Diferenciação de preço agora é lei. Pagamentos à vista podem ter descontos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Diferenciação de preço no pagamento à vista agora é lei | Foto: Divulgação

Foi sancionada a lei federal que autoriza os estabelecimentos de varejo a fazerem diferenciação de preços nos produtos pagos à vista

A lei que autoriza a diferenciação de preços conforme o meio de pagamento que o consumidor irá utilizar já está em vigor. Ela foi sancionada pelo Presidente da República, Michel Temer, no dia 26 de junho e entrou em vigor imediatamente. Desde dezembro de 2016, uma medida provisória garantia ao comerciante dar descontos para quem pagava à vista suas compras.

Agora, quem faz seus pagamentos com dinheiro vivo poderá levar vantagens na concessão de descontos, mas a lei não obriga nenhum fornecedor a reduzir os preços conforme o meio de pagamento apresentado pelo consumidor ou mesmo se ele pagar em dinheiro. Conforme o Procon-SP, a nova lei “só autoriza a diferenciação de preço”, ou seja, o lojista tem a liberdade para fornecer ou não desconto. “O varejo pode determinar desconto apenas para alguns itens se o pagamento for a vista”, acrescenta o Procon-SP.

O órgão paulista de defesa do consumidor destaca que, neste caso, a informação precisa ser clara de forma a não induzir o consumidor a erro. Isso significa que a informação sobre o desconto deve estar em local e formato visíveis para que possa ser visto pelos clientes.

De qualquer forma, é bom saber que o fornecedor já é obrigado por lei a informar o preço à vista dos itens que comercializa. No preço a prazo, precisa dizer qual a porcentagem de juros, IOF, parcelas, custo efetivo total e valor final. “Se praticar diferenciação de preço em razão do prazo ou do meio de pagamento, terá de informar também o desconto ao consumidor”, finaliza o Procon-SP.

Diferenciação de preço agrada consumidores

A diferenciação de preços tem agradado o consumidor, conforme pesquisa do SPC Brasil e CNDL, feita após quase seis meses estar em vigor a medida provisória. Dos entrevistados, 38% disseram que notaram que as empresas estão oferecendo mais descontos diferenciados para pagamentos à vista na comparação com o ano passado, sobretudo para o pagamento em dinheiro (27%). No total, 39% dos brasileiros têm conhecimento da nova lei, ao passo que entre os empresários o nível de conhecimento é de 53%. 

Conforme a pesquisa, 76% dos consumidores entrevistados se sentem mais estimulados a pedir descontos nos pagamentos à vista – seja em dinheiro, cheque ou débito – em virtude da  lei que estabelece a diferenciação de preços.

#DiferenciaçãoDePreços, #ConsumoEmPauta

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor. 
Assine a newsletter do Consumo em Pauta
 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore