NO RÁDIO: Mediação online resolve rápido questões de consumo

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Melissa Gava explica como usar a mediação onlineFoto: Patrick Ribeiro-Mega Brasil

Como funciona o processo de mediação online é explicado por Melissa Felipe Gava, CEO da Mediaçãonline, a entrevistada do programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online

Quem busca rapidez na solução de conflitos de consumo pode se valer da mediação online extrajudicial, validada pela Lei 13.140/2015, que determina que a “mediação passou a ser mandatória no Brasil como o primeiro passo na resolução de conflitos, não só de consumo, mas também em questões de família, direito penal, patrimonial, entre outros”, explica Melissa Felipe Gava, CEO da plataforma Mediaçãonline (MOL), a entrevistada do programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online.

Aliás, a mediação também é a primeira parte de um processo para quem decide buscar na Justiça a solução de uma questão. É essa a regra do novo Código de Processo Civil (CPC), que entrou em vigor em março, e visa a reduzir o número de ações que diariamente entram no Judiciário de todo o País.

Com a entrada em vigor da norma de mediação extrajudicial, começaram a surgir no país inúmeros sites oferecendo o serviço de mediação online. Um deles é o MOL, comandado por Melissa. “É um processo rápido, não há necessidade de locomoção e a agenda é muito rápida. Tudo o que for acordado na audiência é definitivo. Se uma das partes não cumprir com o compromisso, o acordo pode ser executado na Justiça, pois tem validade de um título judicial”, acrescenta Melissa.

Mesmo para os casos que já estão com ação na Justiça, as partes podem optar por trabalhar o acordo por meio da mediação online extrajudicial. A CEO da MOL diz que uma vez feito o acordo ele é encaminhado ao Judiciário e o trâmite da ação é finalizado.

"Nosso cuidado ao criar a plataforma MOL foi o de estruturar um ambiente virtual muito poderoso e capaz de arquivar centenas de milhares de processos de mediação com total segurança e com a capacidade de permitir que as partes resgatem rapidamente documentos, comentários e outras informações importantes ao longo do caminho da mediação", comenta Melissa. "Como o modelo SAAS do MOL é possível que empresas como bancos, telefonia, cartões de crédito e outras que tenham volumes extremamente grandes de reclamações possam ver resolvidos e documentados rapidamente os seus conflitos, diminuindo em muito a fila de espera e revertendo as expectativas negativas tão comuns nos dias de hoje em relação a grandes empresas", explica Melissa.

Quer saber mais como utilizar da mediação online extrajudicial e do trabalho da MOL não perca o programa Consumo em Pauta desta segunda-feira (14/11), na Rádio Mega Brasil Online. Comandado por Angela Crespo, que também é editora de Conteúdo do site Consumo em Pauta, o programa irá ao ar às 16 horas, com reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor. 
www.consumoempauta.com.br 
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