Os brinquedos inclusivos ajudam as pessoas a reduzir as dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória
Brinquedos fazem parte da vida de qualquer criança e, até, de muitos adultos e idosos. Com certeza, você já ouviu falar dos brinquedos educativos, que servem para o desenvolvimento de aprendizagens específicas, como alfabetização, matemática, geografia, ciências, entre outras. São muito utilizados no dia a dia das escolas e, claro, também na casa das crianças.
E sobre brinquedos inclusivos. Você conhece e sabe a que se destinam?
É sobre eles que vamos falar com Tamara Campos. Ela atua a 21 anos no setor de brinquedos e sabe muito sobre os inclusivos.
A especialista destaca que esta linha de brinquedos “foi desenvolvida especialmente para atender crianças e adultos com algum tipo de dificuldade cognitiva”. Ou seja, eles ajudam essas pessoas a reduzir as dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória.
Brinquedos inclusivos: prender a atenção
A Gala IBB, da qual Tâmara é head de marketing e produto, é um dos fabricantes que estão desenvolvendo brinquedos inclusivos. “Eles são pensados para prender a atenção por mais tempo e ampliar a capacidade perceptiva de quem está utilizando o jogo”, explica a executiva.
Aliás, diz ela, com a pandemia, muitos pais e avós puderam vivenciar de perto as dificuldades infantis no período inicial da idade escolar. “Tal fato fez com que eles buscassem novos tipos de brinquedos para ajudar suas crianças no desenvolvimento cognitivo.”
A Gala IBB, por exemplo, produz e comercializa cincos tipos de brinquedos inclusivos:
- Memória Linguagem dos Sinais
- Ache e encaixe como me sinto
- Soletrando conhecendo os sentimentos
- Binguinho Gosto e não Gosto
- Caça figuras conhecendo o Corpo Humano
“Todos os jogos educativos contribuem de alguma forma para o desenvolvimento de habilidades. Entretanto, os acima auxiliam a criança a entender seus sentimentos, se comunicar melhor e expressar sua opinião de forma clara além de ampliar sua capacidade de letramento”, acrescenta Tamara.
Comprar brinquedos é coisa séria, alerta o Inmetro
ACIDENTE DE CONSUMO Seu filho pode estar correndo risco
Saiba como comprar ovos de Páscoa e não tenha problemas
Na Mega Brasil
Para saber mais sobre brinquedo inclusivo, acessa a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (3/4), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 19 horas. A entrevista está disponível também no canal da Mega Brasil no Youtube.