PASSAGEM
Paulistano poderá pagar ônibus com cartão de crédito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
A tecnologia de pagamento por aproximação trará agilidade e praticidade para a cidade | Foto: Divulgação

Parceria entre Mastercard e a Prefeitura de São Paulo possibilitará o pagamento de passagem de ônibus por aproximação com cartões, celulares, pulseiras e relógios

Uma parceria entre a Mastercard e a Prefeitura de São Paulo possibilitará o pagamento da passagem de ônibus aproximando do validador cartões de crédito, débito e pré-pago, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento, os dois últimos habilitados com conectividade via NFC (Comunicação de Campo Próximo, na sigla em inglês).

Essa nova funcionalidade contribuirá para a modernização dos pagamentos de passagem de ônibus, oferecendo maior conveniência e flexibilidade para o usuário.

Na primeira fase do projeto, iniciada em setembro, a tecnologia será embarcada em aproximadamente 200 ônibus municipais que operam em 12 linhas da capital paulista.

Ao ampliar as opções de pagamento de passagem de ônibus, São Paulo entra em um ranking de cidades como Nova York, Londres, Sydney e mais recentemente Miami, que trabalham para facilitar a vida de moradores e turistas, como conta o presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto: “Esse projeto oferece ao usuário a possibilidade de usar nos ônibus da cidade o mesmo cartão ou dispositivo que utiliza para suas compras diárias, tirando a necessidade de se ter dinheiro no bolso ou bilhetes específicos que fazem mais sentido para usuários frequentes.”

A tecnologia de pagamento por aproximação trará agilidade e praticidade para a cidade, já que é cerca de 10 vezes mais rápida que o pagamento em dinheiro. Agora até os turistas poderão usar o transporte público da cidade sem se preocupar em ter que trocar dinheiro ou em comprar passagens antecipadamente.

Projetos de sucesso no Brasil e no mundo

A Mastercard possui expertise para tornar o projeto piloto de São Paulo um grande sucesso. “Temos diversos cases bem-sucedidos e bastante diversificados na integração dos pagamentos por aproximação de passagem de ônibus em pequenas e grandes cidades.

Em Londres, onde ajudamos a implementar um sistema em 2014, o pagamento por aproximação com cartões responde atualmente por 55% das viagens realizadas no metrô, um dos mais movimentados do planeta nos horários de pico. Ao todo, são mais de 21,6 milhões de viagens por semana usando pagamentos por aproximação. Isso representa uma economia de mais de £100 milhões por ano”, comenta João Pedro.

Pioneira na implantação da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público na América Latina, a Mastercard iniciou a implantação dessa tecnologia no Brasil pela cidade de Jundiaí, no Estado de São Paulo, em 2017. Ao instalar a tecnologia em toda a frota de ônibus local, a cidade permitiu aos usuários pagarem a passagem com cartões e vestíveis, apenas encostando nos validadores. No Brasil, o sistema também foi implementado pela Mastercard nos trens do Rio de Janeiro.

Linhas participantes do projeto piloto na cidade de São Paulo (a partir de 14 de setembro):

  • 2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova
  • 4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena
  • 6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA-CAMPUS 1
  • 917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande
  • 2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II
  • 715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza
  • 908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II
  • 9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde
  • 9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha
  • 5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam
  • 807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo
  • 675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú

Fonte: Mastercard

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore