NO RÁDIO:

Saiba como dar seu imóvel como garantia de empréstimo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
imóvel como garantia de empréstimo

Para obter dinheiro a juros baixo, você pode dar seu imóvel como garantia de empréstimo. A advogada Daniele Akamine explica os detalhes desta operação e os cuidados a tomar

Dar um imóvel como garantia de empréstimo pode ser uma boa opção para quem precisa de dinheiro a custo baixo. Vários bancos disponibilizam esta linha de crédito. Entretanto, é imprescindível que o imóvel esteja registrado no próprio nome e, não necessariamente, precisa estar quitado.

Você viu isso?

Cancelamento de compra de imóvel em época de pandemia
R
etomada do imóvel: o que fazer para não perder a casa própria
Escritura de compra e venda de imóvel pela internet

O valor do empréstimo pode ser empregado para qualquer fim. Ou seja, não precisa dizer para o banco no que ele será usado. Assim, pode ser utilizado para empreender um novo negócio, reformar o próprio imóvel, comprar outra propriedade e, até trocar dívidas caras que estão tirando o sono do inadimplente.

Como aderir a esta linha de crédito, conhecer as regras, ler o contrato são cuidados que devem ser tomados por quem busca este tipo de empréstimo.

Com o intuito de explicar tudo isso, a jornalista Angela Crespo conversa, no programa Consumo em Pauta, com Daniele Akamine, advogada da Akamines Advogados e Negócios Imobiliários e especialista em Economia da Construção Civil.

No momento em que o dono do imóvel se decide a utilizar esta linha de crédito, explica Daniele, é importante saber que a propriedade será transferida para o banco, mas ele continuará com a posse. Assim, poderá morar nele ou alugar, se for o caso.

Se acaso tiver mais de um imóvel, pode oferecer todos como garantia do empréstimo. “Mas é preciso ficar atento aos valores. Bancos e fintechs que aceitam imóvel como garantia de empréstimo limitam a 60% do valor das propriedades. Não é possível pegar mais do que isso”, explica a advogada. O valor mínimo é de R$ 30 mil.

Vantagens de dar o imóvel como garantia de empréstimo

“Com certeza são a taxa de juros e o tempo para pagar o empréstimo”, comenta Daniele. Os juros são inferiores até do crédito consignado. “Estão em torno de 0,89% ao mês. O empréstimo pessoal, como o cheque especial, é de aproximadamente 130% ao ano. Já o consignado, de 20% ao ano.” Outra vantagem é que o valor poderá ser pago em até 20 anos.

“Ou seja, quem está com dívidas caras e acumuladas e quer se livrar delas, pode optar por dar o imóvel como garantia de empréstimo e organizar sua vida financeira”, completa a advogada.

Mesmo que o interessado nesta linha de crédito esteja com o nome sujo, a depender da política de crédito de cada instituição financeira, poderá obter este tipo de empréstimo. Assim, o banco que está concedendo o crédito vai quitar as dívidas e o saldo será entregue para o dono do imóvel.

Quem ainda estiver pagando financiamento do imóvel também poderá usá-lo como garantia. O processo, explica Daniele, é o mesmo de quem tem dívida. Ou seja, o financiamento inicial é quitado e o saldo entregue a quem pediu o empréstimo. Mas a concessão do empréstimo vai depender da política da instituição financeira.

Inadimplência

Deve-se ter muita cautela ao dar o imóvel como garantia de empréstimo. Isso porque se deixar de pagar três parcelas, o bem irá a leilão. “Se no primeiro leilão ele não for vendido pelo valor de mercado, no segundo, será ofertado pelo valor da dívida”, destaca a advogada. Sendo vendido com valor acima da dívida, o saldo será entregue a que tem a posse do imóvel. Se for a menor, o ex-dono não terá de arcar com o saldo.

“É importante frisar que quando for feito o empréstimo, o dono do imóvel terá de arcar com as custas de cartório para a transferência da propriedade para o banco, assim como de avaliação do bem”, explica Daniele.

Ele terá novas despesas de registro do imóvel quando quitar o financiamento. Para tanto, receberá documento do banco, que deverá ser levando ao cartório de registro de imóvel para fazer a averbação e novamente ter a posse.

Para saber mais detalhes sobre como usar o imóvel como garantia de empréstimo, acesse a Rádio Mega Brasil Online, às 16 horas, nesta segunda (5/10). Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore