NOME SUJO
A empresa sumiu? E agora?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Limpando o nome sujo

Quem está com o nome sujo e quer limpá-lo, mas não consegue localizar a empresa credor, deve procurar os cadastros de restrição ao crédito e solicitar as informações de quem fez a inserção do CPF

Ter o nome sujo e CPF lançados nos cadastros de restrição de crédito, conhecidos como SPC, Serasa, SCPC, CCF, etc., é uma tremenda dor de cabeça. Quem deve praticamente é “cortado” do mercado de consumo e impedido de ter conta em banco e, se tiver, não recebe talão de cheque. Sem contar que pode ser barrado numa seleção de emprego.

Mas há situações piores, como querer pagar para se ver livre da dívida e das restrições do nome e não conseguir porque a empresa sumiu ou faliu. O que fazer nessa situação?

Para limpar o nome sujo, o primeiro passo é procurar quem administra o banco de dados no qual aparece a negativação (Serasa, Boa Vista SCPC ou o SPC, este último administrado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL).


+ Nome sujo barra emprego e crédito

+ O que fazer se seu nome está sujo indevidamente?

+ Prazo de 5 anos para manter nome sujo começa a contar após vencimento da dívida


Quem gerou a negativação

No contato, solicitar as informações da empresa que deixou o nome sujo. Conforme Alexandro Guirão, advogado especializado em direito do consumidor do escritório Guirão Advogados, os bureaus de crédito são obrigados por determinação legal (artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor) a entregar ao consumidor documento com a informação de quem gerou a negativação.

Com os dados em mãos, o devedor deve tentar localizar a empresa, consultando, inclusive, a Junta Comercial para obter o endereço do credor ou outras formas de contatos.

Se nada disso surtir resultado, ou seja, o credor não for localizado, o caminho é procurar o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. Guirão explica que nesta ação é preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

O juiz, então, vai determinar que o devedor faça depósito em juízo do valor da dívida e, posteriormente, emitirá uma autorização de baixa da negativação no cadastro de inadimplentes.

Com a ordem judicial em mãos, o consumidor deverá procurar quem administra o cadastro para que o nome e CPF sejam excluídos da lista de devedores imediatamente.

Por Angela Crespo

TEXTO ATUALIZADO EM 20/07/2016

TEXTO ATUALIZADO EM 23/05/2023

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Respostas de 305

  1. Oi sou a solange e estou muito preocupada,a algum tempo atrasei as faturas do meu cartao da caixa,dai quando fui regularizar,dai ja nao era mais com eles e sim com uma central de cobrança.Entao fiz um acordo com a central de cobrança Rede Brasil,e vim pagando certo,dai a dois meses atrasei o acordo e fui ligar para normalizar e quitar minha divida,so que a empresa sumiu,nao atente ligaçoes,liguei para caixa economica e eles me passaram outros numeros,mas esses tbm nao consigo falar com ninguem.Por favor me ajudem estou desisperada,pois estar com o nome sujo me empede de muitas coisas.Obg.

    1. Olá, Solange

      É preciso muito cuidado para fechar acordo de dívidas. Muitas empresas têm como procedimento cancelar o acordo em caso de não pagamento de uma das parcelas e o inadimplente terá de fazer novo acordo. 

      Procure a empresa (ela tem inclusive facebook) para ver o seu débito. No google você vai encontrar bastante informações sobre ela

  2. Bom dia Consumo em Pauta,

    Ha uns 8 anos atraz passei alguns cheques para uma empresa, acabei falindo com meu comercio e não consegui pagar os cheques, ha uns 2 anos atraz procurei de todas as formas possíveis a empresa para tentar sanar a dívida e não consigo achá-la, estou com o nome sujo no Banco Central, como devo proceder?

    Agradeço desde já.

    1. Olá, Gesinaldo

      Veja estes links

      Conheça as regras para cobrança de dívidas

      Nem tudo é permitido na cobrança de dívidas

      Ou siga as instruções deste link

      NOME SUJO A empresa sumiu? E agora?

      o credor não for localizado, o caminho é procurar o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. Guirão explica que nesta ação é preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

      O juiz, então, vai determinar que o devedor faça depósito em juízo do valor da dívida e, posteriormente, emitirá uma autorização de baixa da negativação no cadastro de inadimplentes.

      Com a ordem judicial em mãos, o consumidor deverá procurar quem administra o cadastro para que o nome e CPF sejam excluídos da lista de devedores imediatamente.

       

  3. Olá. Estou com um grande problema. Meu nome está restrito no serasa por uma empresa de plano dentário. Fiz em 2013,no valor de R$40 mensais,porem deixei de pagar porque o plano não cobria o que dizia no contrato,fiz um tratamento de nada. Agora a empresa por nome de odonto clube esta me cobrando com juros o valor de R$7.000. Não acho que devo pagar esse absurdo . Além disso,consta no serasa apenas o cnpj da empresa que leva o nome de alguém,sem telefone nem nada. Como devo proceder? Quero tirar meu nome dessa ,mas esse valor,nem os bancos cobram tão caro. Obrigada

    1. Olá, Marta

      Procure o Procon de sua localidade para que eles façam a renegociação desta dívida.

      Não se pode simplesmente deixar de pagar um contrato. Precisa fazer o cancelamento. Só assim se evitará problemas como este.

  4. Olá, tenho meu nome restrito no Cartório, de pouco valor, e nao consigo entrar em contato com a loja, já mandei email, e nada o nome da Loja Fenix do Oriente, Compre da China.

  5. Olá estou com meu nome limpo no spc e serafa, mas até uns 2 meses atras ele se encontrava negativado pela estacio, sendo que não cheguei a quitar a divida, mas dei entrada no procon pois a divida estava sendo cobrada indevidamente pois nunca estudei na faculdade e eles estavam me fazendo a cobrança da mensalidade durante o ano todo de 2013. Agora em 2017 retiraram meu nome do spc e serasa, mas continuam me enviando a cobrança via e-mail. Gostaria de saber onde posso recorrer, se existe um outro orgão que meu nome possa ta restrito, pois a divida ainda não foi quitada, e eu ainda não concluir o processo no procon, então não cheguei a fazer acordo com a estacio, então meu nome deveria ainda está restrito. 

    1. Olá, Juliana

      O seu nome deveria ter saído dos cadastros de inadimplência cinco dias após o acordo realizado no Procon. Precisa ver se seu nome não foi protestado, porque isso também aparece como apontamento nos cadastros negativos. Você precisa concluir o processo no Procon e solicitar ao Procon que exija imediamente a continuidade da cobrança.

  6. Boa tarde,

    Tenho um débito com uma empresa e já tentei de várias formas negociar, porém os juros são absurdos. Agora a dívida completou cinco anos de protesto e deveria prescrever, porém recebi uma carta avisando que eles colocaram no SPC uma outra parcela mais atual da dívida. Isso pode ser feito ou somente a primeira pode ser incluída no SPC?

    1. Robson…

      Se a inclusão foi feita com o valor total da dívida, não pode haver nova inclusão.

      Se foi feita por parcelas, aí pode também. Saiba que os cinco anos são cotados a partir do vencimento e não da data da inclusão.

      Pode ocorrer de antes de vencer os 5 anos a empresa protestou o título ou entrou com ação na Justiça de cobrança. Esses apontamentos também vão para o SPC.

      Saiba mais nestes links:

      NO RÁDIO: Saiba quando pode ocorrer a prescrição de dívida

      NO RÁDIO: Conheça as regras para cobrança de dívidas

      FIQUE LIGADO Consultar CPF com frequência pode evitar problemas

      Prazo de 5 anos para manter nome sujo começa a contar após vencimento da dívida

      NO RÁDIO: CPF sujo? Quanto tempo fica em cadastros?

  7. tenho um protesto em meu nome a empresa foi fechada e os socios proprietarios sumiram quero quitar a divida pra limpar meu nome urgente sei que tenho que tentar pagar em juizo mais isso quanto tempo levaria pois fiz a venda de meu imovel e tenho que desocupar e nao posso comprar nada pois meu nome esta sujo só esperando limpar pra fazer a aprovaçao da compra do novo imovel gostaria de saber quanto levaria pra pagar em juizo e limpar meu nome

    1. Olá, Renato

      O tempo depende da Justiça. Você pode alegar urgência e ver se consegue rápido

  8. Ola estou com uma dívida na otch , mas não consigo achar um contato pra mim pagar a dívida 

     

  9. Boa noite!

    Não tenho restrição no SPC e Serara, porém consta um prejuizo em meu nome, como posso tentar localizar essa instituição ? no SCR do Banco Central não consta nada, porém nem conta em Banco consigo abrir pois consta um impeditivo. Conversei no Banco e falaram que tive alguma pendencia com alguma instituição e consta esse apontamento, mas não sabem dizer de onde é. Será que eu contatando o Banco Central consigo ? Obrigado!

    1. Olá, Rafael,

      Você já verificou se há protesto em seu nome ou alguma ação judicial de cobrança?

       

       

  10. consutei meu nome i tem uma divida mais nao lebro da ondi e 

    so q aparese sefaz sao luis ma

    como faco para pagar?

     

    1. Olá, Marcos

      Onde você consultou? Se foi no site da Serasa ou da Boa Vista SCPC, eles informam qual é o nome da empresa credora.

      Com esta informação, você deve procurar a empresa.

      Se é Sefaz, é secretaria da Fazenda. É débito de algum imposto que você não pagou.

  11. Ola

    Meu nome esta sujo no spc por causa de um empréstimo  no banco do Brasil mas a divida foi  terceirizada.  Agora quero limpar meu nome e eles não sabem me informar o nome da  empresa e nem o valor da divida. O que devo fazer?

    1. Larissa,

      o Banco do Brasil tem de informar para onde foi a dívida. Procure o Procon de sua localidade

    1. Olá, Fernando

      As dicas do que fazer estão no texto que você leu.

      http://consumoempauta.com.br/nome-sujo-a-empresa-sumiu-e-agora/

       

      Veja:

      Se o credor não for localizado, o caminho é procurar o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. Guirão explica que nesta ação é preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

      O juiz, então, vai determinar que o devedor faça depósito em juízo do valor da dívida e, posteriormente, emitirá uma autorização de baixa da negativação no cadastro de inadimplentes.

      Com a ordem judicial em mãos, o consumidor deverá procurar quem administra o cadastro para que o nome e CPF sejam excluídos da lista de devedores imediatamente.

       

  12. Oi meu nome é Jucilei Alves, uns 3 anos atraz fiz um curso de informatica, fui consultar meu nome tava com restrição no sbc, ai fui atrás  da empresa, procurei pela cidade aonde eu fiz, dsseram que a empresa faliu, numero de telefone não existe mais,o que eu devo fazer pra limpar meu nome, obrigada

    1. Olá, Jucilei

      Se o credor não for localizado, o caminho é procurar o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. Guirão explica que nesta ação é preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

      O juiz, então, vai determinar que o devedor faça depósito em juízo do valor da dívida e, posteriormente, emitirá uma autorização de baixa da negativação no cadastro de inadimplentes.

      Com a ordem judicial em mãos, o consumidor deverá procurar quem administra o cadastro para que o nome e CPF sejam excluídos da lista de devedores imediatamente.

    1. Olá, Carla

      Você terá de pegar declarações nos locais que você procurou os contatos das empresa

  13. Olá! Tenho uma dívida na Help Byte e  a empresa faliu. Meu cpf não  consta no Cerasa, spc etc. O que faço? 

  14. Olá meu nome é Eveline

    Estou com o nome no SPC pela empresa Souza cestas básicas mas não acho a empresa e também nunca me mandaram nenhuma carta de cobrança e agora como faço para achar a empresa

    1. Olá, Eveline

       

      Você deve seguir as recomendações do texto “Nome sujo: a empresa sumiu. E agora?”

  15. Vejo isso errado se uma empresa fecha tem a obrigação de procurar seus devedores para informar onde será efetivado o pagamento das parcelas que está há advi no contrato, aí eles some e colocam o nome no SPC Serasa e a pessoa totalmente prejudicada tem que rodar, gastar tempo pra pode não fica mais prejudicada do que já está, vejo isso um ABSURDO

    1. Olá, Andreissa

      Você deve procurar o Juizado Especial Cível e verificar a possibilidade de fazer depósito da dívida em juízo para que o juiz libera carta para limpar seu nome

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore