NO RÁDIO
Compre brinquedos com segurança

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

A fiscal do Ipem-SP, Marta Malvestiti, fala do cuidado na compra de brinquedos para o Dia das Crianças

 

O Dia das Crianças está chegando. Pais, padrinhos, tios, avôs e quem mais forem presentear os pequenos com brinquedos precisam ficar atentos ao que diz o Ipem-SP sobre segurança de produtos infantis.

Para falar sobre o assunto, no programa Consumo em Pauta de hoje, na Rádio Mega Brasil Online, Marta Malvestiti, fiscal do IPEM-SP e especialista em Acidentes de Consumo, faz um alerta para que se fique de olho se o item a ser comprado tem o selo do Inmetro e a indicação da faixa etária. “O selo é uma garantia mínima de segurança. Brinquedo, mamadeira, chupeta, carrinho de bebê, berço e cadeira de retenção veicular são obrigatórios portarem a identificação de certificação do Inmetro”, detalha Marta. Quanto a comprar brinquedos conforme a idade indicada na embalagem evita que peças pequenas ou cortantes cheguem às mãos de crianças abaixo de dois anos. “Elas são as maiores vítimas, porque não têm julgamento sobre os riscos.”

Mas a preocupação com a segurança dos pequenos deve ir além dos itens adquiridos especificamente para eles. Marta afirma que, conforme dados do DataSUS, a sufocação é o acidente de consumo que mais atinge crianças até dois anos. “Pequenos objetos dentro de uma casa, além do brinquedo, podem causar engasgamento e levar a óbito, como já tivemos registro de casos.” Ela citou durante a entrevista crianças que engoliram a bateria botão de eletrônicos. “Essa bateria, além de fazer com que a criança engasgue, pode provocar uma reação química no organismo causando hemorragia e até a morte.”

Quem for presentear os pequenos até dois anos deve também ignorar roupas infantis que tenham botões, zippers, cordões e pedrarias.

Durante o programa, Marta também falou sobre as punições às empresas que são pegas pelos fiscais do Ipem-SP comercializando produtos sem certificação e de programas que têm como proposta a redução de acidentes de consumo infantil e adulto, como a Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas. Alertou sobre a importância de o consumidor compartilhar com o Inmetro a ocorrência de um acidente de consumo por meio do Simac – Sistema de Monitoramento de acidentes de consumo, do Inmetro.

O programa Consumo em Pauta vai ao ar hoje às 16 horas na Rádio Mega Brasil Online, com reprises na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore