Arsesp: agência a serviço do usuário de serviços públicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Paulo Arthur Góes, diretor da Arsesp, explica como o usuário de serviços públicos pode acionar a agência para tirar dúvidas ou reclamar | Foto: Mega Brasil

Consumidor pode recorrer à Arsesp para sanar dúvidas ou reclamar de concessionárias de saneamento básico, energia elétrica e gás encanado que atuam no Estado de São Paulo

Os usuários de serviços públicos do Estado de São Paulo de saneamento básico, energia elétrica e gás encanado contam com uma agência que atua na fiscalização e regulação da prestação destes serviços e também na defesa do consumidor e na sustentabilidade dos negócios.

Trata-se da Arsesp – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo – e quem vai explicar o seu funcionamento e como o consumidor pode contar com a sua atuação é Paulo Arthur Góes, diretor de relações institucionais. Ele é o entrevistado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta desta segunda (22/01), na Rádio Mega Brasil Online.

“O consumidor pode (e deve) procurar a Arsesp para tirar uma dúvida, buscar orientações ou registrar uma reclamação de um dos serviços que ela regula ou fiscaliza”, explica o diretor. Antes de buscar a agência, recomenda Góes, o usuário deve procurar a concessionária, que tem a obrigação e a oportunidade de sanar a dúvida ou resolver a questão.






Se não ficou satisfeito com a resposta ou não recebeu retorno da concessionária, o caminho é a Arsesp, que fará o encaminhamento da demanda à concessionária responsável. Para energia elétrica, todas as questões são registradas diretamente no call center da Aneel. Já as de gás canalizado e o saneamento básico, na própria Arsesp. A importância de acionar a agência de São Paulo é que todas as demandas servem de termômetro para o aperfeiçoamento das regras do órgão regulador e fiscalizador e para editar normas. لعبة جاك بوت “Se tem uma pessoa reclamando de uma das concessionárias, ela tem um problema. Se forem 10 pessoas questionando o mesmo fato, é a empresa que está com problemas. Aí a Arsesp vai atuar”, acrescenta o diretor de relações institucionais. لعب بينجو

Os canais de atendimento da Arsesp são os tradicionais – telefone, carta e o próprio site, onde há um formulário a ser preenchido. Mas o usuário também conta com um aplicativo desenvolvido pela agência. “Com interface simples de navegação, o consumidor pode registrar via aplicativo a sua reclamação, consultar seu andamento, encaminhar fotos e conhecer os seus direitos e deveres.”

Baixando o aplicativo em seu celular ou tablet, o consumidor irá visualizar logo na primeira tela os setores regulados pela Arsesp. Em saneamento básico e gás canalizado o procedimento é o mesmo: o consumidor que, por exemplo, desejar registrar uma reclamação poderá entrar com o protocolo da concessionária ou prestador de serviços e, assim, continuar o seu cadastro. Mas, se o consumidor não tiver o número do protocolo, sua solicitação será direcionada para tratamento inicial da concessionária.

Para saber mais sobre o funcionamento da Arsesp reserve espaço na sua agenda na segunda, às 16 horas. العاب وجوائز مالية حقيقية Reapresentações da entrevista na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas. 

 

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor. 
Assine a
newsletter do Consumo em Pauta
 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore