A escolha das tintas influencia no bem-estar do lar e deve ter como critérios a superfície e o local onde serão aplicadas
Seja o ponto de partida ou a última escolha da decoração, a cor da parede é fundamental para compor a atmosfera da casa. E para fazer uma boa pintura não basta escolher qualquer tinta e aplicar. É necessário utilizar o produto mais adequado e garantir um serviço de qualidade. De acordo com Anne Costa, coordenadora técnica da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), a escolha das tintas influencia no bem-estar do lar e deve ter como primeiro critério a superfície onde será aplicada: alvenaria, metal ou madeira. O segundo critério é o local onde será aplicada: interior ou exterior do imóvel e o tipo de cômodo.
Após a definição do local, é importante verificar na plataforma digital www.tintadequalidade.com.br se a marca que procura pertence a uma empresa qualificada pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias. Lá está a lista das marcas de tinta que cumprem os requisitos estabelecidos nas normas técnicas e as que estão em não conformidade.
As tintas imobiliárias são divididas em quatro categorias: Econômica, Standard, Premium e Super Premium.
- Econômicas: são indicadas apenas para áreas internas, têm menor resistência à limpeza e menor variedade de cores que as demais categorias de tintas. Não podem, portanto, ser utilizadas em fachadas de imóveis e são menos recomendadas para ambientes que exijam frequente limpeza de paredes (quarto de crianças, por exemplo).
- Standard: podem ser utilizadas tanto nas áreas internas quanto externas. São tintas com moderada resistência à limpeza e grande variedade de cores. Apresentam no mínimo 25% mais rendimento que uma tinta Econômica.
- Premium: também são indicadas para áreas internas e externas. São no mínimo 2,5 vezes mais resistentes à limpeza que uma tinta Standard e tem ótima resistência à ação do sol e da chuva. Dispõem de uma grande variedade de cores e apresentam no mínimo 50% mais rendimento que uma tinta Econômica. As tintas desta categoria podem ser aplicadas em muros e fachadas – mesmo de locais com muita ação do sol e da chuva – e em qualquer ambiente interno.
- Super Premium: também são tintas para áreas internas e externas. É a categoria mais resistente à ação do sol e da chuva e, no mínimo, cinco vezes mais resistente à limpeza que uma tinta Standard. Apresenta uma grande variedade de cores e no mínimo 100% mais rendimento que uma tinta Econômica.
O que verificar antes de comprar tinta:
- Qual superfície será pintada: alvenaria, metal ou madeira
- Qual ambiente do imóvel será pintado: área externa ou interna
- Se local exigirá limpezas muito frequente na parede ou não
- Se a marca/empresa escolhida faz parte do Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias
Programa Setorial da Qualidade de tintas
Coordenado pela Abrafati, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do governo federal, que visa a melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil.
O PBQP-H foi criado pelo governo a partir da premissa de que a não conformidade técnica de materiais e componentes da construção civil resulta em habitações e obras civis de baixa qualidade, afetando o cidadão, as empresas e o habitat urbano como um todo.
O PSQ – Tintas Imobiliárias atesta a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análise de produtos com base nas normas de especificação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O programa tem como objetivo principal garantir que as tintas imobiliárias colocadas no mercado apresentem desempenho compatível com a oferta aos consumidores de produtos com qualidade.
Texto: Imprensa Abrafati