Pesquisa do Grupo Croma aponta que 88% dos entrevistados afirmam que as lojas não oferecem estruturas preparadas para o atender pessoas com deficiência
Pesquisa realizada pelo Grupo Croma, que investigou como as marcas estão lidando com os temas longevidade, diversidade, gênero, etnia e pessoas com deficiência, revelou que 88% das pessoas ouvidas concordam que as lojas brasileiras não oferecem estruturas para atender pessoas com deficiência (PcDs) e 70% afirmam que o atendimento de vendedores e call centers ainda oferece um serviço inadequado para esse público.
O levantamento, que ouviu mais de 1.814 pessoas em todo o Brasil, também mapeou quais são as principais reivindicações das pessoas com deficiência. 70% dos participantes consideram como tema prioritário o planejamento das lojas para atender esse público, e em segundo lugar (65%) aparece na lista de prioridades o lançamento de produtos e serviços, seguido por propagandas (62%) e contratação de pessoas que representem o público PcDs (55%).
“Infelizmente, a sociedade tende a estigmatizar as pessoas com deficiência física no contexto social, econômico e de consumo. Seus desejos são dificilmente atendidos porque a maioria das empresas não enxerga esse mercado como potencial. Falta empatia e poucas marcas põem em prática ações inclusivas para esse público. Para 62%, as empresas ainda têm grande preconceito na contratação de pessoas com deficiência,” explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
Apesar de o Brasil ter leis que orientam como lidar com a questão no país, as pessoas com deficiência física enfrentam preconceito. De acordo com o Oldiversity®, 7% dos participantes ainda acham estranho serem atendidos por pessoas com deficiência. Atualmente poucas marcas realmente adotaram uma postura Oldiversity, seja por meio de seus produtos e serviços ou da sua comunicação. “Essa prática é fundamental para uma sociedade mais justa e as marcas também ganham: 53% acreditam que elas deveriam ter propagandas específicas para pessoas com deficiência e 59% que produtos e serviços deveriam ser desenvolvidos para esse público,” finaliza Bulla.
Grupo Croma
O Grupo Croma possui três unidades que oferecem Consultoria (Croma Consulting), Pesquisa (Croma Insights) e Capacitação (Croma Knowledge) por meio de design de soluções com foco em inovação. Atua no Brasil, América Latina e Estados Unidos desde 2011.
Fonte: Grupo Croma