Procon Paulistano já recebe reclamação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Procon Paulistano Digital está atendendo há um mês

Consumidores que residem na cidade de São Paulo podem registrar reclamações contra empresas de forma online, no site do Procon Paulistano Digital

O Procon Paulistano Digital virtual já está recebendo reclamações de consumidores que residem na Cidade de São Paulo. Quem desejar registrar uma queixa deve entrar no site http://proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br/ e clicar em consumidor e, em seguida. “faça sua reclamação”. Irá, então, aparecer uma tela para digitar o nome da empresa.

Se a empresa reclamada for uma das que aderiram a plataforma do consumidor.gov, da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon-MJ), o consumidor será direcionado para registrar a queixa na ferramenta já existente, que tem um bom grau de resolutividade. Poderá, inclusive, anexar nota fiscal, fotos ou outros documentos que possam comprovar sua reclamação.  A resposta da empresa será também postada no consumidor.gov.



Mas pode ocorrer de o consumidor não obter sucesso via consumidor.gov. Então, poderá prosseguir com a tentativa de solução no Procon Paulistano Digital informando o número do protocolo da reclamação fornecido pela plataforma do governo federal.

Se a empresa não tiver aderido à plataforma da Senacon-MJ, o consumidor deve fazer o cadastro (ou se logar, caso já tenha se cadastrado) no site do Procon Paulistano Digital – pedem uma lista enorme de informações, desde os número do CPF e RG, nome completo, endereço (com CEP) e informações como se tem mais de 60 anos ou se é portador de alguma doença grave. Essas informações só serão solicitadas uma vez. Depois, para acessar o sistema basta entrar com login e senha.

Depois, registrar a queixa, que será encaminhada à empresa (ela pode estar em qualquer lugar do país) por meio de Carta de Informação Preliminar (CIP). Com a resposta da empresa, postada também no site do Procon Paulistano, o consumidor deverá se manifestar sobre o posicionamento do fornecedor, que será analisado juridicamente pelo Procon Paulistano, podendo a reclamação ser arquivada (se está tudo OK) ou virar processo administrativo.

Na segunda situação, a empresa será intimada a resolver a demanda do consumidor, apresentar proposta de acordo ou apresentar defesa no prazo de 20 dias. Se nada for resolvido, o nome da empresa será inscrito no Cadastro de Reclamações Fundamentadas e o caso encaminhado para a Divisão de Fiscalização do Procon Paulistano Digital para que seja aplicada ao fornecedor eventual sanção administrativa (multa). Ao mesmo tempo, o Procon Paulistano Digital prepara documentação específica e orienta o consumidor para que, caso queira, procure o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Procuradoria Geral do Município, a fim de resolver o seu caso por meio de conciliação. 

Por Angela Crespo

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta
 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore