ALERTA
Golpes de leilões virtuais estão em alta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Pesquisar e conferir são ações importantes antes de fazer negócio nos sites de leilões de veículos

Golpes de leilões virtuais estão em alta: oportunidade frustrada. Sites de vendas de veículos podem facilitar a vida do consumidor. Em geral, são feitos por instituições sérias, mas, às vezes, golpistas virtuais se aproveitam disso e enganam muitas pessoas. Infelizmente, é preciso prestar atenção em todo o processo para não se prejudicar

Golpes de leilões virtuais estão em alta: oportunidade frustrada. E isso não é bem uma novidade. De tempos em tempos, a gente vê alguém que acreditou que realizaria um bom negócio divulgado num site, mas acabou frustrado. Independentemente da época, os golpes de leilões na internet sempre causam prejuízos.

O leilão de veículos é uma alternativa para comprar carros por preços mais acessíveis. Muitas vezes, é possível adquirir um veículo mais novo ou até um modelo mais completo, dependendo da ocasião.

Por trás da organização desses eventos tem gente grande, como a Receita Federal, Detrans, bancos e locadoras de carros.

No entanto, os pontos de vista podem ser bem diferentes: enquanto muitos veem uma possibilidade para a concretização de um bom negócio, há quem olhe como uma oportunidade de ludibriar o outro.

“Há empresas e instituições sérias que fazem esses leilões. Mas, quando as pessoas buscam na internet a esperança de conseguir comprar um carro mais barato, podem se deparar com um site clonado. Esses sites usam elementos visuais, nome e até imagens tentando se passar pelo site de um determinado Detran, banco ou locadora”, alerta Alessandro Fontes, cofundador do Site Confiável. “O site do golpista, inclusive, é muito parecido e apresenta até o CNPJ daquela mesma empresa que é séria. Ao fazer a consulta, você acha que está negociando com a empresa real, mas, na verdade, não está”, acrescenta.

Golpes de leilões virtuais estão em alta: oportunidade frustrada

Os golpistas digitais, que desenvolvem sites falsos muito parecidos com os oficiais, fazem você ter certeza de que está acessando um site oficial de leilão. Eles também fazem divulgações com anúncios que no Google, por exemplo, o que “reforça” sua credibilidade. Só que não. É preciso abrir bem os olhos.

“Esses sites, embora fraudulentos, vão abrir uma porta de comunicação com os clientes, principalmente pelo whatsapp onde podem enviar documentos, fotos dos veículos, tudo com uma ideia de fazer parecer que é algo realmente sério, honesto. Mas, desconfie, se você perceber que está sendo tudo muito rápido”, ressalta Fontes.

Esse é um ponto para se prestar bastante atenção. “O leilão não é tão rápido assim. Se você conseguiu no mesmo dia se cadastrar, dar o lance, que foi muito abaixo do normal, a empresa tentou resolver tudo pelo whatsapp e te encaminhou para um pagamento suspeito via PIX, por exemplo, abra os olhos. Você deve ligar nessa empresa e verificar se este site é realmente deles”, aconselha o CEO do Site Confiável.


+ Saiba como participar de um leilão online

+ Dicas para evitar golpes na compra de carros usados


Fique atento

Alessandro Fontes recomenda cautela nas buscas por sites de leilões: “Primeiramente, consulte o tempo de registro daquele site. Essa informação é muito importante; em geral, sites que aplicam golpes são novos e duram pouco tempo, porque sofrem denúncias”.

Outras dicas são verificar se o site tem certificado https e fazer o processo inverso. “É prioritário buscar os editais dos leilões para levantar a origem dos veículos e se eles existem mesmo. Também pesquise no site do Detran, nos editais que divulgam esses leilões e clique ou ligue para a instituição e verifique qual é o link oficial para acessar o leilão que está aberto a sua participação.”

Ele ainda recomenda: “Jamais pague via whatsapp ou para conta de terceiros”.

Atenção para não cair no golpe

Desconfie de tudo e faça um passo a passo:

  • Confira o endereço ou domínio do site escolhido;
  • Certifique-se de que a URL termine com .com.br, já que os sites no Brasil apresentam esse tipo de registro;
  • Verifique a possibilidade de ver os automóveis a serem leiloados;
  • Pesquise, por exemplo, na Junta Comercial para ver se o registro do leiloeiro existe de fato;
  • Leia o conteúdo da página e veja se há erros grosseiros de português, fotomontagens e outras características suspeitas;
  • Procure assistir transmissões online pelo site antes de participar efetivamente de um leilão, e
  • Só efetive o pagamento se a conta ou boleto emitido estiverem em nome da pessoa física do próprio leiloeiro.

Oportunidade frustrada

Se, infelizmente, caiu no golpe, o mais recomendável é registrar um boletim de ocorrência o mais rápido possível para que as autoridades possam iniciar as investigações. É só esse caminho para se ajudar e ajudar outros a não caírem no mesmo golpe.

Outra providência necessária é fazer contato com a gerência bancária ou ir imediatamente a uma agência para ver se há como conseguir recuperar o valor ou travar esse dinheiro, principalmente, se a transação foi feita via PIX, por exemplo, para que o prejuízo seja evitado.

Site Confiável

O Site Confiável é uma ferramenta que ajuda os consumidores a evitarem golpes na internet. “Todo cuidado é muito importante, porque os prejuízos dos consumidores são altos e, algumas vezes, devastadores”, salienta Fontes.

Com efeito, o site verifica o domínio e ajuda, de forma simples e rápida, os usuários a identificarem o tempo de existência do site. No geral, os sites clonados possuem poucos dias ou meses de existência.

Recentemente, a plataforma identificou mais de vinte sites diferentes, que repetem os mesmos mecanismos fraudulentos e tentam atrair consumidores para os golpes.

Por Raquel Budow

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Respostas de 3

  1. fiz uma compra na empresa compre bem leiloes.
    fiz todo tramite, mas na hora da entrega a empresa alegou que o local onde moro ,
    é area de risco …..
    qual seria o procedimento agora , estou destruido o que fazer????

    1. Olá, Carlos
      Conversa com a empresa para combinarem uma forma de você receber o que comprou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore