A hospitalidade empresarial é um upgrade do relacionamento e cuida do acolhimento.
Hoje, às 16 horas, Beatriz Cullen, que comanda o Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE), é a entrevistada de Angela Crespo no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil online (o programa volta ao ar amanhã, terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas).
A hospitalidade é um conceito que vem, pouco a pouco, sendo introduzido no mundo empresarial “e tem como premissa derrubar muros e construir pontes”, informa Beatriz. Ela acrescenta que, neste “contexto, as pessoas, os processos, o ambiente e a comunicação se complementam e trazem mudanças sustentáveis para as organizações”.
Os conceitos de hospitalidade nos negócios não diferem muito dos usualmente aplicados nas relações individuais. Conforme Beatriz, é a arte de bem relacionar, de satisfazer as necessidades dos outros, é tratar com gentileza e cordialidade e proporcionar experiências inesquecíveis. “O certo é que não existe um conceito único e definido, pois hospitalidade depende totalmente da interação e relacionamento entre pessoas e, como não existem DNAs iguais, não podemos definir um conceito único sobre o tema.”
Assim, a hospitalidade pode ser aplicada perfeitamente no atendimento a distância nas centrais de relacionamento, como por terceiros que atuam em serviços como estacionamento, sempre com o emprego do diálogo respeitoso, pois é ele que vai fazer a diferença. “A entonação da voz, a respiração, mostrar o desejo de atender são percebidos pelo cliente numa conversa com um representante da empresa e faz toda a diferença no processo de fidelização”, diz Beatriz.
A hospitalidade é um upgrade do relacionamento e cuida do acolhimento. Não se trata somente de simpatia, mas de expurgar a burocracia, fazendo com que os processos fluam claramente, com transparência. “Deve ficar claro que não existe hospitalidade sem relacionamento. As empresas e marcas podem fidelizar clientes por meio de experiências memoráveis”, finaliza Beatriz.
Outros programas
Você pode baixar e ouvir a qualquer momento todas as entrevistas do Consumo em Pauta.
Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo.
Fernando Cosenza, diretor de marketing da Boa Vista SCPC.