E-COMMERCE
Quais são os melhores nichos do mercado para lojas virtuais?

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lojas virtuais

Não faltam nichos do mercado para lojas virtuais. Isso porque estamos usando a internet e celular para compras, entretenimento e trabalho

No mundo de hoje, estamos cada vez mais conectados. Usamos a internet e nossos celulares para tudo: compras, entretenimento, trabalho. E um dos ramos que mais vêm crescendo com essa tendência de vivermos cada vez mais na internet é o e-commerce, nome mais técnico para se referir aquilo que conhecemos coloquialmente como loja online.

Como nas suas contrapartes físicas, as lojas online abrangem todos os bolsos e tamanhos, cada nicho de mercado bem definido para um perfil de consumidor em questão e ao longo deste artigo iremos discutir alguns dos principais segmentos para que você possa conhecer melhor este setor e possa, até mesmo, investir no seu próprio negócio.

Abaixo, listamos alguns nichos de mercado que consideramos os melhores para se ter uma loja virtual.

Moda

Um nicho extremamente bem explorado, mas que nem por isso deixa de ter grandes possibilidades: segmentando bem seu público, o espaço para crescer é enorme. Há diversas formas de se vender mais quando pensa em trabalhar com uma loja de moda virtual – pense nos diferentes nichos de públicos que você pode atender, como:

  • Moda infantil
  • Moda plus-size masculina/feminina
  • Calçados esportivos
  • Peças sustentáveis/veganas

Essas são apenas algumas possibilidades de subgrupos que podem ser atendidos por um e-commerce dedicado à moda. Exemplos não faltam de empreendedores que tiveram sucesso ao apostar em nichos pouco explorados.

Beleza

Complementar ao segmento de moda, o mercado de beleza permanece relevante e lucrativo – com uma adoção cada vez maior de cuidados por parte de novos públicos, como o masculino, o setor de beleza não dá sinais de que irá parar de crescer tão cedo.

Hoje, além do público feminino, tradicionalmente grande consumidor de produtos para cuidados com a pele, cabelos, maquiagens e afins, despontam outros nichos, como o masculino, possibilitando um catálogo de produtos voltados todos para eles, incluindo cuidados com a barba, por exemplo. Outro público em expansão é o de veganos ou pessoas que optam por consumirem marcas que não realizem testes em animais ou que utilizem ingredientes de origem animal para a elaboração de seus produtos.

Educação a distância

Como argumentado no início deste texto, cada vez mais fazemos de tudo online: de tarefas cotidianas ao trabalho, entretenimento, e também educação. De acordo com pesquisa recente do Statista, espera-se que o mercado de educação a distância na América Latina chegue à marca de US$ 3 bilhões em 2023.

De acordo com a mesma pesquisa, o setor é um dos mais lucrativos para empresas e empreendedores nestes últimos tempos ao permitir que professores/instrutores lecionem de qualquer lugar do mundo para alunos espalhados globalmente. Muitos fatores influenciam esta crescente no mercado, mas podemos destacar os recentes avanços na tecnologia, aumento na disponibilidade de aplicativos móveis para aprendizagem, além de táticas menos óbvias como gamificação.

Além do que, o segmento se apresenta como renda extra para profissionais dos mais variados setores em seu tempo livre – gente que pode aproveitar para ensinar a tocar guitarra ou dar cursos de fotografia, por exemplo, tudo com base na internet.

Animais de estimação

Outro setor que tem crescido vertiginosamente nos últimos anos é o de animais de estimação – em 2021, seu crescimento foi de 21%, batendo os R$ 51,7 bilhões em faturamento. O interessante é notar que boa parte desse crescimento foi puxada por um nicho específico: o de alimentação para animais, responsável por 55% do valor total.

Cabe notar que a população de animais de estimação no Brasil está na casa dos 140 milhões, de acordo com informações do site Portal Vet. Parte deste crescimento pode ser explicado não só pelo número cada vez maior de famílias com pets no país, como também mudanças regulatórias na legislação que trata dos fabricantes de alimentos para cães e gatos.

Para além do nicho de alimentação, o lojista também pode focar em outros produtos como roupinhas, brinquedos e demais produtos voltados ao bem-estar animal – lembrando que quem escolhe adotar um animal o faz por amor e está disposto em investir em produtos de qualidade para que o bichinho tenha uma vida o mais confortável possível.

Conclusão

O setor de comércio eletrônico, ou de lojas virtuais, como preferir chamar, vem em franca expansão há tempos e não dá sinal algum de que irá arrefecer em momento algum considerando a comodidade para o cliente e também para o empreendedor – sem a necessidade de uma loja física ou vitrine, pode-se focar no que realmente importa nestes casos, que é fornecer variedade de produtos e qualidade, somados ao conforto de receber suas compras em casa, sem grandes esforços. Estudos estimam que o setor deva crescer 56% até 2024, somente no Brasil. O comércio digital traz consigo uma gama de novas possibilidades, expandindo o alcance de lojistas para novos mercados consumidores, que por sua vez têm acesso a uma nova gama de ofertas de produtos e serviços de seu interesse. O online já deixou de ser só virtual e passou a fazer parte do real.

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