A nova Zona Azul digital, administrada pela Estapar, já está funcionando em São Paulo. Saiba como funciona para usar bem
Já está funcionando a nova Zona Azul digital em São Paulo. Agora, para poder parar o carro em vias públicas, o motorista deve baixar gratuitamente o aplicativo no Google Play ou na App Store. Assim, basta procurar por Estapar Nova Zona Azul – SP. A Estapar é a única empresa autorizada pela Prefeitura na administração das vagas na cidade.
Leia também:
+ Transferência de veículo pós-venda
+ Seguradoras devem cobrir danos do veículo em enchente
+ Dicas para vender ou comprar veículo usado
Como usar a Zona Azul digital
Posteriormente, após baixar o aplicativo, para usar o serviço é necessário criar um cadastro em “meus dados” informando nome, telefone, CPF, e-mail e uma senha. É preciso ainda cadastrar um cartão de crédito para efetuar o pagamento.
É possível cadastrar mais de uma placa no aplicativo.
Finalizado este processo, basta selecionar o serviço pretendido, já que o aplicativo da nova Zona Azul digital oferece várias possibilidades, como a disponibilidade de vaga em tempo real na cidade e serviço de alerta em 15, 10 e cinco minutos antes do fim do prazo permitido.
Como ativar CAD na Zona Azul digital
Conforme informa a Estapar, o CAD pode ser comprado diretamente no aplicativo utilizando o cartão de crédito. Contudo, quem não tem smartphone para baixar o aplicativo da nova Zona Azul digital ou não tem cartão para efetuar o pagamento, pode consultar os pontos de venda credenciados e comprar crédito. Estão aptos a vender bancas de jornal e demais comércios, identificados com um adesivo.
Mesmo comprando CAD de um credenciado, não é necessário colocar nenhum papel do veículo. O processo também é digital.
Tempo de estacionamento
Cada CAD equivale a uma hora de estacionamento e custa R$ 5. Essa regra vale quando a placa de Zona Azul não indicar o tempo de validade do cartão.
Quando o CAD for ativado antes do horário de início da Zona Azul, será necessário indicar no aplicativo o horário de início que consta da placa de sinalização.
É permitido usar no máximo dois CADs (total de 2 horas) para estacionar na mesma vaga. Após esse período, informa a Estapar, o veículo fica sujeito a penalidades (multa grave – 5 pontos). Para caminhões, a regra é de um CAD a cada 30 minutos.
Nas áreas especiais da cidade, a validade do CAD sempre estará indicada na placa de Zona Azul. No Parque Ibirapuera e da Aclimação, por exemplo, um CAD equivale a 2 horas.
Fiscalização
É realizada pelos agentes de trânsito, que consultam a placa do veículo em um aplicativo. Para as vagas reservadas para pessoas idosas, portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção, além do CAD ativo é obrigatório manter no painel do veículo o Cartão DeFis ou o Cartão Idoso, emitidos pelo DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário).
Saldos em outros aplicativos
Quem não esgotar seu saldo adquirido nos aplicativos anteriores poderá usá-lo até 15 de fevereiro de 2021. Se até lá não zerar os créditos, será feita a portabilidade automática para a nova Zona Azul digital da Estapar. Neste caso, é bom que o novo aplicativo já tenha sido baixado.