Ao optar pelo pagamento recorrente via cartão de crédito, por exemplo, o consumidor não esquece de fazer o pagamento no vencimento
É muito provável que você já tenha incorporado o pagamento recorrente (também chamado de cobrança recorrente) na sua carteira. Principalmente se tem assinatura de serviços de streaming ou de programas de internet. Outros tipos de empresas também vêm adotando este tipo de pagamento, como escolas e faculdades, academias, clubes de assinaturas, etc. Isso porque facilita a vida do consumidor e do fornecedor. O primeiro, fica livre do risco de esquecer o pagamento, visto que a maioria utiliza o cartão de crédito para autorizar os débitos mensais.
Já os fornecedores, com a certeza de que vão receber no dia do vencimento, oferecem opções de planos com valores diferentes e benefícios personalizados, desde os mais básicos até os mais premium.
Mas o que é pagamento recorrente?
Leandro Scalabrin, CEO da SWA, empresa que oferece soluções para otimizar as operações das instituições de ensino, diz que é um modelo de negócios que tem como base a entrega de produtos ou prestação de um serviço em que o consumidor se torna um assinante, pagando um valor por período, que pode ser diário, semanal, quinzenal, mensal ou anual. Como exemplo, ele cita a Microsoft. “Até pouco tempo atrás, você comprava uma licença vitalícia para usar o office. Hoje, é por assinatura, que pode ser paga mensal ou anual e é renovada automaticamente a cada fim do período.” Ou seja, continua o executivo, “em vez de se fazer uma nova venda, a empresa só renova a assinatura.
Meios e pagamento recorrente
Scalabrin destaca que o consumidor tem a vida facilitada ao optar por pagamento recorrente, principalmente se for pelo cartão de crédito, cujo débito é automático. Mas ele, pode, se preferir, fazer a impressão do boleto no vencimento ou até mesmo utilizar o PIX.
“O meio mais usado, entretanto, tem sido o cartão de crédito”, diz ele. Ao optar pela recorrência, o portador do cartão não tem o valor total que deveria pagar por aquele contrato subtraído do seu limite. “É diferente de uma compra parcelada. Nesta, você parcela em 5 vezes uma compra de R$ 500. Embora vá pagar R$ 100 a cada mês, o valor total é reduzido do limite, o que pode acabar comprometendo o poder de compra do cidadão”, explica o executivo da SWA. Pelo pagamento recorrente, a cada mês é lançado o valor do débito, sem comprometer o limite do cartão.
Sem taxas e com benefícios
No cartão de crédito, o pagamento recorrente não incide nenhuma taxa. “O consumidor, assim, só precisa cadastrar o seu cartão no sistema da empresa e a plataforma lança na sua fatura.” Ainda, o consumidor pode contestar o valor lançado caso ele não tenha solicitado e, normalmente, diz o CEO da SWA, o estorno é rápido.
Além de reduzir o risco de inadimplência, o uso do cartão de crédito em pagamentos recorrentes, destaca Scalabrin, dá vantagens ao consumidor. Por exemplo, ter disponível pacotes com valores vantajosos. Outro benefício é acumular pontos (ou milhas) em seu cartão e trocar por algo que lhe interessa, de eletrodomésticos a passagens de avião, hospedagens em hotéis, e outros. “E dá para fazer análise financeira. Como é lançado numa mesma fatura, consigo ver no que estou gastando meu dinheiro.”
Outro benefício que evita cair na inadimplência e suas consequências é que o serviço ou a assinatura é automaticamente cancelada caso um mês não seja pago. E isso independe se o pagamento é por cartão de crédito ou outro meio de pagamento.
Cuidados com golpes
Ao usar o cartão de crédito para pagamentos recorrentes, o executivo dá uma dica que pode reduzir o risco de golpes: usar o cartão virtual. É possível, entretanto, fazer um cartão virtual apenas para pagar essas mensalidades. Ele não poderá ser usado para outras compras. “Isso, com certeza, dá uma certa tranquilidade ao consumidor”, acrescenta.
Caso ocorra algum problema, como de uso para outros fins, basta bloquear o cartão.
Na Mega Brasil
Para saber mais detalhes sobre pagamento recorrente, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda, às 17 horas. A entrevista com Leandro Scalabrin, CEO da SWA, será reprisada na terça às 9 horas, na quinta, às 19 horas, e no domingo, às 13 horas. E ela pode ser acessada e/ou baixada após entrar no ar no canal da Mega Brasil no Youtube.