NO RÁDIO: Saiba como melhorar sua pontuação score

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Pontuação score é um dos assuntos comentados por Fernanda Monnerat, programa Consumo em Pauta| Foto: Patrick Ribeiro-Mega Brasil

As dicas são de Fernanda Monnerat, diretora do SerasaConsumidor, em entrevista a Angela Crespo no programa Consumo em Pauta. Além da pontuação score, ela comenta também sobre o cadastro positivo

Como melhorar a pontuação score foi um dos destaques da entrevista com Fernanda Monnerat, diretora do SerasaConsumidor, no programa Consumo em Pauta, que entra no ar nesta segunda (24/4), na Rádio Mega Brasil Online.

O SerasaConsumidor é a área da Serasa Expirian responsável por ofertar serviços e produtos para o consumidor. Score é um deles, mas é possível também consultar o CPF, ler cartilhas de educação financeira, acessar o Limpa o Nome – e negociar diretamente com a empresa credora e até emitir boletos, tudo online -, e, em breve, a empresa lançará o SerasaEnsina, ambiente de conteúdo de educação financeira destinado a todos os tipos de públicos.

Assista ao vídeo da entrevista clicando aqui 

Para ter uma pontuação score boa, manter as contas em dia é o básico. Participar do mercado de crédito é outro requisito. Quem compra só à vista ou é um jovem que está iniciando sua vida financeira, provavelmente não terá acumulado pontos suficientes em seu histórico de crédito e este fato refletirá no score e, consequentemente, na resposta ao pedido de crédito ao mercado.

Para todos estes públicos e, principalmente, para quem está com pontuação score baixa, autorizar o birô de crédito a incluir seu nome no cadastro positivo pode melhorar a pontuação score. “O cadastro positivo traz amplitude de dados ao score. Com a adesão a ele, o mercado enxerga com mais clareza o comportamento de crédito do consumidor, pois são inclusas informações de adimplência. Sem o cadastro positivo só aparecem os dados negativos, como os de inadimplência, negativação do nome, etc.”, cita a diretora do SerasaConsumidor.

Engana-se quem pensa que a adesão ao cadastro positivo possibilita à Serasa acesso a todas as informações de crédito do consumidor. Fernanda Monnerat explica que o birô passa a conhecer, tão-somente, de que forma foi paga a fatura do cartão de crédito, por exemplo. Nada sobre o limite de gastos, a bandeira ou quanto se gastou mensalmente. “A informação que nos chega é se o pagamento foi pontual.”  O mesmo procedimento é usado para financiamentos e outras linhas de crédito, inclusive a quitação de contas de serviços, como água, luz, telefone, etc. Colocar as contas em débito automático também ajuda na melhora da pontuação score. Conforme a diretora do SerasaConsumidor, é um indicativo de bom pagador.

Pontuação score: placar de risco

O serviço de informações de pontuação score do SerasaConsumidor tem como objetivo fazer com que o consumidor entenda esta informação e como ele pode usá-la a seu favor. Lançado há menos de um mês, ele foi um sucesso de acesso. Foram mais de 750 mil pessoas em apenas duas semanas.

A pontuação é um placar de risco de crédito e mostra para o mercado a probabilidade de quem está solicitando crédito ficar inadimplente nos próximos 12 meses. “Nosso modelo de pontuação score é completo”, assinala a diretora. Entretanto, não é a única informação utilizada por quem cede crédito ao liberar dinheiro para um solicitante. Monnerat destaca que as empresas também têm informações e, se o consumidor se relaciona há muito tempo com uma, provável que ela tenha até mais informações sobre o comportamento de seu cliente do que a própria Serasa.

A base de dados para a elaboração da pontuação score na Serasa é proveniente de fontes públicas e privadas, como protesto, ações judiciais, cadastro, base de negativação na própria Serasa, e, claro, o cadastro positivo, para quem já fez a adesão.

A pontuação score é resultado de um cálculo matemático, portanto, impossível de ser contestada pelo consumidor. A este cabe aceitar e ter ações boas para melhorar a pontuação, inclusive de corrigir as informações erradas, manter seus dados sempre atualizados e correr para resolver pendências originadas por fraudes ou por inadimplência. Os dados do score compreendem os últimos cinco anos de informações do consumidor, o mesmo prazo para que o CPF apareça como negativo caso a dívida não seja paga. “Os últimos seis meses pesam mais na formação da pontuação score. Isso porque mostra o comportamento atual de pagamento do consumidor”, finaliza a diretora do SerasaConsumidor.

Para saber mais sobre pontuação score, cadastro positivo e SerasaConsumidor reserve espaço na sua agenda para ouvir a entrevista de Fernanda Monnerat nesta segunda, 24/4, às 16 horas. O programa Consumo em Pauta, comandado por Angela Crespo – que é também editora de conteúdo do site Consumo em Pauta -, é reapresentado na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas, na Rádio Mega Brasil Online.

Por Angela Crespo

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