ARTIGO

Senacon promove renegociação de dívidas financeiras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
renegociação de dívidas financeiras

A renegociação de dívidas financeiras pela plataforma consumidor.gov.br vai até 29 de novembro. Todo o processo é online

Está aberta a renegociação de dívidas financeiras. Assim quem tem débitos pode, agora, tentar se livrar da condição de inadimplente. Até o dia 29 de novembro, os inadimplentes poderão pedir a renegociação ou o parcelamento de dívidas de forma online por meio da plataforma Consumidor.gov.br.

Em primeiro lugar, para solicitar a renegociação é preciso acessar o Consumidor.gov.br e fazer o cadastro, se ainda não tem um.

O próximo passo é selecionar uma instituição financeira para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”.

Já no campo “Descrição da Reclamação”, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos.

A instituição financeira tem até 10 dias para apresentar uma resposta. O devedor terá até 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório.

Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.

Procon Campinas tem ferramenta digital para renegociar dívidas
Venda de dívidas é prática legal. Saiba o que fazer

Renegociação de dívidas financeiras

Conforme a Senacon, é importante lembrar que o consumidor.gov.br atua como uma alternativa para a renegociação de dívidas com as empresas cadastradas. Contudo, a plataforma não substitui o serviço prestado pelos órgãos de defesa do consumidor, que permanecem à disposição para orientar e auxiliar o consumidor em seus pedidos de renegociação de dívidas.

De acordo com a Senacon, a renegociação de dívidas financeiras faz parte da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF 2020), organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), integrado por entidades públicas e privadas interessadas em promover a educação financeira no Brasil. O Conef é composto por representantes do Banco Central, da CVM, da Susep, da Previc, do Ministério da Economia, do Ministério da Educação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Cnseg), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Sebrae Nacional.

Não está conseguindo pagar suas dívidas? Saiba o que fazer

“A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor entende que, nesse momento difícil para muitos brasileiros, em virtude do coronavírus, a estratégia de renegociação de dívidas poderá constituir uma iniciativa muito importante para a redução do endividamento do consumidor brasileiro”, afirma o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Pedro Aurélio da Silva. A Senacon é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Conheça as regras para cobrança de dívidas

Aliás, quem buscar a renegociação de dívidas com instituições financeiras na plataforma consumidor.gov.br receberá indicações de cursos de educação financeira, onde aprenderão a se planejar financeiramente para realizar sonhos e inteligência financeira, entre outros.

Fonte: Senacon

Atualizado em 24/11/2020

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore