O Posto Avançado de Atendimento ao Consumidor recém-inaugurado é um projeto-piloto. Parceria entre o Procon e a Secretaria de Segurança Pública
Um Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor foi inaugurado na capital paulista e recepcionará consumidores para registrar queixas contra empresas. Em suma, ele funcionará no 8º Distrito Policial do DECAP, no bairro do Brás (R. Sapucaia, 206), região estratégica com grande concentração de consumidores. A sua inauguração é resultado de parceria entre a Fundação Procon-SP e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Você viu isso?
◊ Parcelamento de contas da Enel: Procon fecha acordo
◊ Queixas de compras na internet explodem no Procon-SP
Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor, destaca que há previsão de o Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor atender mil pessoas. Isso nos três primeiros meses de funcionamento. Conforme Capez, nele, poderão ser realizadas audiências de conciliação, o que até então só ocorria na sede do Procon-SP, na Barra Funda. A princípio, diz Capez, a ideia é que se consiga instalar um posto como esse em quase todas as delegacias de São Paulo. “Assim, queremos estar em todos os pontos, lado a lado com a polícia civil, com os distritos policiais, fazendo atendimento e conciliação na defesa do consumidor.”
Para o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Debellis Mascaretti, o Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor “é um espaço de cidadania. Ou seja, teremos a oportunidade de receber os consumidores, principalmente os que não têm acesso tecnológico e precisam do atendimento presencial”.
Projeto-piloto do Posto Avançado
Apesar da internet estar cada vez mais acessível, o Procon-SP constatou que existe um público que precisa de atendimento presencial (40% das demandas registradas). Este público é formado por consumidores considerados hipervulneráveis, como os idosos e pessoas com deficiência, explica o Procon. Eles poderão ser atendidos no Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor.
Como o Procon-SP e a SSP possuem o consumidor como destinatário final, com essa parceria, ambos podem ser acionados pelo consumidor, justificando a otimização e a conjunção de esforços. Por fim, a ação conjunta permitirá ainda o mapeamento dos reclamados e a identificação da atuação de organizações criminosas.
Fonte: Procon-SP