Queixas de compras na internet explodem no Procon-SP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Procon-SP registra aumento absurdo de queixas de compras na internet no primeiro semestre

As queixas de compras na internet no primeiro semestre de 2020 supera em 55% todo o ano de 2019

As queixas de compras pela internet dispararam este ano no Procon-SP. No primeiro semestre de 2020, foram registradas 121.173, crescimento de 55% em comparação a todo o ano de 2019, que registrou 78.419 demandas.

As questões com mais queixas de compras na internet são demora na entrega do produto com 31.614 registros, e problemas com cobrança, 10.559 reclamações, repetindo os registros do ano passado.

Você viu isso?





Em tempos de quarentena em que o comércio ficou temporariamente fechado, as compras na internet se tornaram uma opção fundamental para que a população pudesse se manter abastecida com itens necessários. Independentemente do aumento da demanda, para o Procon-SP “o consumidor não pode ser prejudicado, os fornecedores não podem só pensar em vender e devem investir mais no seu pós-venda para que não haja desequilíbrio na relação de consumo”.

Como fazer compras pela internet

O Procon-SP disponibiliza em seu site uma cartilha com dicas para fazer compras na internet com segurança, além de informações para evitar cair em golpes.

Entre as orientações, destaque para:

  • Identifique o fornecedor: procure a identificação do site e de todos os demais fornecedores envolvidos nas compras na internet (razão social, CNPJ ou CPF, endereço físico e eletrônico, telefone e outras formas de contato além do e-mail) para evitar ter de registrar queixas de compras na internet.
     
  • Redobre seus cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. Por lei, os dados do fornecedor devem ser informados no site de maneira clara e com destaque, preferencialmente na página principal, a fim de facilitar a sua localização e contato.
     
  • Confirme o CNPJ, razão social, endereço e a situação cadastral do fornecedor no site da Receita Federal (www.receita. fazenda.gov.br). Se a situação da empresa estiver como "baixada", "cancelada" ou "inativa", desista da compra.
     
  • Busque referências de fornecedores recomendados por amigos ou familiares para evitar queixas de compras na internet. A consulta no cadastro de reclamações do Sindec (Cadastro Nacional de Reclamações dos Procons) e em redes sociais pode ser um bom instrumento para auxiliá-lo na escolha. O Procon-SP divulga uma lista de lojas virtuais que devem ser evitadas. Para consultar, clique aqui.
     
  • Verifique o registro de produtos e serviços, como, por exemplo, os ligados à saúde, estética e alimentação, que precisam estar registrados na Anvisa. É o caso também das agências de viagens, que devem fazer parte do Cadastur (Cadastro Oficial dos Prestadores de Serviços Turísticos do Brasil), entre outros.
     
  • Verifique as características do produto: antes de fazer compras na internet, analise a sua descrição, compare-o com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que ele atende à sua necessidade. Isso evita queixas de compras na internet.
     
  • Fique atento: o fornecedor é obrigado a discriminar no preço toda despesa adicional que houver, como, por exemplo, o frete. Porém, muitas vezes, o anúncio do produto não detalha o custo de seu envio. Assim, antes de fechar as compras na internet, verifique se haverá cobrança de frete e qual o valor.
     
  • Compare preços e condições de pagamento em outras lojas, virtuais e físicas, especialmente para verificar se os descontos ofertados pelos sites valem a pena e são reais.
     
  • Conheça a política de troca e devolução dos produtos: essa informação deve constar no site e pode variar de fornecedor para fornecedor.
     
  • Guarde os comprovantes: salve ou imprima todos os documentos que demonstrem as compras e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc). Ter estes documentos te ajudam caso precise registrar queixas de compras na internet.
     
  • Nota Fiscal: guarde-a com cuidado, sem ela você poderá ter dificuldades em registrar queixas de compras na internet.
     
  • Fique atento às formas de pagamento: redobre os cuidados quando o site coloca como única forma possível de pagamento nas compras na internet o depósito em conta corrente ou conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.

 

Como registrar queixas de compras na internet

Para o consumidor que tiver que registar queixas de compras na internet ou outra questão de consumo, o Procon-SP disponibiliza canais de atendimentos a distância: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Fonte: Procon-SP

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore