A Senacon divulgou os números das reclamações registradas em 2018 na plataforma Consumidor.gov.br e no Sindec. Foram quase 3 milhões de queixas
Quase 2,9 milhões de reclamações de consumidores foram registradas nos dois principais canais de queixas do governo federal. No Portal Consumidor.gov.br foram 609.644 demandas. O índice médio de solução foi de 81% com o prazo médio de resposta de 6,5 dias. بلاك جاك اون لاين Já os Procons integrados ao Sindec realizaram 2. لعبة قمار بوكر 274.191 atendimentos em 2018, com índice médio de solução de 76,5%.
Os dois canais são administrados pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os números de reclamações de 2018 foram divulgados no dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, no boletim “Consumidor em Números”, da Senacon.
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O boletim reúne informações consolidadas do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), utilizado por Procons nos Estados, e da plataforma online Consumidor.gov.br, construída e administrada pela Senacon, mecanismo de resolução de disputas online (ODR).
O principal objetivo do boletim “Consumidor em Números”, explica Luciano Timm, secretário da Senacon, Luciano Timm, é fazer um “balanço dos registros das reclamações feitas no ano passado e fornecer para o público condições para a análise dos principais problemas identificados no mercado de consumo e, para a Senacon, subsídios para elaboração de políticas públicas voltadas para as boas práticas”.
Empresas com mais reclamações
O setor de telecomunicações foi o que gerou o maior porcentual de reclamações pelos consumidores no ano passado com 40,3% no Consumidor.gov.br e 29,2% no Sindec. Ao mesmo tempo, as empresas desse segmento apresentaram os maiores índices de resolutividade das demandas com 89,9% no Consumidor.gov.br e 85,8% nos Procons.
Na média nacional, os serviços financeiros responderam por 22% dos registros do Consumidor.gov.br e 19,7% dos registros do Sindec, em 2018. Os índices de resolutividade das demandas, pelas empresas do setor, também se mantiveram elevados, tanto no Consumidor.gov.br (76,9%) quanto no Sindec (77,1%).
Plataformas de reclamações
Consumidor.gov.br é o serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, totalmente monitorada pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Senacon. Atualmente conta com mais de 1,72 milhão de reclamações registradas e 494 empresas participantes.
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O funcionamento do serviço conta com alianças estratégicas junto a diversos órgãos de defesa do consumidor, Ministérios Públicos e Defensorias. Com os Tribunais de Justiça, o foco está na atuação do Estado nas ações voltadas à prevenção e solução de conflitos judicializados. Hoje, são firmadas parcerias com 20 Tribunais de Justiça, a saber: Tribunal de Justiça de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal e Territórios, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
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Já o Sindec – O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 Estados, do Distrito Federal e de 536 municípios. Como vários Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 909 unidades espalhadas por 675 cidades brasileiras, que atendem uma média mensal de 190 mil consumidores.
O sistema consolida registros em bases locais e forma um banco de informações nacional sobre problemas enfrentados pelos consumidores. Desde sua criação, a rede de Procons integrados ao Sindec cresce progressivamente e reúne, atualmente, mais de 23 milhões de registros de atendimentos a consumidores.
Consumidor em Números
Fonte: Assessoria de Imprensa MJSP