Duas empresas apresentaram suas soluções de meio de pagamento por QR Code na 21ª Autocom. Esta forma de pagamento pode substituir, num futuro próximo, o cartão de crédito e de débito
Duas empresas – Cielo e Mercado Pago – apresentaram suas soluções de meio pagamento por QR Code durante a 21º Autocom, feira que trabalha a automação para o varejo e foi realizada no início de abril em São Paulo. A expectativa das empresas é que o uso como meio de pagamento por QR Code se torne tão comum quanto é a utilização de cartão de crédito e de débito.
Ao utilizar o meio de pagamento por QR Code o consumidor ganha agilidade tanto na compra presencial quanto na virtual. Isso porque, a leitura das informações é feita de forma rápida e o consumidor só precisa ter em mãos um celular com câmera. O pagamento pode ser por meio do aplicativo do banco (Cielo) ou por aplicativo próprio da empresa (Mercado Pago). O consumidor tem a opção de fazer o pagamento por cartão de crédito, de débito (Cielo e Mercado pago) ou utilizar o saldo que mantém na carteira virtual (Cielo e Mercado Pago).
O QR Code — “quick responder code” — é um código de barras bidimensional, com informações na vertical e na horizontal – o código de barras convencional só da leitura apenas na horizontal.
Para fazer o pagamento por QR Code o consumidor tem de apontar a câmera de seu celular para o código. O processamento é rápido e com segurança, pois o QR Code evita fraude ou pagamentos duplicados.
QR Code democratiza meios de pagamentos
O meio de pagamento por QR Code da Cielo começou a ser disponibilizado em setembro do ano passado e já foi habilitado em cerca de 1 milhão de maquinhas da empresa, informa Norberto Martinez, gerente de produto.
Na hora de fazer o pagamento da compra, se for presencial, o consumidor deve informar ao vendedor sua opção pelo uso do meio de pagamento por QR Code, clicar na aba respectiva, fotografar o código, fazer a opção se é pagamento por débito, por crédito e até parcelado. Se for em loja virtual já parceira da Cielo, é também preciso fazer a opção pelo QR Code e seguir os passos seguintes. “O pagamento por QR Code é democrático por ser acessível a qualquer consumidor que tenha um telefone com câmera. Este com certeza é o futuro dos meios de pagamentos”, completa Martinez.
Conforme a Cielo, com o pagamento por QR Code, “milhões de brasileiros que possuem celular com câmera poderão pagar suas compras já que o processo é tão simples quanto tirar uma foto, tornando fluída e digital a experiência dos lojistas e dos consumidores, preservando o nível de excelência em segurança na transação, marca registrada da companhia”.
Pagamento direto do celular com QR Code
A solução de meio de pagamento QR Code do Mercado Pago, fintech do grupo Mercado Livre, permite realizar compras diretamente pelo celular, sem a necessidade de passar o cartão por uma maquininha, e de forma instantânea.
Mas para usar o sistema meio de pagamento por QR Code do Mercado Pago, o consumidor precisa baixar o aplicativo em seu celular e, “aí, esquecer o cartão de crédito em casa”, destaca Fabio Moreira, gerente de Novos Negócios.
O pagamento por QR Code, explica Moreira, pode ocorrer de duas formas: com um sistema integrado ao ponto de venda: basta que o consumidor escaneie a imagem do Código QR disponibilizado pelo caixa no momento do pagamento ou impresso na conta. De forma automática, o valor a ser pago aparece na tela do celular e o cliente precisa confirmar a transação no app Mercado Pago ou Mercado Livre.
Na segunda modalidade de pagamento (P2P), o cliente deve, após o escaneamento do Código QR na loja, digitar o valor da compra no celular, finalizar a transação e mostrar a confirmação do pagamento ao vendedor. As vendas ficam registradas na conta do vendedor no Mercado Pago.
Em qualquer uma delas, tudo é feito direto na tela do celular; o usuário pode pagar com o saldo disponível em sua conta Mercado Pago ou selecionando um de seus cartões de crédito cadastrados no aplicativo. No caso de pagamento com cartão é necessário informar o código de segurança.
O sistema do Mercado Pago está disponível em mais de 50 mil pontos de venda – por enquanto, só aceito em lojas físicas -, como redes de supermercados, drogarias, fast food e estacionamentos.
Por Angela Crespo
Respostas de 2
seguro é uma porra! comprei um celular pelo QR e acabei não conseguindo parcelar. Não consigo cancelar a compra, não tenho o nome do vendedor, não tenho o seu número, não tenho uma caixa de mensagem pra falar com ele, não tenho 1 pingo de suporte. E acho que o celular nem vai vir, porque a única coisa que tá escrita ali é que o pagamento foi aprovado e só isso. HORRÍVEL o QR, HORRÍVEL
Não tenho cartão de crédito.
Quero pagar via QRColt, O que devo devo fazer?
Tenho conta em um banco e está conta tem saldo.
O dinheiro sairá da minha conta e cairá na conta do vendedor em quanto tempo?