressaltar que os infratores estão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão.
“Consideramos esse percentual satisfatório, pois demonstra que o mercado está atento aos regulamentos estabelecidos.”, destacou o chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade, Marcelo Monteiro.
A Operação Especial Dia das Crianças aconteceu entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, simultaneamente, em todos os estados do país e teve como objetivo examinar se brinquedos, mamadeiras, bicos de mamadeiras e berços infantis estavam certificados e portanto atendiam aos regulamentos técnicos estabelecidos pelo Inmetro
Por Angela Crespo – Assessoria de Imprensa Inmetro
Acesse nosso site em seu smartphone e tire aquela dúvida
de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta.