Reciclagem em shopping centers: desafio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Dentre os impactos ambientais inerentes à atividade da indústria de shopping centers, a gestão correta de reciclagem de resíduos é uma questão muito relevante

Por Elizabeth Morita

A relação entre produção de lixo e taxa de reciclagem no Brasil ainda é uma questão delicada. Das 240 mil toneladas de lixo geradas diariamente no território brasileiro, apenas 3% são recicladas. Com a Política de Resíduos Sólidos, instituída pelo governo federal em 2012, este cenário tende a melhorar, mas ainda depende de políticas públicas, iniciativa privada e adesão da sociedade em geral.

A produção de lixo no país cresce em uma velocidade inversamente proporcional à vida útil dos aterros sanitários. No médio e longo prazos, as organizações mais bem preparadas serão as que melhor darão respostas ao “apagão” destes espaços, criando soluções inteligentes e ambientalmente corretas para destinar os resíduos gerados em suas dependências.

Dentre os impactos ambientais inerentes à atividade da indústria de shopping centers, a gestão correta de resíduos é uma questão muito relevante. Quando abordamos a realidade dos centros de compras, estamos falando de uma grande estrutura que, em alguns casos, pode abrigar quase 400 operações, receber cerca de 20 milhões de visitas em um ano e que pode gerar até 17 toneladas de lixo por dia. Todos esses números apenas reforçam a importância e a necessidade dos shoppings investirem em políticas ambientais que orientem o descarte correto dos resíduos gerados pelas lojas, funcionários e visitantes.

Seguir normas de qualidade, buscar alternativas inteligentes e usufruir da experiência de outros países são formas de alcançar resultados muito positivos. Seguindo estes passos, por exemplo, o Parque D. Pedro, em Campinas, gera 1,6 tonelada por dia de cascas de frutas que são destinadas à compostagem, e gera também 322 litros de óleo de cozinha diariamente que são destinados à fabricação de massa de vidro; o Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, iniciou em 2014 o envio de copos de papel à compostagem e, em seis meses, reciclou mais de 3,5 toneladas, equivalente a 321 mil copos reciclados; e o Boulevard Londrina Shopping já foi inaugurado com uma central de entrega voluntária de resíduos para a comunidade local.

A política de gestão de resíduos da Sonae Sierra Brasil faz parte de uma Política Ambiental da companhia e, desde 2004, a empresa publica o balanço sócio econômico ambiental nos moldes do GRI (Global Reporting Initiative).  A gestão de resíduos sólidos, bem como os demais aspectos ambientais das atividades, faz parte de um Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO 14001:2004, o que significa que as atividades são periodicamente auditadas, cumprem com a legislação vigente e são “desafiadas” a uma melhoria contínua.

Para garantir o sucesso deste trabalho, é fundamental investir no engajamento dos lojistas, prestadores de serviços e visitantes de forma que os resíduos sejam separados seletivamente na fonte, além de promover treinamentos, concursos e campanhas de conscientização. E todo esse esforço já rende resultados importantes: o Shopping Metrópole já alcançou a taxa de 80% de reciclagem; o Parque D. Pedro Shopping já recicla 64% do total gerado; o Boulevard Londrina Shopping tem taxa de 55% e o Shopping Plaza Sul em São Paulo tem taxa de reciclagem de 50%.

Apesar das ações que já são feitas, sabemos que sempre é possível melhorar e alcançar novas formas de ser mais responsável e cuidar do ambiente que ficará para as próximas gerações. Aumentar pontos de entrega voluntária e aprofundar os estudos para processamento dos resíduos nos próprios shoppings, considerando inclusive a recuperação energética, são formas de contribuir com um mundo mais limpo e consciente.

Elizabeth Morita é gerente de Segurança & Saúde e Meio Ambiente da Sonae Sierra Brasil, empresa especialista em shopping centers.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore