Com o golpe do bloqueio de pagamento por aproximação você corre o risco de ter seus dados capturados e usados por golpistas
Mais uma tentativa de lesar o consumidor vem sendo colocada em prática por fraudadores. Agora, é o golpe do bloqueio de pagamento por aproximação. Ele funciona assim: o consumidor aproxima seu cartão, celular ou relógio da maquininha e recebe a mensagem de que há bloqueio. Então, para pagar a compra uma das opções é inserir o cartão físico no equipamento. Resultado: os dados do cartão são copiados e usados para outros fins, inclusive para compras, só que a conta vai para o bolso do verdadeiro dono do cartão.
Assim, caso você receba a mensagem de bloqueio ao fazer pagamento por aproximação, exija do lojista outra máquina ou, então, opte por fazer o pagamento por outros meios. Nunca pelo cartão físico.
“É uma novidade esta modalidade. O golpe em si, entretanto, já existe há um certo tempo”, destaca Marcos Poliszezuk, advogado das áreas do Direito Empresarial, Trabalhista, Contratual, Tributário, Imobiliário, Ambiental, Consumo e Família.
O entrevistado do programa Consumo em Pauta, ele lembra que este golpe é muito parecido com aquele em que um fornecedor pegava o cartão do consumidor e fazia a cópia para usos escusos. “Agora, a própria maquininha está infectada por um malware que tem a função de capturar as informações do cartão. Tudo feito de forma virtual”, acrescenta.
Golpe bancário por telefone: prejuízo para o bolso
Cresce o número de golpe de entregadores de apps de comida
Conheça os principais golpes e como prevenir fraudes
Paguei com PIX, mas era golpe. Saiba como recuperar o dinheiro
Apareceu bloqueio? O que fazer
A primeira providência, recomenda o advogado, é buscar outra forma de fazer o pagamento, preferencialmente não usando o cartão. “E falar com as pessoas do estabelecimento alertando que isso pode ser um golpe.”
Caso você desconfia que tenha passado o seu cartão em uma maquininha corrompida ou receia que seus dados tenham sido expostos durante a compra:
- Bloqueie o seu cartão imediatamente: procure o banco e avise sobre o ocorrido. Algumas instituições financeiras disponibilizam no aplicativo bancário o bloqueio do cartão. Se for o seu caso, entre imediatamente nele e faça o bloqueio.
- Solicite um novo cartão: no mesmo contato em que você solicitou o bloqueio, já faça o pedido de um novo cartão. Ou, use o aplicativo para a solicitação.
- Registre boletim de ocorrência: comunicar a polícia sobre o crime é importantíssimo. É possível registrar um B.O via internet.
- Compras que não reconhece: informe ao banco sobre os valores de compras que não foram feitas por você; se a situação não for resolvida, entrar com reclamação do Procon e até registrar na plataforma consumidor.gov.br; procurar o Juizado Especial Cível ou contratar um advogado.
“Pode-se, ainda, usar sites de reclamação para dar publicidade ao que está ocorrendo. Com essa atitude se evita que outras pessoas caiam no golpe e mostra a boa-fé do consumidor”, salienta Marcos Poliszezuk.
Na Mega Brasil
A entrevista com o advogado Marcos Poliszezuk sobre o golpe de pagamento por aproximação entra no ar nesta segunda-feira (27/02), às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 19 horas. Ela também fica disponível no canal da Mega Brasil no Youtube.