Saiba como funcionam os algoritmos de recomendação e como eles influenciam em tudo que está relacionado ao hábito de compra das pessoas
Você com certeza já levou um susto quando estava mexendo no celular e de repente apareceu uma publicidade relacionada a algo que você já tinha mencionado ou simplesmente só pensado. Mas, calma, as coisas não evoluíram tanto, e o fenômeno por trás disso pode ser bem mais simples do que imaginamos. Estamos
falando dos algoritmos e de como eles acabam influenciando os consumidores.
Explicando de uma maneira bem simplificada, um algoritmo é uma sequência de tarefas que um determinado software precisa fazer para atingir o resultado que é desejado. Os algoritmos são extremamente importantes para as empresas, mas, principalmente para os e-commerce, já que é por meio dos algoritmos que os anúncios dos produtos chegam aos consumidores.
Esses algoritmos podem ser chamados de algoritmos de recomendação, e são muito importantes para que o e-commerce faça sucesso, aparecendo de diversas formas para o consumidor. Porém, para que isso aconteça é necessário analisar o comportamento do consumidor, analisar o que ele mais consome e no que ele está interessado. O e-commerce precisa entender quais as necessidades do cliente para assim saber qual a melhor maneira de introduzir os algoritmos de recomendação.
Os algoritmos de recomendação
Basicamente, um algoritmo de recomendação é uma tecnologia que é utilizada para fazer recomendações de qualquer tipo de produto para um potencial consumidor. Podemos dizer que esses algoritmos são como vendedores online, isso acaba facilitando para que o site se torne popular e seja visitado com uma frequência
maior.
Você já deve ter percebido que quando procura por um determinado produto automaticamente é recebido com produtos similares, e isso acontece porque quanto mais relevante for aquela recomendação, as chances do consumidor comprar naquele e-commerce são maiores. Podemos simplificar dizendo que os algoritmos
oferecem uma série de sugestões baseadas em critérios já pré definidos, analisando o comportamento daquele cliente.
O objetivo do algoritmo de recomendação
O algoritmo de recomendação tem como objetivo melhorar a experiência para o consumidor que está navegando por determinado site de e-commerce. A estratégia utilizada é a de sugestões através das chamadas vitrines inteligentes, mas podem ser utilizados outros tipos de algoritmo para essa tarefa. O mais comum deles é o
algoritmo de recomendação personalizada.
Algoritmo de recomendação personalizada
Os algoritmos de recomendação personalizada funcionam da seguinte maneira. Quando uma pessoa entra em um determinado e-commerce e começa a explorar diferentes páginas buscando produtos da sua preferência, o algoritmo consegue dessa maneira determinar as principais característica daquele consumidor. Assim, produtos similares e personalizados vão começar a aparecer para aquela pessoa, isso aumenta o potencial de compra.
Podemos dizer que essa é uma das estratégias mais usadas pela maioria dos e- commerce, e geralmente faz com que a experiência do usuário seja mais prazerosa, já que ele consegue analisar diferentes produtos da sua preferência antes de comprar.
Como funciona um algoritmo de recomendação
Explicamos o que são os algoritmos de recomendação, agora vamos te explicar como eles funcionam. Basicamente, podemos dizer que eles funcionam como ferramentas que auxiliam o cliente a lidar com as várias informações que aparecem na internet. O principal objetivo de um algoritmo de recomendação é aumentar o
volume de compras de um e-commerce.
Mas para que isso realmente aconteça é necessário conhecer o seu público e no que ele está interessado. Isso é importante para que o algoritmo seja configurado para atender ao comportamento do consumidor, fazendo com que as recomendações sejam assertivas, suprindo as necessidades do usuário.