NO RÁDIO: Serviço de mensageria no relacionamento com o consumidor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
O diálogo via mensageria no relacionamento com o consumidor favorece o usuário, que ganha em experiência positiva, e as empresas, que tem redução de custos, diz Caio Borges, da Infobip | Foto: Mega Brasil

Os aplicativos de mensageria no relacionamento com o consumidor possibilitam interações rápidas entre os dois lados do balcão

 “A empresa que não aderir ao Whatsapp no relacionamento com o consumidor vai ter problemas.”  A frase é de Caio Borges, gerente de desenvolvimento de negócios da Infobip, uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, que está no Brasil há seis anos e tem origem na Croácia. A frase foi dita durante a entrevista à jornalista Angela Crespo no Programa Consumo em Pauta.

Conforme Borges, o consumidor busca interações rápidas com seus fornecedores e os aplicativos de mensageria vêm sendo os escolhidos por quem está do lado de fora do balcão no diálogo com seu fornecedor. “O canal que se destaca é o WhatsApp, já muito usado na comunicação pessoa-pessoa e, cada vez mais, aparecendo na relação entre pessoa-empresa.”

Para o executivo da Infobip, o diálogo via mensageria acaba favorecendo os dois lados do balcão, com o usuário ganhando em experiência positiva e as empresas com redução de custos e experiências no contato com seu cliente. “É preciso destacar que o consumidor, hoje, quer respostas rápidas, imediatas. Portanto, as empresas estão se preparando para este imediatismo, capacitando colaboradores e aderindo à tecnologia.”

Clique aqui para ver o vídeo

E a Infobip criou uma solução – OMNI –, justamente para possibilitar as interações rápidas e contato com clientes por meio de múltiplos canais de mensageria e na criação de comunicações envolventes com fluxos de trabalho de mensageria A2P. A solução foi lançada oficialmente no Mobile World Congress, em Barcelona. “Esta nova solução com foco corporativo é resultado de 3 anos de profunda preparação e desenvolvimento, com objetivo de atender às necessidades das empresas de uma comunicação centrada no cliente”, destaca a empresa.

Para Borges, por meio dos serviços de mensageria no relacionamento com o consumidor, a solução OMNI permite às empresas criar facilmente experiências de alta qualidade centradas no cliente, via canais móveis e digitais que os consumidores já estão acostumados a utilizar. E ele, consumidor, tem o poder de decidir por qual canal quer dialogar com seu fornecedor. “Cada vez mais a empresa deixa de definir o canal de relacionamento para venda, para tirar dúvidas, para atender reclamações. A decisão é do cliente.”

Pesquisa

A pesquisa Panorama de Mensageria no Brasil, realizada pelo Mobile Time e pela Opinion Box e patrocinada pela Infobip, aponta crescimento de aplicativos de mensageria no País. Os que mais registraram crescimento no período de um ano foram o Facebook Messenger (de 73% para 79%) e o Telegram (de 14% para 19%). O WhatsApp, app favorito dos brasileiros, cresceu 1%, de 97% para 98%. Por sua vez, o Instagram, estreante na pesquisa, está instalado em 72% dos smartphones brasileiros.

O WhatsApp é o utilizado com maior frequência: 92% dos usuários acessam o app todos os dias. Em seguida, vem o Instagram, acessado por 66% dos brasileiros todos os dias. De maneira geral, todos os aplicativos de mensageria são utilizados principalmente para troca de mensagens de texto, imagens e áudios. O crescimento do Facebook Messenger é outro destaque da pesquisa. Se estava em queda no ano passado, o aplicativo conseguiu reverter a situação por meio do uso de stories.

Para saber mais sobre serviços de mensageria no relacionamento com o consumidor, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (11/11), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore