Lançado pela Tintas MC, o aplicativo promete revolucionar o setor da construção civil e aproximar consumidores de pintores
Um aplicativo que promete mudar a forma como cliente e pintor fecham negócios foi recentemente lançado pela Tintas MC. Trata-se da startup Toc Toc, o primeiro aplicativo que solucionará as dores do consumidor finale também do pintor.
Segundo Renato Sá, CEO da franquia e também founder do app, o Toc Toc foi pensado para facilitar a vida de todos os envolvidos em uma obra. O consumidor final, que muitas vezes não tem tempo para buscar profissionais e fazer orçamentos. E, também o pintor, que aumenta seu leque de atuação e conquista mais clientes.
“Com esse aplicativo, tanto o consumidor, quanto o pintor, se beneficiam das facilidades que o Toc Toc oferece. Sem ele, para conseguir três orçamentos de obra, por exemplo, pode-se levar mais de sete dias. Além de não existir uma garantia que os orçamentos respeitaram os mesmos parâmetros”, afirma Renato Sá. “Sem contar que toda a negociação é muito segura. Pois, vamos trabalhar com pintores previamente cadastrados e analisados, isso já deixa o cliente mais tranquilo. E do outro lado, o pintor tem a garantia de que vai receber pelo seu serviço”, completa.
Diferencias do aplicativo
Outro diferencial do aplicativo é que o cliente poderá fazer a compra dos materiais necessários para a obra também por meio do app, podendo parcelar e receber os materiais no endereço desejado.
A Tintas MC é a primeira empresa a oferecer esse tipo de serviço no segmento da construção civil. E com o aplicativo a marca passa a estar presente em todos os canais de vendas: lojas físicas, site, redes sociais, aplicativo, atendimento por telefone e chat. “Desta forma o consumidor pode interagir com a empresa de forma fluida e sem barreiras”, explica Renato.
Parceria
Para essa empreitada, Renato Sá convidou Henrique Leoni, da Trutec para ser o CEO do aplicativo. A Trutec é um ecossistema de construtechs e proptechs que oferecem inovações para construções mais saudáveis, com tecnologias de ponta a ponta.
Com profundo conhecimento do mundo das startups, Leoni fez todo um estudo de mercado que valida o aplicativo. Segundo ele, hoje o mercado de tintas no Brasil está na ordem de US$ 3 bilhões e se divide em mão de obra e material, na proporção 3 por 1, respectivamente. Com isso, ele avalia que o mercado potencial do Toc Toc é de US$ 9 bilhões.
“Acreditamos muito no potencial desse mercado e no seu retorno. No primeiro ano projetamos um faturamento na ordem de R$ 1,6 milhões. E a meta é ter um faturamento de R$ 7 milhões no final do terceiro ano do aplicativo”, avalia Henrique.
Investimentos próprios
Os heads do aplicativo optaram pelo modelo bootstrapping, período em que uma empresa iniciante consegue caminhar e gerar valor apenas com investimentos próprios. Por isso, o aplicativo teve um investimento inicial de R$ 200 mil, mas tem previsto a injeção de mais R$ 400 mil que será financiado pelo caixa do negócio. “Estamos trabalhando para atingir o break-even já no primeiro ano e mostrar para o mercado que a empresa é saudável e funciona. E, no quarto ou quinto ano, vamos preparar uma rodada de captação parruda. “Temos como meta uma captação próxima de R$ 5 milhões”, explica Henrique.
Renato acrescenta que a startup já nasceu com valuation de cerca de R$ 4 milhões e a expectativa é fechar 2023 com mais de 260 obras e uma receita bruta de R$ 1,6 milhão.
Apreciador do conceito omnichannel, Renato usou a ferramenta como fonte inspiradora para desenhar o aplicativo em 2020. Em 2021, desenvolveu o app. Em 2022 fez testes no mercado, e em abril de 2023 apresentou definitivamente o app para o varejo.
O pioneirismo no DNA da Tintas MC
Renato Sá explica que esse cuidado com o mercado e com os clientes está no DNA da empresa. No início do negócio, nos anos 60, a Tintas MC revolucionou as lojas de tintas criando o conceito de boutique. Foi a primeira loja de tintas a ser bem iluminada, bem pintada, organizada, além de contar com a força feminina nas vendas no balcão. Pioneirismo que deixou as consumidoras mais à vontade para realizar suas compras, em um ambiente que antes era exclusivamente masculino.
Outro importante diferencial da marca é o treinamento. Treinar os atendentes para se tornarem verdadeiros consultores, com capacidade para esclarecer qualquer dúvida do consumidor é se extrema importância para a rede.
Periodicamente, a empresa também oferece cursos gratuitos com os mais diversos temas relacionados a decoração, tendências de cores, tintas e ferramentas, para todos os públicos que atende. Todos os cursos são realizados nas lojas da rede e abertos ao público em geral, desde consumidores, pintores até arquitetos e decoradores.
Fonte: Tintas MC