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Dicas para o varejo na Black Friday

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Fabrizzio Topper, consultor Foto: Patrick Ribeiro, Mega Brasil

O consultor Fabrizzio Topper é o convidado do programa Consumo em Pauta para falar sobre a oportunidade da Black Friday para o varejo eletronônico

 

A Black Friday será realizada nesta sexta-feira (27/11). Como o varejo pode explorar a data para comercializar os produtos que melhor lhe convenha é o tema da entrevista com Fabrizzio Topper hoje no programa Consumo em Pauta na Rádio Mega Brasil Online.

Topper, que é consultor, professor, empreendedor e sócio da Topper Minds, boutique de planejamento e desenvolvimento de plataformas comerciais digitais, lembra que a Black Friday é uma ótima oportunidade também para a indústria reduzir estoques. Entretanto, ele afirma que ainda não se consolidou o apoio de toda a cadeia de abastecimento para ações casadas. “A indústria não está indo junto com o varejo neste evento. A maioria do varejo eletrônico é que vem absorvendo totalmente as margens. Se houver um planejamento conjunto entre indústria e varejo, a ação será fortalecida e a margem para desconto poderá ser maior.”

Para o varejo, uma das práticas recomendadas por Topper “é estender o período de ofertas promocionais para a semana toda e não apenas deixá-las ativas na sexta-feira”. Conforme o consultor, agindo dessa forma o varejo poderá “otimizar o apelo promocional, dando tempo para a base de clientes reagir às ofertas das diversas categorias e combinações de produtos possíveis, potencializando os resultados ao máximo”.

Topper também destaca a prática do pré-venda, estimulando a base de clientes a reservar os produtos, testando a aderência das ofertas e dos preços por parte dos consumidores.

A Black Friday é um evento criado nos Estados Unidos “para zerar os estoques de mercadorias encalhadas ou com baixo giro para liberar espaço a produtos com maior apelo e margens de lucro, fazendo valer as vendas de Natal das semanas seguintes ao Dia de Ação de Graça”. No Brasil, ela acontece desde 2010, crescendo a cada ano em faturamento. Em 2015, os organizadores da promoção esperam que o comércio online fature mais de R$ 1 bilhão. “A origem da data é dar vazão aos estoques encalhados. É uma data estratégica para uma venda qualificada; para girar os produtos que precisam sair do estoque e assim ter disponibilidade financeira e de espaço para novas mercadorias.”

O programa Consumo em Pauta vai ao ar na Rádio Mega Brasil Online às 16 horas com reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

 

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