PARCERIA
Consumidor.gov está no site do TJSP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

O TJSP e a Senacon fecharam parceria e o Tribunal passou a disponibilizar em seu site o link do consumidor.gov.br objetivando ampliar o acesso do consumidor aos instrumentos extrajudiciais para resolução de conflitos com fornecedores 

 

Acessar a plataforma consumidor.gov.br ficou mais fácil para quem reside no Estado de São Paulo. Agora, o consumidor pode entrar na ferramenta pelo site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A inclusão do link do consumidor.gov.br no site do TJSP é uma parceria por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre Tribunal de Justiça e Ministério da Justiça e busca ampliar o acesso do consumidor aos instrumentos extrajudiciais e fortalecer a tutela administrativa exercida pelos órgãos públicos de defesa do consumidor, oferecendo possibilidades modernas e menos onerosas de solução de questões encaminhadas ao Judiciário de baixa complexidade e que poderiam ser resolvidas amigavelmente entre as partes (consumidor e fornecedor). 

O consumidor.gov.br é um modelo inovador de atendimento ao consumidor em seus conflitos com as empresas e foi criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça. Sem sair de casa, o consumidor tem na plataforma uma alternativa consensual de conflitos de consumo e, em prazo curtíssimo – 10 dias – terá a resposta. Lançado em junho de 2014, o serviço conta com mais de 178 mil atendimentos finalizados e 282 empresas participantes. O índice de solução é de 80%, a nota média de satisfação é 3,1 e o tempo médio para resposta é de aproximadamente sete dias.

A avaliação final sobre o atendimento recebido via plataforma é realizada pelo próprio consumidor, que, de forma transparente, indica se o problema foi resolvido ou não, além de atribuir uma nota de satisfação. Os dados e informações de atendimento dos consumidores compõem uma base pública que permite o monitoramento coletivo do desempenho e da conduta dos fornecedores.       

Funcionamento

Na solenidade do lançamento da parceria, o juiz assessor da Presidência para Assuntos de Tecnologia da Informação do TJSP, Fernando Antonio Tasso, explicou o funcionamento técnico do recurso. “Clicando no link criado no site do TJSP, o consumidor é direcionado à página do consumidor.gov.br. Nela, o primeiro passo é identificar o fornecedor para o qual se direciona a reclamação, digitando seu nome. Uma vez localizado, tanto é possível ver em tempo real seu desempenho na conciliação, quanto formular a demanda pelo preenchimento de um formulário. É importante que o consumidor descreva detalhadamente o ocorrido e seja claro ao definir o que ele deseja da empresa para solucionar o problema. Existem até modelos de reclamação e pedido disponíveis para auxiliar. Uma vez registrada a reclamação, a empresa tem até 10 dias para responder. Se não obtida a solução, todo o histórico fica disponível para a utilização em eventual ação judicial, permitindo ao juiz ter um retrato claro da postura da empresa e se ela efetivamente atua conforme as disposições do Código de Defesa do Consumidor.”

A secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, presente na solenidade, agradeceu o empenho e a união de esforços em defesa dos interesses do consumidor. “Isso é simbólico, histórico, é o reconhecimento de que juntos podemos entregar serviços melhores aos cidadãos, que pagam caro por produtos, serviços e tributos. Não vamos falar de um software, falemos de um novo paradigma de proteção ao consumidor. Somos um time e estamos juntos para dizer que queremos ajudar a solucionar rápido os seus problemas, é nisso que a gente acredita ao apoiar uma iniciativa como essa.”

O presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, esclareceu que o evento não é só uma solenidade em defesa do consumidor, é uma política pública da maior relevância. “É preciso levar em consideração a adoção de alternativas, como aquelas que o TJSP vem realizando. Precisamos nos unir e repensar o País. Quem está custeando esse equipamento, cada vez mais dispendioso e complexo, é a sociedade. É preciso que ela acorde. Aqui temos representantes de todos os setores e precisamos de sinergia, de união. E não é para aliviar o Judiciário. A questão é fazer com que a população protagonize sua vida e zele pelo País”, finalizou.

 

Angela Crespo com Assessoria de Imprensa do TJSP

 

Acesse o site em seu smartphone e tire aquela dúvida 
de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br

Assine a newsletter do Consumo em Pauta.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore