Novo aplicativo fornece informações de produtos aos consumidores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

O consumidor está no supermercado e deseja saber informações variadas dos produtos que está prestes a adquirir. Como? Agora, isso é possível graças ao Inbar, aplicativo desenvolvido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que faz a leitura de diferentes tipos de códigos de barras pela câmera do smartphone ou tablet. A ferramenta é gratuita e está disponível para download nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

O aplicativo mobile fornece dados sobre produtos e itens logísticos, a partir da interpretação dos códigos de barras, para os associados GS1, colaboradores e consumidores em geral. O consumidor pode saber sobre a origem de alimentos, por exemplo, como foi produzido, data de validade, processo de embalagem, como recorrer ao fabricante e qualquer outra informação que o produtor incluir. O aplicativo Inbar consegue capturar e interpretar dados dos padrões de códigos EAN-13, GS1 DataBar, GS1 DataMatrix, GS1-128, GS1 QRCode e QRCode.

O objetivo do Inbar é facilitar acesso às informações confiáveis e detalhadas dos produtos e também das empresas aos consumidores. "Utilizar o próprio código de barras EAN-13, sem a necessidade de gerar um QRCode, estimula que mais empresas busquem fornecer, em seus sites, informações e promoções de produtos", destaca o presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, ao explicar que nem todas as companhias ainda publicam dados detalhados sobre seus produtos nesta ferramenta. Desta forma, o consumidor encontrará os produtos detalhados apenas das empresas que se dispuserem a fazer uso da tecnologia. Outra vantagem do Inbar é que ele verifica a data de validade dos produtos nos códigos GS1 DataBar.

Os tipos de códigos de barras lidos pelo aplicativo

EAN-13 (13 dígitos) –  É o mais utilizado para a identificação de produtos com leitura nos caixas do varejo, não só no Brasil. A estimativa é de que há seis bilhões de leituras deste código por dia no mundo.

GS1 DataBar – Código de barras com capacidade de codificar uma série de dados adicionais ao código do produto, como data de validade, número de lote e peso líquido. Possibilita a identificação de produtos com espaço limitado. Artigos como cosméticos, componentes eletrônicos e de telecomunicações, ferragens e joias poderão ser facilmente identificados. No Brasil, esse padrão de código começa a ser testado em supermercados para informar a validade de produtos perecíveis como frutas, legumes verduras, embutidos, carnes, aves e peixes.
 
GS1 DataMatrix – Símbolo bidimensional para aplicações especiais, que permite codificar informações em espaços muito menores que os códigos lineares e agregar informações adicionais como código do produto, lote e validade, além de permitir a serialização do item, aumentando o controle e a rastreabilidade dos produtos. Tornou-se o principal código do segmento da saúde por permitir a identificação de itens tão pequenos quanto uma ampola de 5 ml, permitindo a rastreabilidade e garantido a segurança do paciente. O GS1 DataMatrix exige um leitor de código de barras bidimensional. Não é muito indicado para identificação de itens que precisam passar pelo ponto de venda e, sim, para rastreabilidade e logística.

GS1 QR Code – A GS1 Global incorporou em seus padrões o QR Code, um dos códigos mais populares entre o público.  Com a certificação pela GS1, o código de barras bidimensional  — muito utilizado em ações de marketing — poderá ser usado também para fazer a identificação de itens comerciais dentro da cadeia produtiva, pois poderá armazenar informações adicionais, como se fosse uma embalagem estendida.

GS1-128 – Quando se fala em logística, o Suporte de Dados GS1-128 é o padrão-ouro. O código de barras GS1-128 pode conter todas as chaves de ID (identificação) GS1, e também as informações variáveis, como números seriais, datas de vencimento e medidas. É uma simbologia linear, com a vantagem de ser mais comprimida que outras tecnologias lineares. O código de barras GS1-128 assumiu importância maior nos últimos anos devido aos requisitos crescentes de rastreabilidade mais rigorosa de produto. De fato, uma etiqueta de transporte com um código de barra GS1-128 é o ponto central de qualquer sistema de rastreamento baseado em padrões globais. O GS1-128 é flexivelmente configurável, tornando-o totalmente adaptável a uma grande variedade de necessidades. Pode ser lido com diversos leitores óticos a laser disponíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa GS1

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore