NO RÁDIO: Administradora de benefícios conecta consumidor a operadoras de saúde

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Pedro Rezende, CEO da Affix, administradora de benefícios, destaca que a empresa está presente em 15 Estados e no DF, e oferece planos de saúde coletivos por adesão, empresariais e para o setor público | Foto: Mega Brasil

O papel da administradora de benefícios na contratação de um plano de saúde é explicado por Pedro Rezende, da Affix, no programa Consumo em Pauta

Quem não tem plano de saúde subsidiado por empresas ou não tem condição financeira para contratar um individual ou familiar – estes têm as mensalidades mais altas do mercado e são raras as operadoras de saúde que os comercializam – pode aderir a um coletivo por adesão via administradora de benefício, mas necessariamente terá de ter vínculo com um sindicato ou entidade de classe.

Qual é o papel das administradoras de benefícios nesta contratação é o que a jornalista Angela Crespo vai conversar com Pedro Rezende, CEO da Affix Benefícios, no programa Consumo em Pauta.

A Affix foi criada há cinco anos e já é a quinta maior do mercado, graças a um modelo inovador de gestão, conforme enfatiza Rezende. Ela está presente em 15 Estados, além do Distrito Federal e oferece planos de saúde coletivos por adesão (contratados por meio de associação de classe, sindicatos, conselhos, cooperativas, entidades estudantis, federações e confederações), empresariais (contratados por meio de empresas) e para o setor público (contratados por meio de governos, prefeituras, e outros órgãos). “Com todos os públicos, o compromisso da Affix é o mesmo: atender a necessidade do cliente na sua totalidade, buscando um relacionamento transparente, sólido e duradouro”, enfatiza o executivo.

Os interessados em contratar um plano de saúde via administradora de benefícios, o primeiro ponto a observar é se ela está autorizada a funcionar pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A agência acompanha as atividades de cada uma, inclusive de obediência às regras de qualidade exigidas pela ANS.

Em seguida, observa Rezende, é impreterível a vinculação a uma entidade e ela deve existir há mais de um ano. “Cabe à administradora de benefícios verificar a elegibilidade da entidade”, acrescenta o CEO da Affix, que explica ainda que, caso o interessado na contratação não é associado de nenhuma entidade ou sindicato, a administradora de benefícios tem a competência de verificar em qual ele se encaixaria, orientando-o a se filiar para que possa fazer a contratação do plano coletivo por adesão. “Muita gente tem receio de que o preço é muito alto. Pelo contrário, um plano de saúde coletivo por adesão fica entre 30% e 40% mais barato do que o individual. Isso porque, o nosso trabalho é de justamente buscar oportunidades de valores mais baixos, além de sermos responsáveis por toda a parte administrativa do plano, como contrato, emissão de boleto, cobranças, além de assumirmos o risco da inadimplência do consumidor.”

Outra questão que, segundo Rezende, assusta é quanto aos reajustes das mensalidades. Ele explica que os aumentos não são regulados pela ANS e, sim, monitorados. Os porcentuais são calculados com base na sinistralidade e no índice de inflação médica, mas a administradora de benefícios atua na negociação dos índices de reajustes buscando o melhor benefício para seus clientes.

Quanto ao cancelamento do plano contratado via administradora de benefícios, o consumidor pode solicitar a qualquer momento. Por parte da empresa, somente depois de 12 meses de contrato.

Rezende observa que é importantíssimo que aquele consumidor que pretende romper o contrato com o plano de saúde avise a administradora assim que tomar a decisão, evitando a inadimplência com consequências de envio do nome para os cadastros restritivos. “É preciso também cuidado ao ficar trocando de plano de saúde. É bom ter a consciência de que o cumprimento de carência é um ativo já conquistado. Se o valor faz diferença no bolso do consumidor, o cumprimento de nova carência poderá fazer a diferença em sua saúde.”

O CEO da Affix também comenta na entrevista sobre a contratação de plano de saúde por microempreendedor, explica a diferença entre planos individuais-familiares, empresarias e coletivos por adesão; sobre os impactos nas mensalidades dos planos em decorrência do número de pessoas que abandona o pagamento ou cancela o plano e outros assuntos.

Para ter detalhes sobre administradora de benefícios Affix e sobre planos de saúde por adesão, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda-feira (20/8), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

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