FINANÇAS
Venda de dívidas é prática legal. Saiba o que fazer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Dívidas em aberto podem ser vendidas para empresas de gestão de carteira em aberto ou escritórios de cobrança | Foto: Divulgação

A venda de dívidas ocorre quando um credor não consegue receber o valor e o repassa para uma empresa de cobrança ou de gestão de carteira em aberto

Tem se tornado comum inadimplentes receber ligações, cartas, SMS e outras mensagens eletrônicas de cobrança de dívidas, mas quem está do lado de trás do balcão é uma empresa que ele não conhece ou não teve nenhuma relação comercial. Quando isso ocorre, o devedor deve ficar atento. Provavelmente a sua dívida foi vendida para uma terceira empresa e o débito deverá ser pago a ela.

A venda de dívidas – ou cessão de crédito – é prática legal, regulamentada pelo Código Civil (Título II, Da Transmissão das Obrigações, Capítulo I, Da Cessão de Crédito) e pelo Banco Central (Resolução 2836/2001) no caso de instituições financeiras. A venda da dívida para uma terceira empresa ocorre quando um credor não consegue receber o valor em aberto e o repassa para os popularmente escritórios de cobrança ou de gestão de carteira em aberto.

“É obrigação da empresa que recebeu as dívidas informar o inadimplente que os valores em atraso estão sob sua responsabilidade e não mais com o credor original”, explica Flávio Suchek, presidente da Recovery, empresa de gestão de carteiras em aberto.

Se não receber o aviso – por carta, e-mail, mensagens eletrônicas -, o devedor pode questionar na Justiça a “venda da dívida”, diz um especialista em defesa do consumidor, que recomenda aos inadimplentes atualizar seu endereço com os credores em caso de mudança pós-contratação de financiamentos ou de empréstimos e, assim, evitar que comunicados sobre sua dívida não chegue em suas mãos.

Para quem a dívida foi vendida?

Quem está com valores em aberto já há um bom tempo e não sabe se elas continuam com o credor original ou se as dívidas foram vendidas, a recomendação da Recovery é que acesse o site da empresa, faça o cadastro e verifique, digitando o número do CPF, se os débitos foram transferidos para ela.

Pelo site, é possível saber quais dívidas estão com a Recovery, fazer negociações, simulação de acordos, imprimir boletos, solicitar carta de quitação e atualizar os dados. “Somente as dívidas que foram repassadas à Recovery irão aparecer na consulta e elas podem ser de credores diferentes”, destaca Flávio Suchek.

Com a lista em mãos das dívidas que estão com a Recovery, o inadimplente pode fazer opção de pagar uma ou mais, dependendo de suas condições financeiras. Flávio Suchek, entretanto, afirma que no primeiro contato o devedor receberá proposta de negociação para que todas as que estão com a Recovery sejam quitadas. Os valores em aberto que foram transferidos para outras empresas que também atuam no mesmo modelo da Recovery deverão ser negociados com os respectivos credores que “compraram” as dívidas. “Trinta e seis por cento dos brasileiros não sabem quanto devem e a quem devem”, afirma o presidente da Recovery.

É hora de renegociar débitos

A Recovery, periodicamente, realiza ação para que os inadimplentes renegociem suas dívidas com descontos e condições de pagamentos especiais. As negociações podem ser feitas em todos os canais diretos da empresa (site, chat online e call center).

 

Por Angela Crespo

Texto publicado em 21/11/2017

Atualizado em 05/06/2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Respostas de 18

  1. Olá tenho valores pra receber de pessoas físicas, não é agiotage, na verdade vendi uma casa a pessoa não quer me pagar o restante. Outra pessoa entrei como investidor na empresa dela e não está me pagando as comissões combinadas nem me devolve o capital. Já tem mais de 2 anos e não me pagam. Tem como comprarem esse dinheiro e fazerem as cobranças?

    1. Olá, Francisco

      Você deve pedir orientação do que fazer a um advogado. Para configurar relação de consumo tem de ser uma empresa e uma pessoa física.

  2. Olá,

    Tenho uma acão já jugada e transitada contra uma empesa, no entato até o momento não consegui receber, essa divida vocês compram? 

    1. Olá, Priscila

       

      A compra de dívida é feito por empresas e diretamente de outra empresa que estão com muitos devedores em atraso. Quanto à sua ação, você deve procurar a Justiça

  3. E quando essa empresa que vendeu ou comprou a dívida não comunica ao consumidor sobre essa cessão de crédito, onde devo ir, no procon, juizado especial, qual tipo de ação que posso ingressar, quais são os riscos do negócio e quais são as alegações das empresas sobre essa não comunicação ao consumidor sobre essa cessão de crédito não científicada pelo consumidor.

  4. Boa tarde.

    Tenho uma promissoria registrada e confissão de dívida desde 1998.

    Quero vender a dívida recebendo um percentual do principal.

    A vossa empresa tem interesse se não poderiam indicar uma empresa.

    Obrigado Paulo.

  5. Se as dívidas podres alcançar 30 bilhões, 20 dela nasceu do anatocismo criminoso. Disso não tenho a menor dúvida. Precisamos de uma associação para enfrentar isso, precisamos imprensar essa gente contra a parede.

  6. Se as dívidas podres alcançar 30 bilhões, 20 dela nasceu do anatocismo criminoso. Disso não tenho a menor dúvida. Precisamos de uma associação para enfrentar isso, precisamos imprensar essa gente contra a parede.

    Não disse isso por duas vezes, vocês qiue estão arranjando isso para não colocar um comentáario verdadeiro. 

  7. Tenho uma casa que moro de herança que a inventariante tem 75% do imóvel hora quer me vender hora não 

    Ela uma divida com um dos advogados do inventário eu posso comprar a divida dela do advogado e empenhorar a casa para ficar com ela?

  8. Bom dia, gostaria de saber como fica a questão de estar pagando uma dívida e vem outra empresa cobrando a mesma dívida? E ainda tem a questão de cobrança de uma dívida que não tenho ciência que tive relações comerciais com tal estabelecimento

  9. COMO POSSO VENDER DIVIDAS VENCIDAS(CESSÃO DE CRÉDITO) DE CLIENTES QUE NÃO CONSIGO RECEBER?

    OBS: TENHO TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

    CÓPIA DE NOTA FISCAL

    CANHOTOS ASSINADOS

    INFORMAÇÕES DO CLIENTE ATUALIZADA

  10. Olá, tenho uma empresa e tenho muitos titulos emitidos contras pessoas fisicas e juridicas que não estou conseguindo receber. Gostaria de vender esta dívida. Isso é diretamente com vocês ou têm alguém pra me indicar a fazer esta venda?

    Aguardo retorno.

    obrigado

  11. Boa tarde!
    Eu tinha uma suposta dívida com um banco, até então, relatado que foi em 2012, e agora, 8 anos depois, recebi uma msg de um escritório que disse ter comprado a dívida e esta alegando que irá protestar meu nome, caso eu não efetue o pagamento. Mas eu recebi a msg hoje com a data de protesto já marcada pra hj as 17 horas. Não tive nenhum aviso anterior sobre essa dívida, nem por parte do banco, cujo qual eu tinha conta salário e nem por parte dessa 3ª empresa que comprou. O que fazer? É realmente legal eles protestarem meu nome depois de 8 anos, sendo que eu já estou totalmente correto com o mercado?!

  12. COMO POSSO VENDER DIVIDAS VENCIDAS(CESSÃO DE CRÉDITO) DE CLIENTES QUE NÃO CONSIGO RECEBER?

    OBS: TENHO TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

    CÓPIA DE NOTA FISCAL

    CANHOTOS ASSINADOS

    INFORMAÇÕES DO CLIENTE ATUALIZADA

  13. Vendi uma casa e a pessoa não paga as prestações a 3 meses consecutivos, ou melhor oga parte da dívida todo mês, como procedo a venda da dívida geral hoje em R$150.000?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore