Segurados do INSS têm novo canal para reclamar

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Reclamações de segurados do INSS contra consignados podem ser feitas no portal consumidor.gov.br | Foto: Divulgação

Segurados do INSS podem agora usar o portal Consumidor.gov.br para registrarem reclamações contra bancos e financeiras em empréstimos consignados

Os segurados do INSS com problemas com empréstimos consignados devem registrar a reclamação contra a instituição financeira no portal consumidor.gov.br. Esta é a orientação do Ministério da Economia. Não deve mais ser usado o canal de Ouvidoria do INSS.

Podem usar o portal todos os segurados que tiveram ou estão tendo descontos indevidos nos contracheques, operações de crédito com desconto em folha feitas sem a anuência dos titulares dos benefícios.



Caso o segurado do INSS não obtenha solução pelo portal, ele deve procurar o Procon de sua localidade.

O portal consumidor.gov.br é um serviço público gratuito, administrado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e possibilita o contato direto entre consumidores e empresas para a solução de conflitos de consumo via internet.

Ações a favor dos segurados do INSS

Esta é mais uma ação do governo para tentar resolver questões de segurados do INSS com problemas de empréstimos consignados sem sua autorização.

Já estão em vigor (desde março) normas do INSS proibindo as empresas de oferecer empréstimos no prazo de seis meses após a concessão de aposentadorias ou pensões e os segurados não podem mais contratar crédito com desconto em folha nos primeiros três meses de recebimento do benefício. E a Senacon (em julho) instaurou processos administrativos contra alguns bancos que oferecem créditos consignados por meio de práticas consideradas abusivas.


Ainda, para inibir o assédio a segurados, recentemente o INSS firmou um trabalho de cooperação técnica com a Senacon, secretaria ligada ao Ministério da Justiça, e processos administrativos serão instaurados contra as dez empresas com mais reclamações registradas sobre empréstimo consignado e empréstimo não autorizado.

Outra ação foi a criação de um grupo de trabalho que analisará as questões relacionadas a assédio indevido por parte das instituições financeiras e ao vazamento de informações. No momento, o grupo faz levantamento sobre as situações de abuso.

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Respostas de 6

  1. Estou aqui fazendo a minha reclamação pois eu já fiz reclamação no Banco Safra e no Banco Central e na ouvidoria do Banco Safra e no Procon e no consumidor ninguém resolveu o meu problema mesmo eu falando que eu assinei o papel enganada e sem ler eu tenho todas as mensagens que eu e o Lucas conversamos pelo whatsapp tenho todas as mensagens eu não aguante mais ter que pagar uma coisa que fui enganada e lesada tinha tantos Bancos que me ligou para comprar a divida do Banco Santander eu não vendi pois eles foram honesto comigo me falou a verdade que só comprava se aumentasse os meses para 72 vezes eu não aceite e fui cair nas labias desse enganador  e minha reclamação e com o Banco Safra mensagem: eu tinha uma divida com o Banco Santander valor 384,40 mais só faltava 49 parcelas para eu terminar mais em Janeiro de 2019 me ligou uma das financiadora que e autorizado pelo  banco safra ma fazendo uma proposta tentadora eu fui enganada e lesada pois fizemos tudo pelo telefone ele me falou que ia me mandar um documento para que eu assinasse e mandasse de volta para ele eu assinei e ainda falei para ele eu não consegui ler assinei sem ler pois as letras eram muito pequena ele me garantiu que não tinha nem um problemas eu confie tanto nele que eles me mandarão um contrato que foi da compra do empréstimo que eu tinha no Banco Santander depois sem eu saber que eles tinha aumentado os meses de 48 para 72 eu guazem infartei de novo pois eu já sou uma senhora com 61 ano e infartada tudo isso eu falei para o Lucas mais ele não levou em conta me enganou mesmo assim estou ciente do valoe das parcelas que é 384,40 mais ele me aumentou os meses e descontarão direto da folha do INSS não falho nenhum meses  sendo os nomes dos responsa Lucas da Empresa A B P cnpj 18583842000189 me ligou me fazendo uma ótima propostas eu tinha 49 parcelas no banco Santander ele me garantiu que eu iria pagar somente 36 parcelas e se eu pagassem uma atual no valor de 384,40 e outra do fim de traz para frente no valor de 74,00 reais eu quitava em 18 meses e eles me devolvia 3.00 mil reais de juros que eu já tinha pago para o Banco Santander eu aceitei no fim levei 32 dias para receber um valor de 2.306,00 e eles me alegarão que o banco Santander tinha descostando e me mandou um contrato dizendo que eu iria pagar 48 parcelas e só iria descontar no mês de março sendo quer descontou direto e não comprio agora eu recebi outro contrato dizendo que eu tinha feito um empréstimo de 72 parcelas eu não fui comunicada que eles iria aumentar os meses pois ele sempre me garantiu que não ira fazer isso eu fui enganada e lesada por esse funcionário eu não fiz esse empréstimo e a parcela só iria ser descontada em Abril de 2019 e já descontou eu liguei para ela a márcia ela me falou que não tinha nada a ver com isso pois o banco Santander tinha descontado o endereço do Escritório deles e Rua Labatut,144 Ipiranga cep 04214000 Email deles é wagner.roura@asassessor.com.br telefones 11 32074488..Eu só preciso que eles me divide esses 2.306 reais em 24 vezes sem juros pra que eu posso pagar e els me cancelar esses 24 meses que eles aumentaram por favor eu  tentei com eles para eu devolver os 2.306,00 em 24 parcelas sem juros e eles me cancelar os 24 meses que eles aumentarão mais se tornou sem efeito estou siente que tenho que pagar as parcelas do Banco Santander que eles comprarão mais as 24 parcelas que eles me enganou e fez a mais eu quero cancelar,pois varios bancos me ligarão me fazendo propostas para eu vender a divida que eu tinha com o Banco Santander mais eles me falava a verdade que tinham que aumentar de 49 para 72 eu não aceitava aceitei desses picaretas por que ele mentiu para me vou mandar  as conversas que eu tive com ele pelo Wahtizape 15/01/19 10:53 da manhã – As mensagens e chamadas desta conversa estão protegidas com a criptografia de ponta a ponta. Toque para mais informações.Eu preciso do cancelamento dos 24 meses a mais que eles fizeram pois eu fui lesada e enganada vou lutar ate o fim eu estou tentando mandar as mensagens que eu e o Lucas tivemos pelo whatsapp mais não estou conseguindo peço por favor escutar as conversas que ele me ligava e ver que eu estou certa não estava ciente das 24 parcelas a mais .Já fiz tudo liguei no SAC e na ouvidoria do Banco Safra leva de 15 a 20 minutos para cer atendida pelos atendente do banco safra e nada resolvido eles sempre alega que eu assinei o papel mais assinei enganada já mais eu assinaria se eu soesse que eles ira aumentar mais 24 parcelas eu preciso do cancelamento das 24 parcelas a mais que eles fizeram tentei entrar em um acordo com eles mais eles não aceitaram pra me pagar os 2.36,00 dividido em 24 vezes sem juros para eles me fazer o cancelamento mais eles não aceitaram e eu não posso pagar de uma vez e por isso que agora eu não posso pagar e quero o cancelamento das 24 parcelas a mais que foram feitam me enganando e me lesando.

  2. No dia 06/02/2020 Fui ao banco do Brasil como de costume receber meu benéfico para minha surpresa não havia sido depositado o mesmo,liguei para o 135 aonde fui informada que estava na agência do Santander em Mesquita ,me encaminhei aonde fui informada que alguém abriu uma conta no meu nome,estava usando o valor do cheque especial desde Dezembro ,essa mesma pessoa transferiu meu benefício para essa agência do Santander em Mesquita (3203) ,desde então venho sofrendo as consequências dessa fraude, meu pagamento está preso no banco Santander,minhas contas todas atrasadas,meu cartão de crédito atrasado ,rendendo juros,o Santander disse que não pode liberar meu pagamento,que devo esperar 21 dias para o jurídico averiguar esse acontecido, eu não pedi transferência do benéfico,não abri conta no Santander, as circunstâncias provam que não sou eu essa pessoa. Gostaria de uma resposta mais rápida possível do inss sobre o acontecido.

    1. Alguém pode me ajudar por favor uma tão de, c6 consig que nunca ouvi falar , e sem minha autorização ,fez um empréstimo através do INSS porque sou pecionista agora quero cancelar esse empréstimo alguém pode mim dizer como fazer isso e abrir um processo por usaram meus dados sem autorização

  3. BANCO FICSA FEZ EMPRESTIMO EM MEU NOME NO CONSIGNADO SEM O MEU CONSENTIMENTO, FOI EFETUADO RECENTEMENTE, E NÃO SOLICITEI NEM CONHEÇO ESSA EMPRESA PRECISO URGENTE DE UMA POSIÇÃO.

    ituação:

    Ativo
    Banco:

    626 – FICSA
    Início do desconto:

    03/2021
    Final do desconto:

    02/2028
    Inclusão:

    16/11/2020
    Parcelas:

    84
    Valor das parcelas:

    R$ 140,18
    Valor emprestado:

    R$ 5.641,05

    ENTREI NA INTERNET PARA CONSULTAR A EMPRESA OU LIGAR SÓ APARECE ESSES DADOS

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    Runtime Error
    Description: An application error occurred on the server. The current custom error settings for this application prevent the details of the application error from being viewed remotely (for security reasons). It could, however, be viewed by browsers running on the local server machine.

    Details: To enable the details of this specific error message to be viewable on remote machines, please create a tag within a “web.config” configuration file located in the root directory of the current web application. This tag should then have its “mode” attribute set to “Off”.

    Notes: The current error page you are seeing can be replaced by a custom error page by modifying the “defaultRedirect” attribute of the application’s configuration tag to point to a custom error page URL.

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