Como aumentar a vida útil do seu celular? Com certeza, o uso do smartphone facilita nosso dia a dia, porque recebemos e guardamos nele informações de trabalho e da nossa vida pessoal. Por isso, sempre queremos que o aparelho funcione plenamente e por muito tempo
Como aumentar a vida útil do seu celular? É preciso reconhecer: não vivemos mais sem ele. Os smartphones facilitam a nossa vida, seja como ferramenta de trabalho ou meio de comunicação.
Antes de mais nada, não estamos falando aqui sobre o uso excessivo do aparelho, mas, simplesmente, de sua utilidade como um aliado para o dia a dia.
Por isso, sempre nos preocupamos com a sua vida útil. Queremos prolongá-la. “Cuidar de um aparelho começa no minuto em que o tiramos da caixa. É preciso sempre se atentar ao manual de cada fabricante e suas especificações”, afirma Felipe Moraes, coordenador de operações e CX da Leapfone. A startup atua no segmento de phone as a service, que permite que os consumidores, por meio de assinaturas, tenham acesso a smartphones poderosos.
Ele explica que, para aumentar a vida útil do celular, a bateria é a parte que requer maior cuidado a longo prazo.
Como aumentar a vida útil do seu celular?
Na prática, de acordo com Moraes, há cinco dicas valiosas para conservar o seu amado smartphone.
1 – Cuidado dobrado com a bateria
Como já falamos da importância de se cuidar da bateria, o profissional esclarece que, a princípio, “é necessário fazer recargas completas e com uso de acessórios originais e de qualidade para que ela dure mais”. Do mesmo modo, “o ideal é nunca deixar para carregar o aparelho quando a bateria zerar, porque isso pode reduzir sua vida útil e a capacidade de reter energia”.
Ele também chama a atenção para o brilho da tela e para muitos aplicativos rodando simultaneamente no aparelho. “Se quiser economizar bateria, é bom se atentar a esses dois fatores igualmente”, reforça.
2 – Evite deixar o armazenamento cheio
O coordenador de operações destaca um item que a gente sabe que tem que fazer, mas que, geralmente, só realizamos quando o aparelho avisa. Ou trava. “Remover com certa frequência apps e arquivos desnecessários. A falta de espaço ocasiona travamentos, lentidão e reduz tanto a performance do smartphone quanto sua vida útil.” Enfim, desperdício de tempo e paciência.
3 – Atenção aos ambientes onde seu celular repousa
“Quem é que num dia quente, seja na praia ou na piscina, nunca deixou o smartphone exposto ao sol mais do que deveria?”, pergunta Moraes. É que essa atitude também pode prejudicar seu tempo de vida, devido ao superaquecimento do dispositivo. “Ao levar seu celular para diferentes lugares, é essencial guardá-lo de forma adequada. Isso também vale para aquela escapadinha no banheiro enquanto se toma banho, porque mesmo aparelhos à prova d’água estão sujeitos à oxidação. E, nesse caso, o vapor da água é o grande vilão”, avisa.
+ Celular sem carregador: venda incompleta
+ O roubo ou furto de celulares virou situação comum
4 – Desligue o aparelho mais vezes
O especialista aproveita uma dica que sempre é dada para o uso correto dos computadores e cabe, perfeitamente, para os celulares: “O simples fato de reiniciar o sistema do dispositivo com a iniciativa de desligá-lo ajuda a limpar a memória RAM e a otimizar sua performance.”
5 – Proteja o hardware
O uso de cases e películas faz toda a diferença tanto na preservação estética quanto nos cuidados com o software do smartphone. “Quedas, batidas e contato com líquidos podem prejudicar os celulares. Comprar esses itens de boas marcas faz o aparelho sobreviver por mais tempo.”
Em síntese, o seu aparelho terá uma vida útil maior se você, frequentemente, colocar em prática essas regras sugeridas.
Por Raquel Budow