CUIDADO
Saiba como não cair no golpe do protesto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Seu nome pode ser protestado por dívida de IPTU e IPVA | Foto: Divulgação

O Instituto de Protesto-MG explica como não cair no golpe do protesto. Se houver dúvidas ao receber um telefonema ou email falso, o cidadão deve ligar para o cartório

Você sabe como não cair no golpe do protesto? Golpistas têm ligado ou enviado e-mails para cidadãos informando que ele está com um título protestado e oferecem vantagens para a solução da questão por meio de depósito bancário ou transferência de valores. “Não entregue dinheiros a eles, pois, com certeza é golpe”, alerta Raquel Duarte Garcia, diretora-executiva do Instituto de Protesto-MG e tabeliã de Ouro Branco (MG).

Se ficar a dúvida se é o golpe do protesto, ela reforça que a pessoa deve telefonar para o cartório antes de adotar qualquer atitude. “Lembrando que não é recomendado ligar para o número que consta na cobrança da dívida ou informado pelos golpistas, porque se o documento ou a ligação forem falsas, o telefone também será”, enfatiza.


Site mostra se seu nome está sujo por protesto
+ Não está conseguindo pagar suas dívidas? Saiba o que fazer
Saiba quando pode ocorrer a prescrição de dívida


É possível verificar no site do Instituto o telefone dos cartórios para ligar e confirmar se a intimação que recebeu procede. “Caso o CPF ou CNPJ possuam protestos, a pesquisa informará em quais cartórios eles se encontram. Para obter mais detalhes sobre o registro, o interessado pode solicitar uma certidão do cartório em que foi localizado o protesto,” comenta Raquel.

O Instituto de Protesto-MG explica que, sempre que uma pessoa é protestada em cartório em razão de inadimplência, é enviada carta com Aviso de Recebimento (AR) ou, então, o próprio funcionário do cartório comunica o fato.

Tempo para resolver a pendência

A diretora-executiva lembra também que, quando uma pessoa recebe uma intimação do cartório de protestos, ela tem até três dias úteis, após o recebimento, para se dirigir ao cartório onde o protesto foi registrado e fazer a quitação da dívida. “É importante ressaltar que durante esse período de três dias úteis, o protesto ainda não foi efetivado. Caso o devedor não procure o cartório, aí ocorrerá o protesto.”

Raquel informa ainda que entre as consequências para a pessoa que é protestada estão: impedimento para financiamentos e empréstimos financeiros; restrições na agência bancária para retirada de talões de cheques, cartões e empréstimos; e inclusão do CPF ou CNPJ em cadastros de proteção ao crédito, porque os cartórios de protesto fornecem certidões diárias a esses órgãos.

E, na esfera judicial, o credor terá em seu poder a prova formal, revestida de fé pública, de que o devedor está inadimplente ou descumpriu sua obrigação. Além disso, o protesto não deixa de existir após cinco anos, como ocorre com os registros em entidades de proteção ao crédito. Isso ocorre porque o protesto só perde publicidade se for pago ao credor, diferente dos demais cadastros de crédito.

Fonte: Instituto de Protestos de MG

Publicado em 19/09/2018

Atualizado em 15/06/2023

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Respostas de 8

  1. Boa noite,estou tendo problemas com a editora mundial,estou devendo parcelas elas ainda nao chegaram ao fim,tentei um acordo mais pra tirarem meu nome do serasa so se eu pagar dois boletos de 775,00,caso contrario meu nome vai pra protesto,eu estava desempregada liguei alegando mais fizeram pouco caso,quero pagar porem a forma é somente essa,se eu nao oagar ate amanha os 775,$ meu nome vai pro protesto sendo que no serasa a divida consta somente no valor de 470 reias,o que devo fazer???

    1. Olá, Queliana

      Infelizmente, as empresas não são obrigadas a fazer acordos com os devedores. 

  2. então estou com problemas na empresa mundial, estou desempregada e eles querem que eu pague um valor que nao tenho, tentei fazer um acordo com a empresa com valor que posso pagar pelo fato de eu estar desempregada e eles me disseram que vao levar meu nome ao protesto, sendo que o cartorio de protesto anda me ligando para informar sobre e fica me questionando pq fiz a divida sendo que estou desempregada, cujo foi feita quando eu ainda estava em´pregada, pq estou desempregada ate agora …sendo que o papel deles é somente cobrar.

    o que devo fazer?

     

    1. Olá, Cristine

      Cartório não luga fazendo cobranças. Protestam. Quem deve estar te ligando é uma empresa de cobrança

  3. Bom dia
    Hj ao consultar meu score no site do serassa descobri que estou com meu cpf protestado em são paulo indevidamente, sendo esse protesto de 2017.
    Gostaria de saber como proceder pois nao sou nem deste estado.
    Como posso provar que tal protesto é incorreto e fraudulento?
    Como descobrir os dados de quem me protestou?
    E como processa-lo por isso?

    1. Olá, Leonardo
      Você pode contestar diretamente na Serasa e ver os dados da empresa que te protestou.
      Você pode também obter informações no site dos cartórios de protestos.
      Saiba como lendo este link Site mostra se seu nome está sujo por protesto
      Boa Sorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore