O SCPC completa 60 anos. Para falar sobre os avanços deste serviço, o programa Consumo em Pauta recebe Roseli Garcia e Flávio Calife, ambos da Boa Vista, administradora o banco de dados
O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) está completando 60 anos de atividade. Para comentar sobre o mais tradicional banco de dados do Brasil, Roseli Garcia, diretora de Rede, e Flávio Calife, economista, ambos da Boa Vista, empresa que administra o SCPC, falam ao programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, sobre a importância deste birô no desenvolvimento do crédito do Brasil.
Durante a entrevista, Roseli Garcia destacou que o banco de dados não é puramente um serviço que aponta os inadimplentes ao mercado de consumo. “Evoluímos acrescentando inteligência e tecnologia ao processo e a informação é direcionada para a geração de negócio em todo o seu ciclo. Até o mercado de propaganda é um dos nossos clientes.”
Já Flávio Calife chama a atenção para a primeira grande contribuição do SCPC, que foi a evolução do crédito, permitindo a popularização do mercado de consumo. “Isso foi possível porque o SCPC passou a ter informações sofisticadas. Foram construídos modelos analíticos, de previsão, que permitem a todos os participantes do mercado de crédito tomar decisões mais inteligentes. Hoje fornecemos muita informação de comportamento do consumidor que favorece inclusive aos bons pagadores.”
Durante a entrevista, os dois representantes da Boa Vista comentaram as conquistas destas seis décadas de existência do SCPC, como os mais de 350 milhões de informações comerciais sobre empresas e consumidores, as mais de 200 milhões de consultas por mês e os 42 milhões de negócios por dia.
Outro assunto debatido foi sobre a polêmica lei paulista que obriga os birôs de crédito a enviar ao consumidor o aviso de inclusão do seu CPF nas listas de inadimplentes com AR (Aviso de Recebimento) dos Correios.
O programa Consumo em Pauta vai ao ar hoje, às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online. A entrevista será reprisada na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.
Acesse nosso site em seu smartphone e tire aquela dúvida
de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta.