Florianópolis foi a capital escolhida para o lançamento do programa de atendimento primário à saúde da Bradesco Saúde e Mediservice
O atendimento primário à saúde tem como foco a prevenção de doenças e o cuidado integrado à saúde. Neste sentido, Florianópolis foi a capital escolhida para o lançamento do Programa de Atenção Primária à Saúde (APS) da Bradesco Saúde e Mediservice, integrantes do Grupo Bradesco Seguros.
A estratégia tem objetivo de oferecer o cuidado integrado aos 30 mil beneficiários na região. Assim, buscar a prevenção de doenças, promoção à saúde e melhores desfechos clínicos nos tratamentos. Na capital catarinense, a seguradora conta com a parceria da Clínica APS, coordenada pela Qualirede.
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Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o atendimento primário à saúde é capaz de resolver 80% das demandas por cuidados de saúde. E reduz em 17% as internações e em 29% a procura por serviços de urgência e emergência. “Ao oferecer atendimento primário à saúde, com médico de família, o programa incentiva o engajamento de nossos beneficiários para um cuidado prolongado, em diferentes fases da vida, criando vínculo com a equipe especializada. Ao longo do tempo, essa relação mais próxima entre médico e paciente poderá ser notada por meio de resultados dos indicadores de acompanhamento à saúde e melhores desfechos clínicos”, ressalta o diretor-gerente da Bradesco Saúde, Flávio Bitter.
Como funciona o atendimento primário à saúde
A Qualirede foi a primeira prestadora selecionada a integrar a estratégia atendimento primário à saúde da seguradora. Vale lembrar que a APS possui como atributos essenciais o acesso ao atendimento em saúde, é o primeiro vínculo entre o beneficiário e a equipe de saúde. É a porta de entrada para os cuidados em saúde, sejam eles preventivos ou reabilitadores. A partir do momento em que a pessoa se insere nesta modalidade de cuidado, ela é acompanhada ao longo de sua vida, assim como explica o diretor de Mercado da Qualirede, André Machado Júnior.
“Em serviços de APS todos os aspectos de saúde são avaliados continuamente e com acompanhamento de profissionais. Isso acontece, pois a linha de cuidado não acaba com o término da consulta, há um monitoramento do cuidado das pessoas. E, por fim, o atributo da coordenação de cuidado, onde a equipe de APS se relaciona com os demais níveis de atenção à saúde para que a ida aos especialistas seja adequadamente coordenada pela equipe”, explica o diretor.
Nas Clínicas de APS da Qualirede todo atendimento é pautado tendo a pessoa no centro do cuidado. “Nas nossas Clínicas, o beneficiário é atendido pela equipe de saúde da família. Esses profissionais possuem formação específica para atuarem em atenção primária, com alta resolutividade das demandas clínicas. São eles que irão avaliar se o caso demanda a realização de exames, medicação ou necessidade de encaminhamento para outro tratamento”, relata André Machado Júnior.
Além disso, a Clínica de APS trabalha com concierge de saúde, profissional que acompanha todo o percurso do cuidado, garantindo suporte e fazendo o elo entre a equipe e os beneficiários. Nas Clínicas de APS da Qualirede, há trabalho de equipe multidisciplinar acompanhando a evolução do processo de saúde ou de doença.
Vantagens e estratégia de crescimento
Outras vantagens são a disponibilidade da teleorientação com equipe da clínica formada por médicos e enfermeiros e o uso do prontuário eletrônico. Este garante a integração dos dados dos pacientes, facilitando no atendimento e no diagnóstico mais eficaz. “Todas as informações ficam armazenadas para futuras consultas, oferecendo praticidade aos nossos beneficiários e informações relevantes à equipe médica da clínica”, explica o superintendente executivo da Bradesco Saúde, dr. Paulo Prado Júnior.
A estratégia do grupo é expandir o programa APS para outros Estados do País, como São Paulo, Bahia e Minas Gerais. “Esse modelo assistencial é um dos direcionadores estratégicos da Bradesco Saúde e Mediservice e, por isso, buscamos prestadores que oferecem serviços de APS com profissionais capacitados para um acompanhamento longitudinal, que deverão coordenar o cuidado dos nossos beneficiários dentro da nossa rede referenciada”, conclui Bitter.
Fonte: Bradesco