O QUE FAZER?
Energia elétrica queimou seu aparelho?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
queima de aparelhos

Em caso de queima de aparelhos, entre em contato com a companhia de energia elétrica pelos canais de atendimento ao consumidor. A empresa tem prazos para resolver

Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ao ter um equipamento danificado, o consumidor deve procurar a concessionária de energia elétrica, conforme orientação do Idec, pelos canais de comunicação (telefone, SAC, aplicativo, postos de atendimento ou site da empresa). Conforme a entidade de defesa do consumidor, após receber o contato do dono do equipamento danificado, a empresa tem 10 dias corridos para realizar a inspeção in loco ou retirar o equipamento para análise. “Mas se a queima do aparelho for de itens utilizados  para conservar alimentos perecíveis ou medicamentos, o prazo cai para um dia útil”. Após a vistoria, a empresa tem até 15 dias corridos para responder ao consumidor se o pedido de reparo será atendido.

Em caso de ressarcimento, conforme o Idec, o cliente pode receber em dinheiro, optar pelo conserto ou pleitear a substituição do equipamento dentro de 20 dias, a partir da resposta da distribuidora. Já em caso de negativa, o consumidor deve ter atenção as razões expostas pela empresa. Vale lembrar que ela só fica isenta se for comprovado defeito na instalação, uso incorreto do equipamento, ou mesmo se o aparelho for consertado antes do período de vistoria (restrição considerada abusiva pelo CDC).

O CDC ainda resguarda o consumidor em relação a danos imateriais, como por exemplo, em casos em que há prejuízos na execução de um trabalho. Nesses casos, é possível solicitar reparação junto à concessionária ou mesmo procurar um órgão de defesa do consumidor e em última instância recorrer à Justiça.

 


+ Consumidores já podem aderir à tarifa branca de energia

+ Já é possível comprar energia solar

+ Entenda o que e DIC e FIC na sua conta de luz


Interrupções repentinas

O Idec também ressalta que interrupções repentinas do serviço podem proporcionar desconto na conta de luz. Existem limites, determinados pela Aneel, para duração das quedas de energia elétrica e de quantas vezes essas interrupções podem ocorrer no mês. “Se forem excedidos, os consumidores têm direito a compensação em forma de desconto nas próximas faturas. Esse desconto deve ocorrer no prazo máximo de dois meses a contar do mês em que houve a interrupção”, finaliza o gerente técnico do Idec.

Angela Crespo com Idec

Atualizado em 17/04/2023

Atualizado em 15/10/2024

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Respostas de 48

    1. Meu computador estava carregando, quando teve queda de energia,o computador desligou e quando voltou energia,não ligou mais,aí pedi ressarcimento na CPFL,mandou uma pessoa pra vistoriar,aí me mandou um e-mail dizendo que foi indeferido,como?se não queimou a fonte pq não ligou meu notebook? E aí que faço? Pago absurdo por contas e fico no prejuízo?

      1. Olá, Rose
        Registre queixa na plataforma http://www.consumidor.gov.br. Assim você informa a Aneel sobre o indeferimento por parte da CPFL e poderá ter explicações do por que de não pagarem o conserto de seu computador
        Boa sorte

        1. Boa tarde! Tudo bem! Expor o fato ao Órgão Aneel não dá em nada . O Órgão encaminha a mesma carta da concessionária dando o caso de pedido de danos elétrico negado. Estou há 02 anos na luta para concessionária reconhecer que os gatos estavam causando as quedas de tensão. Um certo setor da concessionária enviou um comunicado informando que a região estava com bastante gatos por ser uma região extensa. Fui no Procon não tive êxito. Fui no consumidor.gov sem sucesso. Agora estou elaborando uma peça documental para ir para esfera Judicial. Perdi 02 TVs e um computador. Registro que minha energia foi instalada com ajuda do Poder Judicial, no processo a defesa da concessionária relatou que era um “capricho” ter um relógio. Graças a Deus a Liminar teve que ser respeitada. Deus é bom o tempo todo.

      2. O mesmo aconteceu com minha geladeira fui me informar o prazo pra eles resolverem se tenho ou não direito passa de 30dias só no Brasil acontece isso se fosse ao contrário se o consumidor e que ficasse devendo seria 24 horas pra gente pagar eles ainda chama isso de onestidade 😡

    1. Olá,

      Você deve procurar a companhia de energia elétrica e fazer os procedimentos que ela vai te pedir

    2. Ocorreu uma queda de energia devido à um caminhão que prendeu nos fios e derrubou o poste, a companhia de Energia tem a ver com isso?

      1. Olá, Flávia
        Se você teve algum equipamento queimado em razão desse fato, fala com a companhia de energia para saber o que pode ser feito. Neste caso, a queda não foi provocada pela companhia de energia.

  1. Prezados, nesta semana tive uma TV Led queimada por conta de oscilação de energia. Na realidade, estava assistindo a TV e ouvi um "estouro", a energia caiu, voltou e aconteceu outro "estouro", desta vez a energia caiu de vez e não voltou mais. Ficamos 12hrs sem energia. Isso aconteceu por volta das 16h. Durante a noite, por volta das 21hrs uma equipe da empresa responsável pelo fornecimento de energia, foi até o local reparar os danos causadoe resolver a falta de energia na região. O poste afetado, fica em frente ao meu prédio. A energia voltou durante a madrugada e como de praxe, de manhã fui ligar minha TV para assistir os jornais locais e a TV não ligava mais. Sem sinal de vida, testei em outras tomadas e nada! 

    A pergunta que faço é: estou sem a Nota Fiscal dela, pois estou morando 300km longe de onde comprei e não achei a NF em lugar nenhum.

    Perco o direito de indenização ou reparo por estar sem a NF?

    1. Complementando minha mensagem. Já entrei em contato com a ENEL via telefone e abri um pedido de indenização no site deles. Estou aguardando os 10 dias corridos para inspeção.

  2. E o que fazer quando a companhia se nega a ressarcir?

    Já tem um tempo, mas entramos com pedido e eles negaram. Perdemos 3 televisores e um ar condicionado. Há algo que eu possa fazer mesmo depois de 9 meses?

  3. Minha TV de 50 polegadas QUEIMOU ontem devido a quedas de energia,  e eu nao consigo por não ser o titular da conta de luz.

  4. Minha geladeira queimou, tenho seguro residencial e acionei a cia eletrica.  Estou em dúvida, me disseram q mesmo acionando a cia elétrica posso acionar a seguradora. Isso procede? 

  5. Boa noite, minha tv acabou de queimar após uma queda de energia.

    Nem paguei ainda moro em casa de aluguel , e a energia tá no nome da proprietária isso interfere ?

    1. Olá, Maria Cecília
      Entre na plataforma http://www.consumidor.gov.br e registre sua reclamação lá. Ou, então, entre direto no site da Aneel, que dará acesso à plataforma consumidor.gov. O processo nesta plataforma é rápido

  6. Na minha residência houve picos de energia durante a noite, má manhã seguinte vi que o monitor do meu computador não estava mais ligando. O que eu posso estar fazendo para resolver esse problema ?

    1. Olá, Ismarth
      Se você teve algum prejuízo financeiro com a queima da TV, terá de abrir uma ação na Justiça para buscar uma indenização.

  7. Meu celular estava carregando, até aí tudo bem, pq tinha energia. Resolvi sair e deixei o Cel carregando. Isso era umas 13hs da tarde, quando voltei, lá pras 17:30hs, fui pegar meu celular, percebi que ele não estava carregando e estava somente em 15% e eu coloquei pra carregar e ele estava em 25%. Quando eu fui ver, tinha tava sem energia, esperei e nada. Fui ao cinema umas 18:40 e nada da energia ter voltado. E eu deixei o Cel lá pra caso voltasse a energia ele carregasse. Voltei da rua era meia noite, a energia já tinha voltado, porém meu vel não tinha carregado. Fui dormir, e quando fui ver agr, ele não liga mais,descarregou todo. Peguei meu carregador e coloquei em outros celulares,e ele tá carregando, só o meu vel que não carregada. E outra, ele tá na garantia estendida, mas não sei oq fazer.

  8. Meu celular tava carregando quando teve o pico de energia, depois disso ele n carregou mais em nenhum carregador. Ja agendei o atendimento na Coelba… Como devo falar?

  9. Pedi um ressarcimento de duas TVs que queimou em consequência de pico de energia e em seguida a queda de energia, para a CPFL através da Ouvidoria e foi indeferido. O motivo que eles alegaram foi que a fonte de alimentação de energia não queimou. E que sendo assim o motivo do dano não foi a energia.Gostaria de saber se realmente isso procede, a TV quando queima por pico ou queda de energia só afeta está fonte? Ou pode queimar outros componentes sem afetar esta fonte?

    1. Oi, Vera Lucia
      Converse com um técnico para tirar sua dúvida. Ou procure o Procon de sua localidade

  10. Olá, A energia caiu e meu computador queimou. Eu fiz o pedido mas a empresa de energia exige a hora exata do horário que a energia caiu. Como vou saber disso? O único lugar possível onde vai ter registro disso é no computador que está queimado. eles podem exigir isso?

  11. HOJE condegui achar isso
    Queimou tudo todas nossa s COISAS
    Sempre teve oscilação em casa e nao sabia fos direitos
    Nos djudem SOS
    SEM GELADEIRA
    SEM CHUVEIRO
    SEM NOTEBOOK
    SEM VENTILADOR
    SEM ATENDIMENTOS zap etc e com vídeo da oscilação queimando as coisas…
    Nada de atendimento temos dificuldades fe onternet wefai computador
    Nosso notbook novinho nem aprendemos mexer já queimou
    Oscilação feia vem alta a voltagem abaixa depois deguida vem ofuscando firte e queimou tudo

  12. Oi meu ventilador queimou pois durante dois dias teve queda de energia e quando isso acontece não é só uma vez no dia é várias e mesmo eu informando que o problema está no gerador que não suporta mais a quantidade consumida pela rede eles não resolvem nada, o que eu faço??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore