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Procon em Números: nova ferramenta ajuda consumidor

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O Procon em Números é uma nova ferramenta do Procon-SP que traz informações para uma melhor escolha por parte do consumidor

Procon-SP lança o Procon em Números, portal de serviços em que o consumidor poderá consultar o comportamento dos fornecedores na solução das reclamações registradas no órgão. Com essa ferramenta, o consumidor se empodera de informações para uma melhor escolha do fornecedor de determinado produto ou serviço.

“Alguns segmentos da economia se tornaram tão essenciais que não existem ex-consumidores do produto ou serviço. É o caso, por exemplo, das telefonias. Não existe ex-consumidor dos serviços de telefonia, mas existem ex-consumidores de determinadas empresas que fornecem o serviço. O consumidor sempre contratará com a empresa que oferece melhores serviços e mais respeita os seus direitos”, destaca Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP. “A mesma situação se aplica ao setor bancário/financeiro, da aviação civil, planos de saúde, seguros, comércio em geral entre outros”, conclui.

De outro lado, a abertura dos dados ao consumidor com o Procon em Números também aumentará a concorrência entre os fornecedores de produtos e serviços. Isso poderá melhorar seu sistema SAC, aumentar o índice de solução e diminuir o tempo de resposta das reclamações. Ou seja, uma importante fonte de subsídio para realização de uma política pública efetiva de proteção e defesa do consumidor.

“O consumidor ganha duas vezes. No primeiro momento, tendo informações relevantes para escolher de quem comprar. No segundo momento, com o aumento da competitividade dos fornecedores, a tendência é que haja uma melhora na prestação dos serviços, principalmente no pós-venda,” destaca Guilherme Farid.

Informações disponibilizadas no Procon em Números

Dentre as informações disponibilizadas no Procon em Números, cria-se o ranking de resolutividade das reclamações registradas pelos consumidores. Trata-se de um estímulo positivo para que os fornecedores busquem sempre estar em primeiro lugar. O ranking anteriormente elaborado apenas pelo número de reclamações em nada ajuda o consumidor. Tinha-se a impressão de que o fornecedor mais reclamado era aquele que prestava um pior serviço. Na verdade, ao analisar os dados, verificava se tratar apenas do fornecedor com a maior base de consumidores.

O consumidor também poderá consultar a Ficha da Empresa com todos os dados relacionados ao atendimento dele. Esse painel contém a quantidade de reclamações abertas, o percentual de solução, quantas foram resolvidas na primeira fase do atendimento, quantas foram resolvidas na segunda fase do atendimento. Assim como o tempo médio de resposta da empresa em cada uma das fases – principal problema apontado pelo consumidor e o principal pedido registrado pelo consumidor no sistema Procon Digital.

O diretor executivo explica ainda que “com essa informação será possível estabelecer uma agenda de trabalho integrada entre todas as diretorias do Procon-SP, seus núcleos regionais e os Procons Municipais para enfrentar de forma conjunta os maiores problemas registrados. Para se ter ideia, a maior reclamação registrada pelos consumidores no ano de 2022 é a não entrega ou demora na entrega de produtos ou serviços.

Reclamações recebidas

Também será disponibilizado um painel geral das reclamações recebidas. O consumidor terá acesso a todas as empresas reclamadas e, utilizando-se dos filtros do sistema, poderá verificar o valor total das reclamações contra aquele fornecedor, qual o principal problema apontado e qual o principal pedido realizado pelo consumidor.

Serão disponibilizados ainda dados estatísticos relacionados ao número de atendimentos realizados, presencialmente e pela internet, dia a dia. Bem como a somatória de valores registrados pelo consumidor por mês.

Perfil do consumidor

Outro painel de acesso está relacionado ao perfil e ao comportamento do consumidor que registra suas reclamações no Procon-SP. Será informado a faixa de idade dos consumidores que mais reclamam e a quantidade média de reclamações por consumidor.

O sistema Procon Digital que abastece esse painel de informações aos poucos está sendo implementado nos Procons municipais, dos quais os dados também farão parte. Atualmente seis órgãos de defesa municipais já possuem o sistema instalado e outros 47 já terminaram o treinamento.

Empresas multadas

Está em fase final de desenvolvimento o painel de dados sancionatórios, onde o consumidor poderá consultar as empresas mais multadas, os valores registrados e pagos, a quantidade de multas que são judicializadas, bem como os artigos mais violados do Código de Defesa do Consumidor. De toda a base de dados sancionatórios que o Procon-SP possui desde 1990, o artigo 31 caput e o artigo 18 do CDC são os mais desrespeitados pelas empresas.

Fonte: Procon-SP

 

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