Daniela Zanardo explica a importância do treinamento ao corpo de venda de uma loja para melhorar os resultados por meio de experiências positivas ao cliente
A experiência positiva do consumidor é cada vez mais a “grande” fórmula para fidelizá-lo. Criar empatia com ele e ter um diálogo compassivo são ações cada vez mais aplicadas em treinamentos para quem está do lado de dentro do balcão. Até porque, numa situação de crise econômica como a que estamos vivendo, perder uma venda porque a experiência do cliente não foi boa no estabelecimento em que ele entrou é um tiro no próprio pé e vai refletir no fechamento financeiro no fim do mês.
Mas será que os vendedores estão mesmo preparados para entender o consumidor? Quem irá responder a esta questão (e a muitas outras sobre atendimento ao consumidor) é Daniela Zanardo, diretora da Trend|247, empresa especializada em tendências de consumo. Ela é a entrevistada de Angela Crespo no programa Consumo em Pauta desta segunda, na Rádio Mega Brasil Online.
Treinar o corpo de venda que atua nos pontos comerciais, conforme Daniela, é o ponto chave para se oferecer experiência positiva para o cliente e, assim, não só confirmar a venda, mas fazer com que o cliente retorne numa próxima necessidade de compra. “O primeiro passo é a entender o próprio negócio e o público que se está pretendendo atingir para ser eficiente na venda”, destaca a consultora. Depois, investir em treinamento de funcionário em vários aspectos, inclusive em tendências de moda (se este for o principal produto que vende). “Só assim, o vendedor terá o conhecimento necessário no ambiente em que está inserido e conseguirá entender as necessidades de seu cliente. “Nada melhor para um consumidor chegar num lugar para consumir, sentir-se entendido e abraçado e ser apresentado aos produtos que deseja adquirir.”
Outro detalhe que a consultora aponta como indispensável é trabalhar a empatia e a confiança do cliente. “Isso faz com que ele se sinta mais valorizado e único. اربح ” Isso significa que não se pode trabalhar apenas a venda de produto, mas a experiência de uma relação que o consumidor possa vir a ter com a marca. “Quem lida com o público no dia a dia sabe que uma das tarefas mais difíceis é entender o que as pessoas precisam e querem ouvir. العاب تربح فلوس حقيقية Ao se tratar de vendas, o assunto fica mais delicado, pois uma palavra errada ou não pensada pode ser o motivo para que o cliente nunca mais volte à loja”, destaca Daniela Zanardo. العاب بلاك جاك
O pós-venda é também citado pela entrevistada e é um dos pontos que pode pôr abaixo toda a experiência positiva que se buscou conquistar na hora da venda. Nos treinamentos que ela faz com diretores de lojas e equipes de venda sempre destaca que atender bem o cliente depois de finalizada a venda é também fundamental para trazê-lo de volta ao estabelecimento. “O bom atendimento no pós-venda deve estar presente tanto para saber se ele gostou do produto ou do atendimento quanto quando ele retorna à loja num momento que pode se constituir numa crise, como a troca do item mesmo sem defeito.” Dependendo de como o cliente será recepcionado pode-se “matar” tudo o que foi construído na hora da venda.
Quer saber mais sobre a importância do treinamento de funcionários? Não perca nesta segunda (3/7), às 16 horas, a entrevista com a consultora Daniela Zanardo, na Rádio Mega Brasil Online. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.
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