A área de Facilities nos hospitais vem ganhando cada vez mais força ao contribuir com a modernização e a manutenção das estrutura
Administrar um hospital não é uma das tarefas mais simples. Para que a assistência médica possa desempenhar seu papel de salvar vidas, todo o resto – da limpeza ao funcionamento do elevador, da cozinha à sala de cirurgia, passando pelos leitos e pelas roupas – precisa funcionar muito bem.
Afinal, é um local que nunca fecha, recebe um fluxo grande de pessoas – doentes e acompanhantes – e tem resíduos que precisam de atenção especial.
Diante deste cenário, se faz fundamental a gestão profissionalizada dos serviços. “A presença estratégica da área de Facilities nos hospitais vem ganhando cada vez mais força, uma vez que contribui para o direcionamento eficaz dos investimentos, a modernização e a manutenção das estruturas, além de favorecer o reconhecimento da qualidade daquele espaço por parte do paciente e seu acompanhante”, declara Marcelo Boeger, sócio consultor da Hospitalidade Consultoria, presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar e coordenador do curso de pós-graduação em Hotelaria e Facilities do Albert Einstein em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Marcelo Boeger é o entrevistado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta desta semana e vai explicar o que é Facilities e como o uso desta gestão administrativa pode beneficiar pacientes, acompanhantes, consumidores em geral e o próprio hospital.
Assista ao vídeo aqui
O especialista começa explicando o que é Facilities. “É uma profissão, realizada por gestores, que trabalha a administração de uma empresa, abrangendo a área de hotelaria, seja de saúde ou não. العاب اندرويد ” Em hospitais, diz Boeger, a Facilities está por trás de todas as atividades não médicas, cuidando da infraestrutura, usando ou não tecnologia.
Facilities vem ganhando força nos hospitais brasileiros tanto que foi um dos destaques da última edição da Hospitalar 2019, realizada no fim de maio em São Paulo, evento anual que é ponto de encontro para todas as áreas que atuam em saúde.
Assista ao vídeo no YouTube
Boeger foi o coordenador científico de Facilities na Hospitalar e contou com dois espaços para promover debates, palestras e demonstrações, em tempo real, de equipamentos e soluções. O primeiro, o Facilities Innovation, gratuito e aberto ao público, apresentou exemplos concretos de como este setor pode auxiliar a reduzir os custos em hospitais, clínicas e laboratórios, melhorando a eficiência no atendimento e a segurança do paciente. Já o segundo, o Facilities Congresso, promoveu uma série de debates sobre cases atuais que destacam a importância da integração na cadeia do setor, a fim de favorecer fluxos e otimizar processos.
Ele salienta a importância de uma área que monitore o nível de serviço que o hospital oferece ao cliente. العاب مقابل المال Conforme Boeger, tanto o paciente quanto o consumidor podem avaliar a qualidade do hospital muito mais pelo que consegue ver e entender do que pelo tratamento médico recebido. Cita como exemplos a comida fria, o lixo transbordando no banheiro da enfermaria, a roupa de cama manchada, etc. “São situações que podem ser negativas na jornada de quem frequenta o ambiente. Daí a importância da área de Facilities e hotelaria, que vão cuidar para que toda a infraestrutura funcione bem e, assim, a percepção do cliente seja afetada positivamente e o hospital tenha ganhos em eficiência de processos e produtividade.
A tecnologia também já vem sendo muito utilizada no gerenciamento da infraestrutura de um hospital. O consultor destaca a Solução ProXper Health, que proporciona controle, conforto e segurança centrada no paciente. Desenvolvida pela empresa Evolutix, faz automação em tablets, white board digital, entre outras soluções, possibilitando, sob comando de voz, a realização de atividades cotidianas, como controle da iluminação, abertura e fechamento de cortina, chamada de voz. “Além disso, a tecnologia confere segurança ao paciente e seus familiares que podem ter acesso a toda a equipe clínica que vai realizar o seu atendimento no hospital via White Board Digital, integra um prontuário digital, agenda do paciente, controle de acesso, filmes e vídeos institucionais, que poderão ser acessados do quarto do paciente”, afirma Boeger.
Destaque também a um dispensador automático de uniformes e privativos – produzido por uma empresa Israelense e representada no Brasil pela IDtrack. العاب الخيول “Atualmente, a evasão do vestuário em hospitais que possuem bons processos para controle está entre 3% e 5% ao mês; já em espaços que não contam com esta mesma gestão, o índice é muito maior, podendo girar em torno de 10%. Com este distribuidor inteligente é possível, por exemplo, garantir que os uniformes adequados estejam sempre disponíveis nos locais certos para os usuários. O sistema ainda permite a identificação dos uniformes não devolvidos e os respectivos usuários, bem com a taxa de utilização por usuário ou departamento”, acrescenta Boeger.
Para saber mais sobre Facilities hospitalar, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda, às 16 horas. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.