Os programas de fidelidade são cada vez mais usados como estratégia de fidelização. É preciso atenção para escolher as melhores opções e usar pontos e recompensas com sabedoria
Os programas de fidelidade estão se consolidando cada vez mais no mercado e são uma alternativa para fazer o dinheiro render mais. Números da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) apontam que os participantes dos programas associados resgataram 26,2 bilhões de pontos/milhas entre abril e junho de 2020, e 100% deles foram utilizados no varejo. Para quem ainda não se beneficia disso, está aí uma ótima oportunidade de economia.
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“Os programas de fidelidade nunca tiveram tanto espaço. As opções no mercado são muitas e atendem a vários perfis de clientes. Para aproveitá-los da melhor forma possível, é preciso entender como cada um funciona e usar os pontos com sabedoria”, explica Alexandre Rodrigues, diretor comercial & marketing da Stix, plataforma de pontos e recompensas com foco no varejo e cuja missão é entregar inovação do dia a dia dos consumidores.
Como aproveitar bem os programas de fidelidade
Junte pontos em vários momentos de consumo: os programas de fidelidade sempre foram muito ligados a companhias aéreas. Mas agora empresas de outros segmentos também estão implantando esse modelo. Uma vantagem é participar de programas de lojas que usem o mesmo ponto para acumular e resgatar mais rapidamente.
Priorize a transparência: é comum que as pessoas acabem não usando seus pontos por não entenderem quanto valem na troca, ou porque acabam expirando. Assim, priorize iniciativas que deixem claras essas regras, sem letras miúdas.
Verifique o catálogo do programa: quanto mais variado, melhor. Assim, se adequa a diferentes necessidades e quantidades de pontos na carteira, aumentando suas possibilidades de aproveitar os benefícios e recompensas.
+ Cashback devolve parte do dinheiro que você gastou
Confira as alternativas para juntar pontos além das compras: programas podem oferecer maneiras diferentes de juntar pontos, como indicar um amigo e ganhar pontos no cadastro e receber pontos de amigos e familiares. Procure aqueles programas que não cobram a mais por isso.
Atenção aos meios de pagamento: dê preferência a programas que permitam juntar pontos com compras em dinheiro, cartão de crédito, débito e até vale-alimentação. Sem restrições ao meio de pagamento, maiores são as chances de juntar e trocar.
Mas não esqueça do seu cartão de crédito: compras no cartão de crédito são uma ótima maneira de juntar pontos, já que muitos programas contam com parcerias com bancos. Verifique as características de seu cartão e o que oferece junto às marcas que você consome.
“Os programas de fidelidade são, sem dúvida, ferramentas poderosas no relacionamento de uma marca com seus consumidores. É um mercado que já tem muitas opções, mas conquista o consumidor quem oferece benefícios que fazem sentido para a vida das pessoas. Na Stix temos uma proposta inovadora que traz as pessoas para o centro e, ao mesmo tempo, é relevante para as marcas participantes”, finaliza Alexandre .
Sobre a Stix
Criada pelo GPA e pela RaiaDrogasil, a Stix é o ponto e a plataforma de recompensas dos programas de fidelidade das grandes marcas. A empresa é o primeiro ecossistema brasileiro de programas com varejistas de abrangência nacional. Com lançamento no último trimestre de 2020, a Stix combina soluções práticas e inteligentes para gerar valor aos parceiros com benefícios tangíveis aos consumidores.
A Stix opera como uma carteira única de pontos em rede de atuação nacional, que atualmente conta com Extra, Pão de Açúcar, Drogasil e Droga Raia e deve ser expandida em breve. Participantes Stix tem vantagens únicas, como envio de pontos stix entre cadastrados sem custos, clareza no valor do ponto na hora da troca, prazo de expiração em data fixa anual e transferência gratuita de pontos iupp para Stix.
Fonte: Stix-Assessoria de Imprensa