Consumidor pode recorrer à Arsesp para sanar dúvidas ou reclamar de concessionárias de saneamento básico, energia elétrica e gás encanado que atuam no Estado de São Paulo
Os usuários de serviços públicos do Estado de São Paulo de saneamento básico, energia elétrica e gás encanado contam com uma agência que atua na fiscalização e regulação da prestação destes serviços e também na defesa do consumidor e na sustentabilidade dos negócios.
Trata-se da Arsesp – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo – e quem vai explicar o seu funcionamento e como o consumidor pode contar com a sua atuação é Paulo Arthur Góes, diretor de relações institucionais. Ele é o entrevistado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta desta segunda (22/01), na Rádio Mega Brasil Online.
“O consumidor pode (e deve) procurar a Arsesp para tirar uma dúvida, buscar orientações ou registrar uma reclamação de um dos serviços que ela regula ou fiscaliza”, explica o diretor. Antes de buscar a agência, recomenda Góes, o usuário deve procurar a concessionária, que tem a obrigação e a oportunidade de sanar a dúvida ou resolver a questão.
+ Aplicativo lançado pela Arsesp ajuda usuário no registro de reclamações
+ Procon Paulistano já recebe reclamação
+ Diretor do Procon Paulistano explica como funcionará o novo órgão
+ Senacon lança aplicativo consumidor.gov para celular
+ Como funciona o consumidor.gov
Se não ficou satisfeito com a resposta ou não recebeu retorno da concessionária, o caminho é a Arsesp, que fará o encaminhamento da demanda à concessionária responsável. Para energia elétrica, todas as questões são registradas diretamente no call center da Aneel. Já as de gás canalizado e o saneamento básico, na própria Arsesp. A importância de acionar a agência de São Paulo é que todas as demandas servem de termômetro para o aperfeiçoamento das regras do órgão regulador e fiscalizador e para editar normas. لعبة جاك بوت “Se tem uma pessoa reclamando de uma das concessionárias, ela tem um problema. Se forem 10 pessoas questionando o mesmo fato, é a empresa que está com problemas. Aí a Arsesp vai atuar”, acrescenta o diretor de relações institucionais. لعب بينجو
Os canais de atendimento da Arsesp são os tradicionais – telefone, carta e o próprio site, onde há um formulário a ser preenchido. Mas o usuário também conta com um aplicativo desenvolvido pela agência. “Com interface simples de navegação, o consumidor pode registrar via aplicativo a sua reclamação, consultar seu andamento, encaminhar fotos e conhecer os seus direitos e deveres.”
Baixando o aplicativo em seu celular ou tablet, o consumidor irá visualizar logo na primeira tela os setores regulados pela Arsesp. Em saneamento básico e gás canalizado o procedimento é o mesmo: o consumidor que, por exemplo, desejar registrar uma reclamação poderá entrar com o protocolo da concessionária ou prestador de serviços e, assim, continuar o seu cadastro. Mas, se o consumidor não tiver o número do protocolo, sua solicitação será direcionada para tratamento inicial da concessionária.
Para saber mais sobre o funcionamento da Arsesp reserve espaço na sua agenda na segunda, às 16 horas. العاب وجوائز مالية حقيقية Reapresentações da entrevista na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
Assine a newsletter do Consumo em Pauta