O programa Consumo em Pauta entrevista Zenon Leite Neto, presidente da Afrac, entidade que realiza a Autocom, feira que trabalha a automação para o comércio
Está marcada para os dias 2, 3 e 4 de abril a realização da 21ª Autocom, feira que trabalha a automação para o comércio. No mesmo período, também acontecerá a conferência Autocom Talks, que abordará temas como ominchannel, inteligência artificial, design thinking, experiência do cliente, marketplace e relação da loja física com online. Os visitantes terão a oportunidade de acompanhar ainda as inovações das startups no espaço Inova.
Para falar sobre a Autocom, a jornalista Angela Crespo recebe no programa Consumo em Pauta Zenon Leite Neto, presidente da Associação Brasileira de Automação Comercial (Afrac), organizadora da feira. A entidade nos seus 32 anos de existência segue no propósito de agregar a tecnologia e soluções de automação para o comércio e representa 90% de toda a cadeia produtiva do setor.
Assista ao vídeo no YouTube. Clique aqui
Zenon explica que a Autocom tem como propósito possibilitar que as empresas lancem suas inovações voltadas ao comércio. Fabricantes de hardware, doftware, AIDC/RFID e os principais players de meios de pagamento, startups, e-commerce e canais de distribuição marcarão presença na feira e muitos deles serão painelistas no talk. Serão 150 empresas e 60 expositores na feira. “Teremos os distribuidores, que estarão presentes junto com as marcas.”
Na entrevista, o presidente da Afrac conta que a Autocom presenciou todo o movimento de automação comercial, da caixa registradora, que fazia apenas quatro operações, ao que se tem hoje, com a utilização de inteligência artificial e nuvens.
Entre as novidades que serão apresentadas na Autocom, Zenon destaca meios de pagamentos vinculados aos POS. “As maquininhas estão ficando extremamente poderosas e por meio delas se poderá fazer quase tudo num ponto de venda.”
Novidades na Autocom
A Control iD, por exemplo, trará entre suas novidades o leitor biométrico iDBio que é capaz de obter imagens nítidas nas condições mais adversas como dedos muito secos, molhados e com incidência de luz solar.
Outra solução inovadora é da JN Moura Informática que é o Provador Plugin, em que o usuário prova roupas e descobre seu tamanho através de um módulo de extensão que permite elaborar combinações.
A Nexaas também apresentará algo totalmente inédito para o mercado, o gestor de estoque físico e virtual Estoka, que proporciona um controle omnichannel e possibilita a atualização em tempo real dos dois ambientes com mais liberdade para que a compra seja feita online e retirado no ponto de venda sem interferências.
No Retail Experience, uma espécie de loja modelo que simula experiências de compra contemporâneas e desejadas pelo cliente e pelo varejo por meio de novidades e tendências da tecnologia, o grande foco será a versatilidade das impressoras Epson quando integradas com outras soluções como projeções para transformar o ponto de venda no mais moderno e eficiente possível, o que impulsiona resultados e oportunidades. A ideia é aplicar as ferramentas como caminhos para interatividade, personalização de produto ou até reformulação de ambientes por meio de etiquetas, cupons promocionais e scanners de código de barras.
A Autocom será realizada no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, das 10h às 18h. Se quiser saber mais sobre a feira, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (18/3), às 16 horas. Reapresentações da entrevista na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.
Por Angela Crespo com Assessoria de Imprensa da Autocom