PROTEÇÃO
Tenha cuidado ao contratar um consórcio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
É preciso tomar cuidado na hora de contratar um consórcio

Tenha cuidado ao contratar um consórcio. A elevação dos juros torna o consórcio vantajoso, mas é preciso conhecer a empresa e avaliar a própria situação financeira para evitar problemas mais tarde

A alta da taxa Selic faz da renda variável um investimento ainda mais arriscado do que de costume. Ao mesmo tempo, a elevação dos juros torna outras modalidades mais vantajosas. Um exemplo são os consórcios.

Popular no Brasil, o consórcio pode ser utilizado para outras funções além de comprar um carro ou um imóvel, como o desenvolvimento de um negócio, o pagamento de uma faculdade e até mesmo uma viagem. No primeiro trimestre deste ano, os consórcios saltaram de 791 mil cotas negociadas em 2021 para 886 mil negócios concretizados, um aumento de 12% no período.

“O consórcio acaba sendo vantajoso ao consumidor por vários motivos. Primeiro, ele não fica sujeito a diversas taxas, como ocorre no financiamento, por exemplo. Além disso, ele possui menos burocracias que outros investimentos e pode ser utilizado da forma como a pessoa preferir.

O grande motivo de o consórcio ser popular há muitos anos é que ele é um facilitador de sonhos”, comenta Cristiano Marinho, cofundador da Citybens, empresa que possui um algoritmo próprio para personalizar o consórcio de acordo com as necessidades do cliente.

Embora a modalidade esteja em alta, o especialista em consórcios destaca alguns pontos que devem ser observados antes de contratá-los:

Conheça bem a empresa

Marinho destaca que, infelizmente, muitos vendedores só querem realizar a venda dos consórcios sem se preocupar com a real necessidade dos seus clientes.

Nesse ponto, é necessário conhecer bem a empresa com a qual você está fazendo negócio. Pesquise sobre ela nas redes sociais, na plataforma Consumidor.gov e no Reclame Aqui. Caso conheça alguém que contratou consórcio na mesma empresa ou vendedor, converse com a pessoa para descobrir como foi a experiência.

Procure saber quanto tempo ela atua com esse mercado e se tem credibilidade no meio. Pense que é o seu dinheiro que está sendo administrado e, nesse caso, toda verificação é importante.

Qual a sua real situação econômica?

Por quanto tempo você consegue manter o pagamento do consórcio em dia? Reflita sobre a sua estabilidade financeira. Atualmente, você consegue manter as parcelas no tempo determinado pelo contrato? Analise as possibilidades futuras de uma maneira imparcial. Quanto mais você utilizar a lógica, mais o consórcio será vantajoso.

Suspeite de prazos curtos e certeiros para a contemplação

Fique sempre atento ao que “parece bom demais para ser verdade”. Como estão estipulados os prazos e parcelas do seu consórcio? Eles são condizentes com a realidade?

A contemplação é feita por sorteios. Então, é muito improvável que o vendedor saiba exatamente quando ela será realizada. Fique atento a esse ponto e suspeite de ações similares.

Qual o valor das taxas administrativas

Embora o consórcio seja isento de diversas taxas, a corretora cobra uma taxa administrativa, justamente pela administração dos valores e organização dos consórcios contratados.

Sempre apure o valor dessa taxa, não somente no percentual, mas o valor líquido. Averigue se ela condiz com o seu perfil econômico atual. Caso não, considere duas vezes a contratação para não ter problemas no futuro.

Faça uma revisão do contrato

É primordial ler o contrato em qualquer contratação, mas nos consórcios isso é uma regra inquebrável. Leia e revise todo o contrato, inclusive “as letras miúdas”, e só depois disso assine.

Todo negócio deve ser vantajoso para ambos os lados. Você só terá vantagens se estiver ciente e de acordo com tudo aquilo que foi estabelecido.

Enfim, tenha cuidado ao contratar um consórcio. Preste atenção em todo o processo e, principalmente, nos detalhes e bons negócios!

Fonte: assessoria de imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore