Quem responde esta questão é a advogada Mariane Biscaia no programa Consumo em Pauta. Ela explica sobre o seguro auto popular e o seguro de vida universal
Dois novos tipos de seguros já estão sendo comercializados pelas seguradoras: seguro auto popular e o seguro de vida universal.
Como contratar, o que ver na hora da contratação, franquia, coberturas, etc. sobre estes dois tipos de seguros serão explicados por Mariane Biscaia, advogada que atua no âmbito do Direito Civil e Processual Civil no escritório Küster Machado, com vasta experiência no contencioso cível de massa voltado ao atendimento das companhias seguradoras nos diversos ramos do seguro. Mariane é a entrevistada do programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, nesta segunda (2/10).
O seguro auto popular já é comercializado desde abril do ano passado e foi criado para veículos com mais anos de rodagem e prevê a utilização de peças não originais nos reparos, ou seja, de veículos desmanchados por empresas que seguem a Lei de Desmanche. As peças reaproveitadas não podem ser atreladas à segurança do veículo. Neste caso, serão utilizadas novas.
LEIA TAMBÉM
+ Carro usado terá seguro popular
+ Como contratar seguro de celular
+ Seguro para diabético, idoso, motofrete… Isso existe
+ Você sabe qual o valor da cobertura contra terceiros?
Explica Mariane que as coberturas também são menores – colisão, perda total, roubo e furto. “O uso de peças reutilizáveis e a redução nas coberturas tornam este seguro até 30% mais barato do que os convencionais”, destaca a advogada. كازينو ٨٨٨ Caso o segurado queira acrescentar coberturas a terceiros, o valor do prêmio é menor em 25%.
Antes de optar pelo seguro auto popular, recomenda a advogada, é bom verificar o valor da franquia, bem mais alto que os dos seguros que já estão no mercado. Outra questão é avaliar qual o uso do carro, se está mais exposto a acidentes, se o proprietário do veículo reside ou trabalha em local em que o risco de furto ou roubo é maior e, ainda, qual seguradora oferece este seguro para o modelo, marca e ano do veículo do interessado. “As seguradoras não oferecem o seguro auto popular para todos os veículos e ele não cobre pane elétrico nem guincho. Por estes motivos, talvez seja mais interessante em alguns casos a contratação do seguro convencional”, ressalta a advogada.
Quanto ao seguro de vida universal, uma novidade no Brasil desde abril deste ano, mas muito comercializado em outros países, um dos diferenciais em relação aos seguros de vida já vendidos por aqui é o fato de poder receber o capital segurado ainda em vida. “O valor pago pelo consumidor é fracionado em capital de risco e capital de acumulação. العب بلاك جاك اون لاين Este último será restituído ao segurado ao término do período de vigência maior ou igual a cinco anos completos”, explica Mariane.
É na contratação que o segurado determina quanto ele vai destinar de risco – a ser pago de indenização em caso de morte ou invalidez – e de acumulação – que irá retirar após a vigência do contrato.
Parta saber mais sobre os dois tipos de seguro, reserve espaço em sua agenda nesta segunda (2/10), às 16 horas. A entrevista com a advogada Mariane Biscaia será reapresentada na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas. العاب على الهاتف المحمول
Por Angela Crespo
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
Assine a newsletter do Consumo em Pauta