Para crescer e liderar num mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas estão adotando modelos de negócios que colocam os clientes no centro. Novos serviços online têm revolucionado os setores tradicionais
Os diversos setores do mercado estão em constante inovação. Ficar parado ou ignorar as mudanças tecnológicas podem ser fatais frente às novas demandas dos consumidores.
Para crescer e liderar num mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas estão adotando modelos de negócios que colocam os clientes no centro. Novos serviços online têm revolucionado os setores tradicionais.
Transformação digital: necessidade e desafio para a maior parte das empresas
De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela Forrester Consulting e a Experian, cerca de 80% dos executivos acreditam que os modelos de negócios tradicionais desaparecerão nos próximos cinco anos devido à transformação digital.
Da mesma forma, pesquisas recentes da International Data Corporation (IDC) revelaram que cerca de 85% dos tomadores de decisão de uma empresa, o que consiste em chefes e outros postos de liderança, afirmaram que existe um prazo de dois anos para fazer avanços significativos na transformação digital sob o risco de suas companhias ficarem para trás dos concorrentes ou sofrerem perdas financeiras significativas.
Um estudo da Qualtrics revelou que 60% das empresas pensam que estão fornecendo uma boa experiência mobile, um dos pilares de qualquer transformação digital, mas apenas 22% dos seus consumidores relatam o mesmo nível de satisfação, o que deixa claro que existe muito espaço para melhorias.
A Nike é um dos principais exemplos de adaptação
Ainda que nunca tenha perdido o posto como uma das principais marcas de itens básicos em calçados e roupas esportivas, a Nike começou a parecer lenta e desatualizada há alguns anos, ao ser comparada aos seus competidores no mercado, como a Adidas, a Puma e a Under Armour.
A Nike entendeu que o conceito de que o cliente deve ser o pilar da transformação digital é fundamental e, para colocar isso em prática, mudou sua mentalidade e passou por uma série contínua de mudanças ao longo dos últimos cinco anos.
A companhia focou em reinventar sua marca e cadeia de produção e, no lugar de focar nos intermediários, melhorou sua conexão com os clientes por meio de um marketing digital muito mais proeminente – este, embasado por uma política de análise de dados poderosa.
Um foco de ponta a ponta nos dados do consumidor permitiu que a Nike melhorasse sua experiência online e de aplicativos, se conectasse melhor com os clientes e recomendasse os produtos certos.
O foco digital aprimorado também possibilitou um ciclo de desenvolvimento de produtos mais rápidos, que permite que novos itens sejam comercializados rapidamente e respondam ou até mesmo definam tendências.
A nova estratégia também permite controlar de perto quantos itens são produzidos e a escassez dos tênis faz com que a empresa cresça em mercados como os sneakerheads, um dos segmentos mais disputados por companhias de moda.
Tudo isso teve um excelente resultado e, segundo dados da Forbes, a receita da empresa aumentou de US$ 33,5 bilhões para US$ 39,1 bilhões durante o período de transformação.
Vale ressaltar que a Puma também tomou medidas parecidas focadas no marketing direcionado na experiência do consumidor e conseguiu retomar parte do mercado e se destacar muito entre as marcas mais valiosas do esporte, enquanto empresas como a Under Armour desvalorizaram no mesmo período.
Grandes empresas do setor de casinos também têm crescido
O setor de cassinos é outro que tem seguido a mesma rota de digitalização dos serviços e experimentado muito sucesso. Por exemplo, sites de roletas como o da Betway Online Casino já são responsáveis por uma parcela significativa do público desse segmento.
Enquanto cassinos tradicionais necessariamente precisam que os consumidores se dirijam até os estabelecimentos físicos para acessar os principais jogos, como blackjack, roleta e caça-níqueis, o uso de sites online com foco no mobile permitiu que os entusiastas desse tipo de entretenimento os acessassem de qualquer lugar.
O setor de cassinos entendeu a importância do customer service e success, tendo focado na criação de diversos jogos online que reproduzem fielmente a experiência de um cassino tradicional para os fãs, que precisam apenas de uma conexão da internet e um smartphone ou notebook para acessar essas experiências.
Nesse sentido, a Betway conta com uma experiência única de cassinos ao vivo, que reproduz de maneira fiel o famoso alto nível de atendimento característico dos cassinos com o uso de transmissões ao vivo de alta definição e câmeras que colocam o jogador no centro dos jogos.
Além disso, com a grande quantidade de consumidores acessando os diversos cassinos online, há uma geração enorme de dados que permitem que os cassinos identifiquem padrões de comportamento, os principais jogos acessados e, ponto mais importante, entendam o que os jogadores procuram na hora de escolher um jogo novo e desenvolvam o que seus entusiastas querem.
Segundo dados da Statisa, o foco nos cassinos online dos últimos anos fez com que esse setor global fosse estimado em US$ 45,8 bilhões em 2017.
As novas mudanças positivas na experiência dos jogadores, a criação constante de novos jogos e o aumento do acesso a internet fazem com que a expectativa de crescimento para os próximos anos supere 50%, com mais de US$ 94 bilhões sendo esperados em 2024.
Transformação digital é uma necessidade
Conforme foi demonstrado ao longo do artigo, o uso da tecnologia para conseguir se relacionar com consumidores é essencial para empresas dos mais diversos segmentos do mercado nacional e internacional.
Seja por meio do foco no consumidor com a eliminação de intermediários, como foi o caso da Nike, ou no foco no oferecimento de serviços online para os consumidores, como é o caso da Betway, a transformação digital é uma necessidade para que setores tradicionais se mantenham relevantes no mercado e consigam crescer.