Atendimento primário à saúde é lançado pela Bradesco Saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
atendimento primário à saúde

Florianópolis foi a capital escolhida para o lançamento do programa de atendimento primário à saúde da Bradesco Saúde e Mediservice

O atendimento primário à saúde tem como foco a prevenção de doenças e o cuidado integrado à saúde. Neste sentido, Florianópolis foi a capital escolhida para o lançamento do Programa de Atenção Primária à Saúde (APS) da Bradesco Saúde e Mediservice, integrantes do Grupo Bradesco Seguros.

A estratégia tem objetivo de oferecer o cuidado integrado aos 30 mil beneficiários na região. Assim, buscar a prevenção de doenças, promoção à saúde e melhores desfechos clínicos nos tratamentos. Na capital catarinense, a seguradora conta com a parceria da Clínica APS, coordenada pela Qualirede.

Você viu isso?
FenaSaúde quer tornar planos de saúde acessíveis
NO RÁDIO: O uso da telemedicina pode reduzir custos da saúde
Valor do reembolso de plano de saúde gera aumento de ações judiciais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o atendimento primário à saúde é capaz de resolver 80% das demandas por cuidados de saúde. E reduz em 17% as internações e em 29% a procura por serviços de urgência e emergência. “Ao oferecer atendimento primário à saúde, com médico de família, o programa incentiva o engajamento de nossos beneficiários para um cuidado prolongado, em diferentes fases da vida, criando vínculo com a equipe especializada. Ao longo do tempo, essa relação mais próxima entre médico e paciente poderá ser notada por meio de resultados dos indicadores de acompanhamento à saúde e melhores desfechos clínicos”, ressalta o diretor-gerente da Bradesco Saúde, Flávio Bitter.

atendimento primário à saúde
Recepção da unidade de atendimento primário à saúde em Florianópolis| Foto: Divulgação

Como funciona o atendimento primário à saúde

A Qualirede foi a primeira prestadora selecionada a integrar a estratégia atendimento primário à saúde da seguradora. Vale lembrar que a APS possui como atributos essenciais o acesso ao atendimento em saúde, é o primeiro vínculo entre o beneficiário e a equipe de saúde. É a porta de entrada para os cuidados em saúde, sejam eles preventivos ou reabilitadores. A partir do momento em que a pessoa se insere nesta modalidade de cuidado, ela é acompanhada ao longo de sua vida, assim como explica o diretor de Mercado da Qualirede, André Machado Júnior.

“Em serviços de APS todos os aspectos de saúde são avaliados continuamente e com acompanhamento de profissionais. Isso acontece, pois a linha de cuidado não acaba com o término da consulta, há um monitoramento do cuidado das pessoas. E, por fim, o atributo da coordenação de cuidado, onde a equipe de APS se relaciona com os demais níveis de atenção à saúde para que a ida aos especialistas seja adequadamente coordenada pela equipe”, explica o diretor.

Nas Clínicas de APS da Qualirede todo atendimento é pautado tendo a pessoa no centro do cuidado. “Nas nossas Clínicas, o beneficiário é atendido pela equipe de saúde da família. Esses profissionais possuem formação específica para atuarem em atenção primária, com alta resolutividade das demandas clínicas. São eles que irão avaliar se o caso demanda a realização de exames, medicação ou necessidade de encaminhamento para outro tratamento”, relata André Machado Júnior.

Além disso, a Clínica de APS trabalha com concierge de saúde, profissional que acompanha todo o percurso do cuidado, garantindo suporte e fazendo o elo entre a equipe e os beneficiários. Nas Clínicas de APS da Qualirede, há trabalho de equipe multidisciplinar acompanhando a evolução do processo de saúde ou de doença.

Vantagens e estratégia de crescimento

Outras vantagens são a disponibilidade da teleorientação com equipe da clínica formada por médicos e enfermeiros e o uso do prontuário eletrônico. Este garante a integração dos dados dos pacientes, facilitando no atendimento e no diagnóstico mais eficaz. “Todas as informações ficam armazenadas para futuras consultas, oferecendo praticidade aos nossos beneficiários e informações relevantes à equipe médica da clínica”, explica o superintendente executivo da Bradesco Saúde, dr. Paulo Prado Júnior.

A estratégia do grupo é expandir o programa APS para outros Estados do País, como São Paulo, Bahia e Minas Gerais. “Esse modelo assistencial é um dos direcionadores estratégicos da Bradesco Saúde e Mediservice e, por isso, buscamos prestadores que oferecem serviços de APS com profissionais capacitados para um acompanhamento longitudinal, que deverão coordenar o cuidado dos nossos beneficiários dentro da nossa rede referenciada”, conclui Bitter.

Fonte: Bradesco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore