As queixas de compras na internet no primeiro semestre de 2020 supera em 55% todo o ano de 2019
As queixas de compras pela internet dispararam este ano no Procon-SP. No primeiro semestre de 2020, foram registradas 121.173, crescimento de 55% em comparação a todo o ano de 2019, que registrou 78.419 demandas.
As questões com mais queixas de compras na internet são demora na entrega do produto com 31.614 registros, e problemas com cobrança, 10.559 reclamações, repetindo os registros do ano passado.
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Em tempos de quarentena em que o comércio ficou temporariamente fechado, as compras na internet se tornaram uma opção fundamental para que a população pudesse se manter abastecida com itens necessários. Independentemente do aumento da demanda, para o Procon-SP “o consumidor não pode ser prejudicado, os fornecedores não podem só pensar em vender e devem investir mais no seu pós-venda para que não haja desequilíbrio na relação de consumo”.
Como fazer compras pela internet
O Procon-SP disponibiliza em seu site uma cartilha com dicas para fazer compras na internet com segurança, além de informações para evitar cair em golpes.
Entre as orientações, destaque para:
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Identifique o fornecedor: procure a identificação do site e de todos os demais fornecedores envolvidos nas compras na internet (razão social, CNPJ ou CPF, endereço físico e eletrônico, telefone e outras formas de contato além do e-mail) para evitar ter de registrar queixas de compras na internet.
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Redobre seus cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. Por lei, os dados do fornecedor devem ser informados no site de maneira clara e com destaque, preferencialmente na página principal, a fim de facilitar a sua localização e contato.
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Confirme o CNPJ, razão social, endereço e a situação cadastral do fornecedor no site da Receita Federal (www.receita. fazenda.gov.br). Se a situação da empresa estiver como "baixada", "cancelada" ou "inativa", desista da compra.
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Busque referências de fornecedores recomendados por amigos ou familiares para evitar queixas de compras na internet. A consulta no cadastro de reclamações do Sindec (Cadastro Nacional de Reclamações dos Procons) e em redes sociais pode ser um bom instrumento para auxiliá-lo na escolha. O Procon-SP divulga uma lista de lojas virtuais que devem ser evitadas. Para consultar, clique aqui.
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Verifique o registro de produtos e serviços, como, por exemplo, os ligados à saúde, estética e alimentação, que precisam estar registrados na Anvisa. É o caso também das agências de viagens, que devem fazer parte do Cadastur (Cadastro Oficial dos Prestadores de Serviços Turísticos do Brasil), entre outros.
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Verifique as características do produto: antes de fazer compras na internet, analise a sua descrição, compare-o com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que ele atende à sua necessidade. Isso evita queixas de compras na internet.
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Fique atento: o fornecedor é obrigado a discriminar no preço toda despesa adicional que houver, como, por exemplo, o frete. Porém, muitas vezes, o anúncio do produto não detalha o custo de seu envio. Assim, antes de fechar as compras na internet, verifique se haverá cobrança de frete e qual o valor.
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Compare preços e condições de pagamento em outras lojas, virtuais e físicas, especialmente para verificar se os descontos ofertados pelos sites valem a pena e são reais.
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Conheça a política de troca e devolução dos produtos: essa informação deve constar no site e pode variar de fornecedor para fornecedor.
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Guarde os comprovantes: salve ou imprima todos os documentos que demonstrem as compras e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc). Ter estes documentos te ajudam caso precise registrar queixas de compras na internet.
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Nota Fiscal: guarde-a com cuidado, sem ela você poderá ter dificuldades em registrar queixas de compras na internet.
- Fique atento às formas de pagamento: redobre os cuidados quando o site coloca como única forma possível de pagamento nas compras na internet o depósito em conta corrente ou conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.
Como registrar queixas de compras na internet
Para o consumidor que tiver que registar queixas de compras na internet ou outra questão de consumo, o Procon-SP disponibiliza canais de atendimentos a distância: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.
Fonte: Procon-SP